DOUTRINA: A matéria e o Espírito são duas realidades, a nosso ver, sem fronteiras absolutas. Não sabemos, ainda, onde começa uma e termina o outro. — Arthur Joviano. † | A matéria pode variar ao infinito, em graus de densidade. — Emmanuel † | Todo átomo de matéria tem a sua gênese no átomo invisível, de natureza psíquica. n — Humberto de Campos. † | É assim que tudo serve, tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo. — Allan Kardec. †
TEMAS CORRELATOS: Criação. | DEUS. | Energia. | Espírito. | Evolução. | Fluidos. | Materialização. | Mundo. | Mundo Invisível (Mundo de matéria sutil, dos princípios espirituais e dos Espíritos.) | Natureza. | Universo. | Vida.
(AFORISMOS)
- A matéria. (A Gênese)
- A matéria. — Emmanuel.
- A solidificação da matéria. — Emmanuel.
- Ação dos Espíritos sobre a matéria. (O Livro dos Médiuns)
- Átomos e Espíritos. — André Luiz.
- Espírito e matéria. (O Livro dos Espíritos)
- Espírito e matéria. — Emmanuel.
- Espírito, matéria e fluidos. (Estudos Espíritas)
- Forças atômicas. — André Luiz.
- Matéria. (Soneto) — Augusto dos Anjos.
- Matéria. (Estudos Espíritas)
- Matéria mental (Sumário) — André Luiz.
- Materialização e desmaterialização. [Idem] — Neio Lúcio.
- Modificação das propriedades da matéria. (O Livro dos Médiuns)
- Nos Círculos da matéria. (Estudo aprofundado sobre a interação do Espírito, quando encarnado, com a Esfera de matéria densa.) — Emmanuel.
- Propriedades da matéria. (O Livro dos Espíritos)
- Os minerais e as plantas. (O Livro dos Espíritos)
- Presidido, também, pelo Espírito os fenômenos físico-químicos. — Resposta de Emmanuel.
- União do princípio espiritual e da matéria. (A Gênese)
OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA
- Matéria. †
- (Espírito e matéria) Desde que “o arcanjo, começou por ser átomo”, † é porque “todo átomo de matéria tem a sua gênese no átomo invisível, de natureza psíquica”. †
- Palestra de Haroldo Dutra Dias sobre matéria e materialismo. - Sistemas, um modelo de solidariedade. (Publicado em 2 de maio de 2012.)
- No artigo Progresso intelectual lemos o seguinte: (A matéria se sublima e torna-se cada vez mais leve, sem jamais desaparecer completamente, pelo menos nas regiões médias, seja como corpo, seja como perispírito.)
- No livro “Emmanuel”, ele próprio, diz: “A matéria, atingindo cumeadas de quintessência, quase se confunde no Plano puro do Espírito.” (Sumário)
E logo adiante: “O orbe terrestre é um grande magneto, governado pelas forças positivas do Sol. Toda matéria tangível representa uma condensação de energia dessas forças sobre o planeta e essa condensação se verifica debaixo da influência organizadora do princípio espiritual, preexistindo a todas as combinações químicas e moleculares. É a alma das coisas e dos seres o elemento que influi no problema das formas, segundo a posição evolutiva de cada unidade individual.”- Exemplos da mudança, sob o domínio da mente, dos padrões vibratórios dos átomos da matéria sutil do perispírito, nos processos de densificação / sutilização da matéria constituiva do corpo espiritual: ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ).
- Fatos interessantes a observar sobre a superposição e a transposição da matéria no livro “Voltei”, uma ocorrência havida com o Irmão Jacob, e a nota de rodapé sobre a mesma; e outros exemplos no livro Sexo e destino, 1ª parte, capítulos 6 e 13.
- Observações sobre os graus de densidade da matéria: (Sumário) (Múltiplas referências.)
Em uma nota Emmanuel afirma: “Por outras dimensões desejamos dizer outros mundos, compreendendo-se que a matéria pode variar ao infinito, em graus de densidade.”
Estâncias onde a expressão “matéria densa” é utilizada para se referir à matéria adstrita aos Espíritos encarnados, em contraposição à matéria sutil das Esferas espirituais: ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † )- No livro “Os mensageiros”: “Sempre que ameaça tempestade, os seres vagabundos da sombra se movimentam procurando asilo. (…) Buscam, de preferência, as casas de diversão noturna, onde a ociosidade encontra válvula às dissipações. Quando isto não se lhes torna acessível, penetram as residências abertas, considerando que, para eles, a matéria do Plano ainda apresenta a mesma densidade característica.”
- No livro “No mundo maior” o assistente Calderaro afirma: “O gênero de vida de cada um, no invólucro carnal, determina a densidade do organismo perispirítico após a perda do corpo denso.”
- Sobre vórtices: “… nas camadas do sistema atômico, os chamados “spins” ou diminutos vórtices magnéticos, revelando natureza positiva ou negativa, se compensam uns aos outros, mas não em determinados elementos…” ( † ) | (…) os átomos se agitam em vórtices intermináveis na estrutura material da roupa que te veste e dos sapatos que te calçam. ( † )
- Vide no livro “Sexo e destino” um exemplo de mudança de nivel nos padrões vibratórios das moléculas do perispírito, influindo em nossa sintonia com os Espíritos que nos rodeiam. O tema Materialização, guarda alguma relação com esse assunto.
- No livro “Obreiros da Vida Eterna”, capítulo 10, comentários de padre Hipólito: “Descargas elétricas do átomo etérico, em nossa Esfera de ação, fornecem ensejo a realizações quase inconcebíveis à mente humana.” (…) “A matéria e as leis, em nosso Plano, permanecem bastante diferenciadas, embora emanem da mesma Origem Divina.” (…) “O estimado amigo, não obstante reconhecer a leveza da substância etérica, em comparação com os fluidos grosseiros que constituem os corpos terrenos, chamou-me a atenção para o esforço hercúleo dos trabalhadores que articulavam diversos serviços.” (…) “O trabalho dos desintegradores etéricos, invisíveis para nós, tal a densidade ambiente, evita a eclosão das tempestades magnéticas que surgem, sempre, quando os resíduos inferiores de matéria mental se amontoam excessivamente no Plano.” (…) “Fitas inflamadas do firmamento caíam, caíam sempre, em meio de formidáveis explosões, oriundas da desintegração de princípios etéricos…”
- No livro “Sexo e destino”, 1ª parte, capítulo 1, item 2, comentários de André Luiz sobre suas impressões táteis ao atravessar a matéria espessa: “Eu mesmo, quando me afazia, de novo, ao clima da Espiritualidade, após a desencarnação última, analisava impressões ao transpor, maquinalmente, obstáculos e barreiras terrestres, recolhendo, nos exercícios feitos, a sensação de quem rompe nuvens de gases condensados.”
- No livro “Missionários da Luz”, capítulo 9, o instrutor Alexandre falando a uma assembleia de discípulos: “Os elétrons e fótons que vos constituem a vestimenta física integram, igualmente, os nossos veículos de manifestação, em outras características vibratórias.”
- Clarêncio, no livro “Entre a Terra e o Céu”, explicou: “As moléculas do perispírito giram em mais alto padrão vibratório, com movimentos mais intensivos que as moléculas do corpo carnal.”
- No livro “Evolução em dois mundos”, 1ª parte, 1º capítulo, item 5, Forças Atômicas, André Luiz afirma: “Sob a orientação das Inteligências Superiores, congregam-se os átomos em colmeias imensas, e, sob a pressão, espiritualmente dirigida, de ondas eletromagnéticas, são controladamente reduzidas as áreas espaciais intra-atômicas, sem perda de movimento, para que se transformem na massa nuclear adensada, de que se esculpem os planetas, em cujo seio as mônadas celestes encontrarão adequado berço ao desenvolvimento.”
No mesmo livro 1ª parte, capítulo 13, item 2: “Decerto que na Esfera nova de ação, a que se vê arrebatado pela morte, [o homem desencarnado] encontra a matéria conhecida no mundo, em nova escala vibratória. Elementos atômicos mais complicados e sutis, aquém do hidrogênio e além do urânio, em forma diversa daquela em que se caracterizam na gleba planetária, engrandecem-lhe a série estequiogenética.”- Emmanuel, no livro “Encontro marcado” sobre o Mundo invisível: “Ocultos na invisibilidade, por efeito da diferença vibratória no estado específico da matéria sutil em que se localizam, quando desencarnados, (…)”
- Humberto de Campos, no livro “Lázaro redivivo”, diz: “A matéria diferenciada convida-nos a trabalhar em fascinantes enigmas; a evolução apresenta outros aspectos e a universalidade conduz-nos a maravilhosas invenções de felicidade e paz. (…) Quanto ao serviço de invenções e descobrimentos, a Esfera invisível, atendendo aos superiores desígnios de Deus, presta concurso fraternal e indireto às realizações terrenas, mas não impõe inovações espetaculares ao quadro evolutivo das criaturas.”
- E no livro “Histórias e anotações”, diz: (…) “Para lá do sepulcro, a matéria se gradua em outros estados diferentes daquele pelo qual é conhecida na Terra.”
- Emmanuel no livro “Indulgência” afirma: “Antes da energia subatômica, possuímos o mundo das unidades-força, em que as linhas imponderáveis da criação espiritual se movimentam, precedendo a química celular e tecendo os fios sublimes da origem de nossas experiências…”
- No livro “O Evangelho de Chico Xavier”, o próprio diz: “As regiões espirituais são mais vastas do que as regiões físicas do Universo que conhecemos — um Universo mais amplo dentro de outro!”
- No item 9 do capítulo 22 do livro “Colheita do bem.” “Temos instalações fluídicas, mas tão sólidas quanto às de vocês.” (Sumário)
“Quanto aos programas do centro de Pedro Leopoldo, não suponham vocês que nos apossaremos dele tão somente depois da inauguração de suas paredes materiais. Desde o primeiro dia que marcou a determinação do local com os termos de aquisição e escritura, já nos achamos em tarefa viva por delinear-lhe os “contornos espirituais” com vistas aos nossos objetivos. Para lá já foram transferidos todos os serviços de assistência imediata a irmãos perturbados e sofredores, e nos mil e quinhentos metros quadrados de terra, dedicados aos fins a que nos reportamos, temos instalações fluídicas, mas tão sólidas quanto às de vocês, funcionando em ação socorrista.”- D. Maria Xavier, irmã do Chico, já desencarnada, diz o seguinte no livro “Depois da travessia”, capítulo 74: “O passeio em companhia de Cândida foi o primeiro que fiz depois de minha permanência aqui, mas desejo que ambas saibam que o nosso banho foi uma frustração! As águas não nos alcançaram o corpo espiritual. Foi inútil o nosso desejo de sonhar com um banho idêntico aos nossos. A água no mundo físico é composta de matéria pesada, que passa por nosso corpo espiritual, sem atingir-nos. Cândida e eu tivemos de contentar a nós mesmas com o banho medicamentoso de vapores controlados de que ainda necessitamos na Instituição em que nos achamos.”
- No livro “Momentos de ouro” Emmanuel utiliza, dentre outras, a seguinte expressão: “Plano de Matéria Mais Densa”, em se referindo ao mundo dos Espíritos encarnados, em contraposição ao Mundo Invisível, dos Espíritos desencarnados.
- No livro “Palavras do Infinito”: “Todo átomo de matéria tem a sua gênese no átomo invisível, de natureza psíquica.”
- No livro “Ação, Vida e Luz” Emmanuel afirma: “Em todos os Planos existe a matéria, como expressão para a vida espiritual. A sua vibração fluídica é que determina o seu estado de rarefação ou de condensação compatível com as finalidades do meio.”
- TABELA PERIÓDICA
- Vide também outras observações no tema Vida Espiritual.
- Vide acima alguns exemplos de densificação ou sutilização da matéria do corpo espiritual.
- Vide outras referências nos AFORISMOS E CITAÇÕES logo abaixo.
AFORISMOS E CITAÇÕES
- É assim que tudo serve, tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo. Admirável lei de harmonia, que o vosso acanhado espírito ainda não pode apreender em seu conjunto! — Allan Kardec. ( † )
- Todo átomo de matéria tem a sua gênese no átomo invisível, de natureza psíquica. n — Humberto de Campos. ( † )Tx4
- Os corpos terrestres encontram no Sol a fonte mantenedora de suas substâncias radioativas mas todas essas correntes de energia são inconvenientes e passivas. Os Espíritos, por sua vez encontram em Deus a fonte suprema de todas as suas forças em perene evolução, no drama dinâmico dos sistemas. — Emmanuel. ( † )Tx6
- Enquanto o homem, nosso irmão, desintegra assombrado as formações atômicas, nós outros, distanciados do corpo denso, estudamos essa mesma energia através de aspectos que a ciência terrestre, por agora, mal conseguiria imaginar. — Flácus ( † )Tx40
- Em seus múltiplos estados, a matéria é força coagulada, dentro de extensas faixas dinâmicas, guardando a entidade mental de tipos diversos, em seu longo roteiro evolutivo. — Emmanuel. ( † )Tx52
- As cidadelas atômicas, em qualquer construção da forma física, não são fortalezas maciças, qual acontece em nossa própria Esfera de ação. O espaço persiste em todas as formações e, através dele, os elementos se interpenetram. Chegará o dia em que a ciência dos homens poderá reintegrar as unidades e as constituições atômicas, com a segurança dentro da qual vai aprendendo a desintegrá-las. — Áulus. ( † )Tx59
- O ectoplasma está situado entre a matéria densa e a matéria perispirítica, assim como um produto de emanações da alma pelo filtro do corpo, e é recurso peculiar não somente ao homem, mas a todas as formas da Natureza. — Áulus. ( † )Tx59
- Decerto que na Esfera nova de ação, a que se vê arrebatado pela morte, [o Espírito desencarnado] encontra a matéria conhecida no mundo, em nova escala vibratória. Elementos atômicos mais complicados e sutis, aquém do hidrogênio e além do urânio, em forma diversa daquela em que se caracterizam na gleba planetária, engrandecem-lhe a série estequiogenética. — André Luiz. ( † )Tx68
- A matéria e o Espírito são duas realidades, a nosso ver, sem fronteiras absolutas. Não sabemos, ainda, onde começa uma e termina o outro. — Neio Lúcio. ( † )Tx83
- Átomo, síntese de força cósmica. — Emmanuel. ( † )Tx89
- Um átomo é agregado de partículas. — Emmanuel. ( † )Tx89
- Em todos os Planos existe a matéria, como expressão para a vida espiritual. A sua vibração fluídica é que determina o seu estado de rarefação ou de condensação compatível com as finalidades do meio. — Emmanuel. ( † )Tx358
- Todos os patrimônios da matéria, ainda mesmo em nos referindo à substância sublimada, são suscetíveis de transformação nos variados e infinitos Planos do Ilimitado. — Santo Agostinho. ( † )Tx380
- Tantas formas de matérias!… || Onda, luz, força divina… || Mas, na Terra, o homem só vê || Aquela com que se afina. — Boris Freire. ( † )Tx385
[1] Quando Humberto de Campos diz que “todo átomo de matéria tem a sua gênese no átomo invisível de natureza psíquica” ele generalizou a definição para todos os padrões vibratórios da matéria, independentemente de ser matéria densa ou sutil; quando diz “natureza psíquica”, sua concepção coincide perfeitamente com a resposta à questão 540 de O Livro dos Espíritos: “tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo.” — Allan Kardec. †