TEMAS CORRELATOS: Água. | Aura. | Efluvioterapia. | Eletromagnetismo. | Energia. | Ideoplastia. | Impregnações fluídicas. | Magnetismo. | Materialização. | Passe. | Pensamento. | Perispírito (Corpo de matéria sutil, corpo espiritual, psicossoma.) | Vibração.
(AFORISMOS)
- Ação dos Espíritos sobre os fluidos. Criações fluídicas. (A Gênese)
- Alma e fluidos. — André Luiz. (Sumário)
- Arquitetos espirituais. (Manipuladores das forças mento-neuro-psíquicas nas reuniões.) — Efigênio S. Vítor.
- Concentrações fluídico-magnéticas. — André Luiz.
- Criações fluídicas. (Estudos Espíritas)
- Espírito, matéria e fluidos. (Estudos Espíritas)
- Fotografia do pensamento. (Reprodução de parte do décimo-quarto capítulo da GÊNESE, itens 13 a 15, que trata dos fluidos, complementado por novas observações.) (Revista Espírita)
- Fluido cósmico. — André Luiz. (Sumário)
- Fluidos ectoplásmicos utilizados nas reuniões de efeitos físicos. — André Luiz. (Sumário)
Item 4. Seus três elementos básicos de formação: fluidos A, B e C:
A) Representam forças superiores e sutis da esfera espiritual;
B) Recursos do médium e dos assistentes encarnados;
C) Energias extraídas da natureza terrestre. (Predominantemente do Reino Vegetal.)Item 6: Um fenômeno de transporte de flores com o auxílio de fluidos ectoplásmicos. (Telecinesia.)
Facilidade com que a energia ectoplásmica transpassa barreiras materiais.Item 7. O fluido ectoplásmico:
Elemento situado entre a matéria densa e a matéria psicossomática;
Peculiar a todas as formas vivas da natureza;
Comparece em maiores proporções e em relativa madureza em certas organizações fisiológicas especiais da raça humana;
Elemento amorfo de grande potência e vitalidade;
Extremamente sensível, invariavelmente subordinado à vontade do médium ou, de um operador encarnado ou desencarnado que sintonize com a mente mediúnica;
Infinitamente plástico, dá forma parcial ou total nas materializações visíveis ou fotografáveis;
Dá consistência aos fios, bastonetes ou outros tipos de formações visíveis ou não, nos fenômenos de levitação;
Substancializa as imagens criadas pela imaginação do médium ou dos companheiros que o assistem mentalmente afinados com ele. (Ideoplastia.)- Fluidos materiais e fluidos espirituais. (Sumário) — Emmanuel.
1.º — Serão os fluidos correntes de elétrons?
2.º — Serão essas correntes de duas naturezas — uma para atuar sobre a matéria e outra sobre o Espírito preso a essa matéria?
3.º — A corrente espiritual será formada pelas ondas eletrônicas?
4.º — O elétron da corrente espiritual será o mesmo da corrente material?- Introdução ao estudo dos fluidos espirituais. (Estudo extenso e abrangente.) (Revista Espírita)
- O fluido cósmico universal. (Estudos Espíritas)
- O fluido universal é o principal agente das manifestações. (O Livro dos Médiuns)
- Os fluidos. (Sumário) (A Gênese)
- Laboratório do mundo invisível. (Sumário) (O Livro dos Médiuns)
Vestuário dos Espíritos. (126.)
A escrita direta, ou pneumatografia. (127.)
Formação espontânea de objetos tangíveis. (128.1-9.)
Modificação das propriedades da matéria. Ação magnética curadora. (128.10-131.)- Matéria cósmica. [Idem] (Soneto) — Augusto dos Anjos.
- Natureza, propriedades e qualidades dos fluidos. (Estudos Espíritas)
- Raios vitais ou ectoplásmicos: Sua utilização na metamorfose da lagarta e nas materializações mediúnicas; diferenciação na frequência com que é emitido, variando de indivíduo a indivíduo. — André Luiz.
- Sobre as criações fluídicas. — Mesmer. (Revista Espírita)
- Sobre o fluido universal. (O Livro dos Médiuns)
OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA
- Como poderemos compreender o éter? ( † )
- Explanação de Haroldo Dutra Dias: Éter Divino. (Publicado em 25 de janeiro de 2018.)
- O fluido universal, por Henry, antigo magnetizador. ( † )
- Vide nos itens 5, 6, 13, 16 do artigo sobre os possessos de Morzine: O perispírito e sua ação fluídica. Interações fluídicas de pessoas simpáticas e antipáticas. Fluido perispirítico dando qualidades à ação magnética. Poder da ação fluídica no combate às obsessões graves. Influências fluídicas a que está submetido o homem.
- Vide no item 6 do artigo Pierre Legay, o grande pierrot, referências às criações fluídicas utilizadas pelos Espíritos.
- Vide no artigo Mediunidade curadora os seguintes parágrafos: (Sumário) (Revista Espírita)
(3) O fluido magnético tem duas fontes distintas: os Espíritos encarnados e os Espíritos desencarnados…
(4) O fluido espiritual será tanto mais depurado e benfazejo quanto mais o Espírito que o fornece for puro e desprendido da matéria.
(8) A ação simultânea do fluído espiritual e do fluido humano na mediunidade curadora.
(10) O papel da vontade na emissão fluídica e na atribuição das qualidades especiais aos fluidos apropriados à natureza do mal.- Vide no item 7 do artigo A jovem cataléptica da Suábia: Fluido nervoso e fluido perispirital.
- Vide no artigo Deus está em toda parte item 1: Propriedades do fluído perispiritual; fluído perispirital e pensamento; fluido divino.
- Vide no artigo Está no ar referências às correntes fluídicas.
- Vide no item 2 do artigo Criações fantásticas da imaginação: Dois princípios que orientam as criações fluídicas. Kardec cita vários artigos que dão exemplos de criações fluídicas. O princípio das criações fluídicas parece ser uma das mais importantes leis do mundo incorpóreo.
- Vide no item 4 do artigo Comunicação coletiva uma obs. de Allan Kardec: Este gênero de comunicação levanta uma questão importante. Como os fluidos de tão grande número de Espíritos podem assimilar-se quase que instantaneamente com o fluido do médium, para lhe transmitir seu pensamento, quando tal assimilação por vezes é difícil da parte de um só Espírito, e geralmente só se estabelece com vagar?
- Vide no artigo Atmosfera espiritual: Saturação fluídica benéfica ou maléfica dos ambientes. As qualidades do fluido perispirital. Da materialidade das irradiações fluídicas. Qual o meio de se subtrair à influência dos maus fluidos?
- Vide no item 2 do artigo Estranha violação de sepultura: Por que a influência espiritual obsessiva ocorreu no período noturno e não no diurno: A mistura de certos fluidos, como em química o de certos gases, não pode suportar o brilho da luz. Eis porque certos fenômenos espontâneos ocorrem mais vezes à noite do que de dia.
- Vide no item 1 do artigo O Espiritismo é uma religião?: O pensamento age sob os fluidos ambientes, como o som age sobre o ar: esses fluidos nos trazem o pensamento como o ar nos traz o som. Pode, pois dizer-se com toda a verdade que há nesses fluidos ondas e raios de pensamentos que cruzam sem se confundir, como há no ar ondas e raios sonoros.
- Vide no livro “Obreiros da vida eterna” capítulo 13, item 4: Providenciando a libertação de Dimas: Ectoplasmia de forças nervosas do moribundo, subsequentes ao desligamento dos centros vitais. No capítulo 15: Dimas ainda ligado aos despojos, recebe deste, através do cordão umbilical do Espírito, fluidos vitais residuais do soma.
- Vide no livro “Libertação”, capítulo 11, item 5, do 10º ao 15º indicador: Emanações nervosas do transe mediúnico: Explicações de Gúbio sobre a transformação e utilização do fluido vital pelos seres vivos.
- Vide no livro Sexo e destino, 1ª parte, capítulo 6, item 2, comentários de André Luiz sobre suas impressões táteis ao atravessar a matéria espessa: “Eu mesmo, quando me afazia, de novo, ao clima da Espiritualidade, após a desencarnação última, analisava impressões ao transpor, maquinalmente, obstáculos e barreiras terrestres, recolhendo, nos exercícios feitos, a sensação de quem rompe nuvens de gases condensados.”
- Vide no capítulo 57 do livro Colheita do bem: A condensação de perfumes utilizada como medicação.
- Vide no capítulo 19 do livro Ação, vida e luz: “Acima de todos esses apêndices científicos que povoam os vossos momentos de estudo e de meditação, além de todas as teorias conhecidas sobre a constituição da matéria, sobre a vibração molecular, sobre os sistemas atômicos, existe uma ciência grandiosa que será a grande luz do futuro. Refiro-me à ciência dos fluidos, dentro da qual há de se operar um dia a reunião da ciência e da fé, positivando-se às nossas intuitivas revelações no campo do racionalismo puro.”
- Vide outras acepções dadas à palavra fluido na Wikipedia. ( † )
AFORISMOS E CITAÇÕES
- E toda a multidão procurava tocar-lhe, porque saía dele uma virtude que os curava a todos. — Lucas. ( † )
- Seria aconselhável nunca se confundir as ondas eletrônicas com os fluidos de natureza espiritual. — Emmanuel. ( † )Tx6
- Todas as correntes eletrônicas, portanto, ou ondas de matéria rarefeita, são elementos subordinados às correntes de fluidos ou vibrações espirituais; aquelas são os instrumentos passivos estas as forças ativas e renovadoras do Universo. — Emmanuel. ( † )Tx6
- Há fluidos materiais e fluidos espirituais; que os primeiros são elementos inconscientes e passivos e os últimos a força eterna e transformadora dos mundos, salientando-se que uma só lei rege a vida, em sua identidade substancial. Nas ondas eletrônicas, filhas da energia solar, chama-se-lhe afinidade, magnetismo, atração, e, nas correntes de fluidos espirituais, filhas da alma, partícula divina, chama-se-lhe misericórdia, simpatia, piedade e amor. Nessa lei única, que liga a Criação ao seu Criador e da qual estudamos os fenômenos isolados, desonrola-se o drama da evolução do Espírito imortal. — Emmanuel. ( † )Tx6
- Quanto aos fluidos de natureza deletéria, não precisamos temê-los. Recuam instintivamente ante a luz espiritual que os fustiga ou desintegra. (…) Nuvens infecciosas da Terra são diariamente extintas ou combatidas pelas irradiações solares, e formações fluídicas inquietantes, a todo momento são aniquiladas ou varridas do Planeta pelas energias superiores do Espírito. — Áulus. ( † )Tx59
- Cada Espírito, qual ocorre a cada mundo, possui existência própria, peculiaridades que lhe são inerentes e eflúvios diferenciados entre si. — Emmanuel. ( † )Tx348