1.
Voltando à residência de Amaro, ainda conseguimos observá-lo, fora do
veículo denso, em conversação com Odila, sob o amparo direto de nosso
orientador.
2 A primeira esposa do ferroviário,
identificando o marido, provavelmente com o auxílio de Clarêncio, abandonara
Zulmira por instantes e ajoelhara-se-lhe aos pés, rogando, súplice:
— Amaro, expulsa! Corre com esta mulher de nossa casa! Ela furtou a nossa paz… Matou nosso filho, prejudica Evelina e transtorna-te!…
Apontando a enferma com terrível olhar, acentuava:
— Porque reténs semelhante intrusa?
3 O interpelado, muito triste,
esforçava-se por dirigir a atenção no rumo de nosso instrutor, mas talvez
torturado pelo reencontro com a primeira mulher, mal-humorada e enfurecida,
perdera a serenidade que lhe caracterizava habitualmente o semblante.
4 Enquanto junto de nós, versando
os problemas de ordem moral que lhe absorviam a mente, sustentara calma
invejável, com aristocrática penetração nos problemas da vida, ali,
perante a mulher que lhe dominava os sentimentos, revelava-se mais acessível
ao desequilíbrio e à conturbação.
Mostrava-se interessado em responder às objurgatórias que ouvia, entretanto, extrema palidez fisionômica denunciava-lhe agora a inibidora emoção.
5 Situado entre Odila e Zulmira,
parecia dividir-se entre o amor e a piedade.
A genitora de Evelina prosseguia gritando, com inflexão enternecedora, no entanto, imóvel, o marido assemelhava-se a uma estátua viva, de dúvida e sofrimento.
6 Esperava que o nosso orientador,
qual acontecera minutos antes com o ferroviário, reconduzisse a mente
de Odila às impressões do pretérito, a fim de acalmar-lhe o coração,
e cheguei a falar-lhe, nesse sentido, mas Clarêncio informou, bondoso:
— Não, não convém. Nossa história cresceria demasiado por espraiar-se excessivamente no tempo. É aconselhável nossa sustentação no fio de trabalho nascido na prece de Evelina.
7 Reparando que o ferroviário
manifestava estranha aflição, o Ministro acercou-se dele e paternalmente
afastou-o de Odila, transportando-o para o leito em que o seu carro
físico repousava.
A pobre desencarnada tentava agarrar-se a ele, clamando em desconsolo:
— Amaro! Amaro! Não me abandones assim!
8 O relógio-carrilhão da família
assinalava três da manhã.
O dono da casa acordou, abatido.
Esfregou os olhos, sonolento, guardando a ideia de ainda estar ouvindo o apelo que vibrava no ar:
— Amaro! Amaro!
9 O abalo do reencontro
fora nele muito forte. Na tela mnemônica permanecia tão somente a fase
última de sua incursão espiritual, — a imagem de Odila, que se lhe afigurava
implorando socorro…
Da palestra que alimentara conosco não restava traço algum.
Deixando-o entregue à lembrança fragmentária que lhe assomava à consciência como simples sonho, partimos.
2. A irmã Blandina solicitava-nos concurso imediato, em favor do pequeno Júlio, que confiara aos cuidados de Mariana, enquanto nos buscava a companhia.
2 Valendo-me da excursão para
o Lar da Bênção, indaguei do Ministro quanto a certo enigma que me feria
a imaginação.
3 Esteves, ao tempo da guerra
do Paraguai, sofrera tanto quanto Júlio o suplício do veneno. Porque
surgiam em ambos efeitos tão díspares? O menino ainda trazia a garganta
doente, ao passo que o enfermeiro, vitimado por Leonardo, não parecia
haver conhecido qualquer consequência mais grave…
4 Clarêncio, sorrindo, explicou
afetuoso:
— Não tomaste em consideração o exame das causas. Esteves foi envenenado,
enquanto Júlio se envenenou. Há muita diferença. 5
O suicídio acarreta vasto complexo de culpa. A fixação mental do remorso
opera inapreciáveis desequilíbrios no corpo espiritual. O mal como que
se instala nos recessos da consciência que o arquiteta e concretiza.
6 Vimos Leonardo Pires
com a imagem de Esteves atormentando-lhe a imaginação e observamos Júlio,
enfermo até agora, em consequência de erros deliberados aos quais se
entregou há quase oitenta anos. 7
O pensamento que desencadeia o mal encarcera-se nos resultados dele,
porque sofre fatalmente os choques de retorno, no veículo em que se
manifesta.
E, à frente das silenciosas reflexões que me absorviam, acrescentou:
— É natural que assim seja.
8 Atingíramos a graciosa residência
de Blandina.
Entramos.
O choro de Júlio infundia compaixão.
Após saudarmos a devotada Mariana, que o assistia com desvelo maternal, o Ministro examinou-o e notificou à irmã Blandina, algo inquieta:
— Estejamos tranquilos. Espero conduzi-lo à reencarnação em breves dias.
— Sim, essa providência não deve tardar considerou nossa amiga, atenciosa.
3. Assinalando-nos decerto a curiosidade, de vez que também percebia Hilário interessado em adquirir informações e conhecimentos em torno dos problemas que anotávamos de perto, o instrutor convidou-nos a observar a infortunada criança, comunicando:
2 — Como não desconhecem,
o nosso corpo de matéria rarefeita está intimamente regido por sete
centros
de força, que se conjugam nas ramificações dos plexos e que, vibrando
em sintonia uns com os outros, ao influxo do poder diretriz da mente,
estabelecem, para nosso uso, um veículo de células elétricas, que podemos
definir como sendo um campo eletromagnético, no qual o pensamento vibra
em circuito fechado.
4.
Nossa posição mental determina o peso específico do nosso envoltório
espiritual e, consequentemente, o “habitat” que lhe compete. Mero problema
de padrão vibratório. Cada qual de nós respira em determinado tipo de
onda. 2 Quanto mais
primitiva se revela a condição da mente, mais fraco é o influxo vibratório
do pensamento, induzindo a compulsória aglutinação do ser às regiões
da consciência embrionária ou torturada, onde se reúnem as vidas inferiores
que lhe são afins. 3
O crescimento do influxo mental, no veículo eletromagnético em que nos
movemos, após abandonar o corpo terrestre, está na medida da experiência
adquirida e arquivada em nosso próprio Espírito. 4
Atentos a semelhante realidade, é fácil compreender que sublimamos ou
desequilibramos o delicado agente de nossas manifestações, conforme
o tipo de pensamento que nos flui da vida íntima. 5
Quanto mais nos avizinhamos da esfera animal, maior é a condensação
obscurecente de nossa organização, e quanto mais nos elevamos, ao preço
de esforço próprio, no rumo das gloriosas construções do espírito, maior
é a sutileza de nosso envoltório, que passa a combinar-se facilmente
com a beleza, com a harmonia e com a luz reinantes na Criação Divina.
5. Ouvíamos as preciosas explicações, enlevados, mas Clarêncio, reparando que não nos cabia fugir do quadro ambiente, voltou-se para a garganta enferma de Júlio e continuou:
2 — Não nos afastemos
das observações práticas, para estudar com clareza os conflitos da alma.
Tal seja a viciação do pensamento, tal será a desarmonia no centro de
força, que reage em nosso corpo a essa ou àquela classe de influxos
mentais. 3 Apliquemos
à nossa aula rápida, tanto quanto nos seja possível, a terminologia
trazida do mundo, para que vocês consigam fixar com mais segurança os
nossos apontamentos. 4
Analisando a fisiologia do perispírito, classifiquemos os seus centros
de força, aproveitando a lembrança das regiões mais importantes
do corpo terrestre. 5
Temos, assim, por expressão máxima do veículo que nos serve presentemente,
o “centro coronário” que, na Terra, é considerado pela filosofia hindu
como sendo o lótus de mil pétalas, por ser o mais significativo em razão
do seu alto potencial de radiações, de vez que nele assenta a ligação
com a mente, fulgurante sede da consciência. 6
Esse centro recebe em primeiro lugar os estímulos do Espírito, comandando
os demais, vibrando todavia com eles em justo regime de interdependência.
7 Considerando em nossa
exposição os fenômenos do corpo físico, e satisfazendo aos impositivos
de simplicidade em nossas definições, devemos dizer que dele emanam
as energias de sustentação do sistema nervoso e suas subdivisões, sendo
o responsável pela alimentação das células do pensamento e o provedor
de todos os recursos eletromagnéticos indispensáveis à estabilidade
orgânica. É, por isso, o grande assimilador das energias solares e dos
raios da Espiritualidade Superior capazes de favorecer a sublimação
da alma. 8 Logo
após, anotamos o “centro cerebral”, contíguo ao “centro coronário”,
que ordena as percepções de variada espécie, percepções essas que, na
vestimenta carnal, constituem a visão, a audição, o tato e a vasta rede
de processos da inteligência que dizem respeito à Palavra, à Cultura,
à Arte, ao Saber. É no “centro cerebral” que possuímos o comando do
núcleo endocrínico, referente aos poderes psíquicos. 9
Em seguida, temos o “centro laríngeo”, que preside aos fenômenos vocais,
inclusive às atividades do timo, da tireóide e das paratireóides. 10
Logo após, identificamos o “centro cardíaco”, que sustenta os serviços
da emoção e do equilíbrio geral. 11
Prosseguindo em nossas observações, assinalamos o “centro esplênico”
que, no corpo denso, está sediado no baço, regulando a distribuição
e a circulação adequada dos recursos vitais em todos os escaninhos do
veículo de que nos servimos. 12
Continuando, identificamos o “centro gástrico”, que se responsabiliza
pela penetração de alimentos e fluidos em nossa organização 13
e, por fim, temos o “centro genésico”, em que se localiza o santuário
do sexo, como templo modelador de formas e estímulos.
14 O instrutor fez pequena
pausa de repouso e prosseguiu:
— Não podemos olvidar, porém, que o nosso veículo sutil, tanto quanto o corpo
de carne, é criação mental no caminho evolutivo, tecido com recursos
tomados transitoriamente por nós mesmos aos celeiros do Universo, vaso
de que nos utilizamos para ambientar em nossa individualidade eterna
a divina luz da sublimação, com que nos cabe demandar as Esferas do
Espírito Puro. 15 Tudo
é trabalho da mente no espaço e no tempo, a valer-se de milhares de
formas, a fim de purificar-se e santificar-se para a Glória Divina.
6. Clarêncio afagou a garganta doente do menino, dando-nos a ideia de que nela fixava o objeto de nossas lições, e aduziu:
2 — Quando a nossa
mente, por atos contrários à Lei Divina, prejudica a harmonia de qualquer
um desses fulcros de força de nossa alma, naturalmente se escraviza
aos efeitos da ação desequilibrante, obrigando-se ao trabalho de reajuste.
3 No caso de Júlio,
observamo-lo como autor da perturbação no “centro laríngeo”, alteração
que se expressa por enfermidade ou desequilíbrio a acompanhá-lo fatalmente
à reencarnação.
4 — E como sanará
ele semelhante deficiência? — Perguntei, edificado com os esclarecimentos
ouvidos.
Com a serenidade invejável de sempre, o Ministro ponderou:
— Nosso Júlio, de atenção encadeada à dor da garganta, constrangido a pensar nela e padecendo-a, recuperar-se-á mentalmente para retificar o tônus vibratório do “centro laríngeo”, restabelecendo-lhe a normalidade em seu próprio favor.
5 E decerto para gravar, com
mais segurança, a elucidação, concluiu:
— Júlio renascerá num equipamento fisiológico deficitário que, de algum modo, lhe retratará a região lesada a que nos reportamos. Sofrerá intensamente do órgão vocal que, sem dúvida, se caracterizará por fraca resistência aos assaltos microbianos, e, em virtude de o nosso amigo haver menosprezado a bênção do corpo físico, será defrontado por lutas terríveis, nas quais aprenderá a valorizá-lo.
6 Em seguida, porém, o instrutor
desdobrou várias operações magnéticas, a benefício do pequeno enfermo,
que se mantinha calmo, e, com os agradecimentos das duas solícitas irmãs
que nos ouviam, atentamente, despedimo-nos de retorno ao nosso domicílio
espiritual.
André Luiz