1. METAMORFOSE E DESENCARNAÇÃO. — Graduando os acontecimentos da desencarnação, é importante recorrer ainda ao mundo dos insetos para lembrar que, se existem aqueles de metamorfose total, existem os de metamorfose incompleta, os hemimetábolos, cuja larva sai do ovo e se converte imediatamente num indivíduo, sem passar pela fase pupal, à feição dos malófagos, desprovidos de asas, embora possuam aparelho bucal triturador.
2 Apresentando características
singulares, no capítulo da transfiguração, em todas as ordens nas quais
se subdividem, os insetos, de algum modo, exprimem, no desenvolvimento
da metamorfose que lhes marca a existência, a escala de fenômenos que
vige para a desencarnação dos seres de natureza superior.
3 Em relação ao homem,
os mamíferos que se ligam a nós outros por extremos laços de parentesco,
em se desencarnando, agregam-se aos ninhos em que se lhes desenvolvem
os companheiros 4 e,
qual ocorre entre os animais inferiores, nas múltiplas faixas evolutivas
em que se escalonam, não possuem pensamento contínuo para a obtenção
de meios destinados à manutenção de nova forma.
5 Encontram-se, desse modo,
aquém da histogênese espiritual, inabilitados a mais amplo equilíbrio
que lhes asseguraria ascensão a novo plano de consciência.
6 Em razão disso,
efetuada a histólise dos tecidos celulares, nos sucessos recônditos
da morte física, dilata-se-lhes o período de vida latente, na Esfera
espiritual, onde, 7
com exceção de raras espécies, 8
se demoram por tempo curto, incapazes de manobrar os órgãos do aparelho
psicossomático que lhes é característico, por ausência de substância
mental consciente.
9 Quando não se fazem
aproveitados na Espiritualidade, em serviço ao qual se filiam durante
certa quota de tempo, 10
caem, quase sempre de imediato à morte do corpo carnal, em pesada letargia,
semelhante à hibernação, 11
acabando automaticamente atraídos para o campo genésico das famílias
a que se ajustam, 12
retomando o organismo com que se confiarão a nova etapa de experiência,
com os ascendentes do automatismo e do instinto que já se lhes fixaram
no ser, 13 e sofrendo,
naturalmente, o preço hipotecável aos valores decisivos da evolução.
2. ALÉM
DA HISTOGÊNESE. — Através desse movimento incessante da palingenesia
universal o princípio inteligente incorpora a experiência que lhe é
necessária, estagiando no Plano físico e no Plano extrafísico, recolhendo,
como é justo, a orientação e o influxo das Inteligências Superiores
em sua marcha laboriosa para mais elevadas aquisições.
2 Pouco acima dessas
mesmas bases, vamos encontrar o homem infraprimitivo, na rusticidade
da furna em que se esconde, surpreendido no fenômeno da morte, ante
a glória da vida, como criança tenra e deslumbrada à frente de paisagem
maravilhosa, cuja grandeza, nem de leve, pode ainda compreender.
3 O pensamento constante
ofereceu-lhe a precisa estabilidade para a metamorfose completa.
4 Pela persistência
e consistência das ideias, adquiriu o poder de integrar-se mentalmente,
para além da histogênese, em seu corpo espiritual, 5
arrebatando-o, com a alavanca da própria vontade que a indagação e o
trabalho enriqueceram, para novo estado individual.
6 Acariciada pelo bafejo edificante
dos Condutores Divinos que lhe acalentam a marcha, a criatura humana
dorme o sono da morte, mumificando-se na cadaverização, como acontece
à pupa.
7 E segregando substâncias
mentais, à base de impulsos renovadores, tanto quanto certas crisálidas
que segregam um líquido especial que lhes facilita a saída do próprio
casulo, a alma que desencarna, findo o processo histolítico das células
que lhe construíam o carro biológico, 8
e fortificado o campo mental em que se lhe enovelaram os novos anseios
e as novas disposições, logra desvencilhar-se, mecanicamente, dos órgãos
físicos, agora imprestáveis, 9
realizando, por avançado automatismo, o trabalho histogenético pelo
qual desliga as células sutis do seu veículo espiritual dos remanescentes
celulares do veículo físico arrojado à queda irreversível, 10
agindo agora com a eficiência e a segurança que as longas e reiteradas
recapitulações lhe conferiram.
3. O
SELVAGEM DESENCARNADO. — Entretanto, o homem selvagem, que se
reconhece dominador na hierarquia animal, cruel habitante da floresta,
que apura a inteligência, através da força e da astúcia, na escravização
dos seres inferiores que se lhe avizinham da caverna, 2
desperta, fora do corpo denso, qual menino aterrado, que, em se sentindo
incapaz da separação para arrostar o desconhecido, permanece, tímido,
ao pé dos seus, em cuja companhia passa a viver, noutras condições vibratórias,
em processos multifários de simbiose, 3
ansioso por retomar a vida física que lhe surge à imaginação como sendo
a única abordável à própria mente.
4 Não dispõe, nessa fase,
de suprimento espiritual que o ajude a pensar em termos diferentes da
vida tribal em que se apoia.
5 O espetáculo da
vastidão cósmica perturba-lhe o olhar 6
e a visita de seres extraterrestres, mesmo benevolentes e sábios, infunde-lhe
pavor, crendo-se à frente de deuses bons ou maus, cuja natureza ele
próprio se incumbe de fantasiar, na exiguidade das próprias concepções.
7 Acuado na choça, onde a
morte lhe furtou o veículo físico, respira a atmosfera morna em que
se acasalam os seus herdeiros do sangue, para somente ausentar-se do
reduto doméstico quando a família se afasta, instada por duras necessidades
de subsistência e de asilo.
8 E o homem primitivo que
desencarnou, suspirando pelo devotamento dos pais e, notadamente, pelo
carinho do colo materno, expulso do vaso fisiológico, não tem outro
pensamento senão voltar, — voltar ao convívio revitalizante daqueles
que lhe usam a linguagem e lhe comungam os interesses.
4. MONOIDEÍSMO E REENCARNAÇÃO. — Ressurgir na própria taba e renascer na carne, cujas exalações lhe magnetizam a alma, constituem aspiração incessante do selvagem desencarnado.
2 Estabelece-se nele o monoideísmo
pelo qual os outros desejos se lhe esmaecem no íntimo.
3 Pela oclusão de
estímulos outros, os órgãos do corpo espiritual se retraem ou se atrofiam,
por ausência de função, 4
e se voltam, instintivamente para a sede do governo mental, onde se
localizam, ocultos e definhados, no fulcro dos pensamentos em circuito
fechado sobre si mesmos, 5
quais implementos potenciais do germe vivo entre as paredes do ovo.
6 Em tais circunstâncias,
se o monoideísmo é somente reversível através da reencarnação, 7
a criatura humana desencarnada, mantida a justa distância, lembra as
bactérias que se transformam em esporos quando as condições de meio
se lhes apresentam inadequadas, tornando-se imóveis e resistindo admiravelmente
ao frio e ao calor, durante anos, para regressarem ao ciclo de evolução
que lhes é peculiar, tão logo se identifiquem, de novo, em ambiente
propício.
8 Sentindo-se em clima adverso
ao seu modo de ser, o homem primitivo, desenfaixado do envoltório físico,
recusa-se ao movimento na Esfera extrafísica, submergindo-se lentamente,
na atrofia das células que lhe tecem o corpo espiritual, por monoideísmo
auto-hipnotizante, provocado pelo pensamento fixo-depressivo
que lhe define o anseio de retorno ao abrigo fisiológico.
9 Nesse período, afirmamos
habitualmente que o desencarnado perdeu o seu corpo espiritual, transubstanciando-se
num corpo ovóide, n 10
o que ocorre, aliás, a inúmeros desencarnados outros, em situação de
desequilíbrio, 11
cabendo-nos notar que essa forma, segundo a nossa maneira atual de percepção,
expressa o corpo mental da individualidade a encerrar consigo, conforme
os princípios ontogenéticos da Criação Divina, todos os órgãos virtuais
de exteriorização da alma, nos Círculos terrestres e espirituais, 12
assim como o ovo, aparentemente simples, guarda hoje a ave poderosa
de amanhã, ou como a semente minúscula, que conserva nos tecidos embrionários
a árvore vigorosa em que se transformará no porvir.
5. FORMA
CARNAL. — Todavia, assim como o germe para desenvolver-se no
ovo precisa aquecer-se ao calor da ave que o acolha maternalmente ou
do ambiente térmico apropriado, no recinto da chocadeira, e assim como
a semente, para liberar os princípios germinativos do vegetal gigantesco
em que se converterá, não prescinde do berço tépido no solo, 2
os Espíritos desencarnados, sequiosos de reintegração no mundo físico,
necessitam do vaso genésico da mulher que com eles se harmoniza, nas
linhas da afinidade e, consequentemente, da herança, 3
vaso esse a que se aglutinam, mecanicamente, e onde, conforme as leis
da reencarnação, operam em alguns dias todas as ocorrências de sua evolução
nos reinos inferiores da Natureza.
4 Assimilando recursos
orgânicos com o auxílio da célula feminina, fecundada e fundamentalmente
marcada pelo gene paterno, a mente elabora, por si mesma, novo veículo
fisiopsicossomático, 5
atraindo para os seus moldes ocultos as células físicas a se reproduzirem
por cariocinese, de conformidade com a orientação que lhes é imposta,
6 isto é, refletindo
as condições em que ela, a mente desencarnada, se encontra.
7 Plasma-se-lhe, desse
modo, com a nova forma carnal, novo veículo ao Espírito, que se refaz
ou se reconstitui em formação recente, entretecido de células sutis,
8 veículo este que
evoluirá igualmente depois do berço e que persistirá depois do túmulo.
6. DESENCARNAÇÃO NATURAL. — Por milênios consecutivos o homem ensaia a desencarnação natural, progredindo vagarosamente em graus de consciência, após a decomposição do corpo somático.
2 Recordando as anteriores
comparações com o domínio dos insetos, a matriz uterina oferece-lhe
novas formas 3 e, assim
como a larva se alimenta, assegurando a esperada metamorfose, a alma
avança em experiência, enquanto no corpo carnal, adquirindo méritos
ou deméritos, segundo a própria conduta, 4
e entregando-se em seguida, no fenômeno da morte ou histólise do invólucro
de matéria física, à pausa imprescindível nas próprias atividades ou
hiato de refazimento, que pode ser longo ou rápido, 5
para ressurgir, pela histogênese espiritual, senhoreando novos
órgãos e implementos necessários ao seu novo campo de ação, 6
demorando-se nele, à medida dos conhecimentos conquistados na romagem
humana.
7 É assim que a consciência
nascente do homem pratica as lições da vida, no Plano espiritual, pela
desencarnação ou libertação da alma, como praticou essas mesmas lições
da vida no Plano físico, pelo renascimento ou internação do elemento
espiritual na matéria densa, 8
evoluindo, degrau a degrau, desde a excitabilidade rudimentar das bactérias
até o automatismo perfeito dos animais superiores em que se baseia o
domínio da inteligência.
7. REVISÃO DAS EXPERIÊNCIAS. — De liberação a liberação, na ocorrência da morte, a criatura começa a familiarizar-se com a Esfera extrafísica.
2 Assim como recapitula,
nos primeiros dias da existência intra-uterina, no processo reencarnatório,
todos os lances de sua evolução filogenética, 3
a consciência examina em retrospecto de minutos ou de longas horas,
ao integrar-se definitivamente em seu corpo sutil, pela histogênese
espiritual, durante o coma ou a cadaverização do veículo físico,
todos os acontecimentos da própria vida, nos prodígios de memória, 4
a que se referem os desencarnados quando descrevem para os homens a
grande passagem para o sepulcro.
5 É que a mente, no
limiar da recomposição de seu próprio veículo, seja no renascimento
biológico ou na desencarnação, revisa automaticamente e de modo rápido
todas as experiências por ela própria vividas, 6
imprimindo magneticamente às células, que se desdobrarão em unidades
físicas e psicossomáticas, no corpo físico e no corpo espiritual, as
diretrizes a que estarão sujeitas, dentro do novo ciclo de evolução
em que ingressam.
7 Acresce lembrar, ainda,
como nota confirmativa de nossas asserções, que, esporadicamente, encarnados
saídos ilesos de grandes perigos como acidentes e suicídios frustrados,
relatam semelhante fenômeno de revisão das próprias experiências, também
chamado visão panorâmica e síntese mental.
8. LEI DE CAUSA E EFEITO. — Encetando, pois, a sua iniciação no Plano espiritual, de consciência desperta e responsável, o homem começa a penetrar na essência da lei de causa e efeito, encontrando em si mesmo os resultados enobrecedores ou deprimentes das próprias ações.
2 Quando dilacerado
e desditoso, grita a própria aflição, ao longo dos largos continentes
do Espaço Cósmico, n 3
reunindo-se a outros culpados do mesmo jaez, com os quais permuta os
quadros inquietantes da imaginação em desvario, 4
tecendo, com o plasma sutil do pensamento contínuo e atormentado, as
telas infernais em que as consequências de suas faltas se desenvolvem,
mediante as profundas e estranhas fecundações de loucura e sofrimento
que antecedem as reencarnações reparadoras; 5
contudo, é também aí que começa, sobrepairando o inferno e o purgatório
do remorso e da crueldade, da rebelião e da delinquência, o sublime
apostolado dos seres que se colocam em harmonia com as Leis Divinas,
6 almas elevadas e
heroicas que, em se agrupando, intimamente tocadas de compaixão pelos
laços que deixaram no mundo físico, iniciam, com a inspiração das Potências
Angélicas, o serviço de abnegação e renúncia, com que a glória e a divindade
do amor edificam o império do Sumo Bem, no chamado Céu, de onde vertem
mais ampla luz sobre a noite dos homens.
André Luiz
Pedro Leopoldo, 9/3/1958.
[1] Ver no livro “Libertação”, do mesmo Autor espiritual, recebido
pelo médium Francisco Cândido Xavier, capítulos
VI e VII,
páginas 84 e seguintes, observações sobre estas formas ovóides. — (Nota da Editora.)
[2] Que, no mundo espiritual da Terra, equivalem às regiões do imenso umbral.