TEMAS CORRELATOS: Alma. | Alma e corpo. | Aura. | Centros vitais. | Cordão fluídico. | Corpo humano (Corpo de matéria densa.) | Emancipação da alma. | Espírito. | Fluidos. | Ideoplastia. | Mundo Invisível (Mundo de matéria sutil, dos princípios espirituais e dos Espíritos.) | Princípio vital. | Sensação. | Vida espiritual (A vida no Mundo Invisível, na vida Além Morte.)
(AFORISMOS)
- A morte espiritual. (Transformações ocorridas no corpo espiritual e no próprio Espírito à medida que ele evolui.) (Obras Póstumas)
- Ah! Se eu pudesse… (Versos) — Jorge de Lima.
- Apresentação dos desencarnados. (Sumário) — André Luiz.
- Automatismo e corpo espiritual. (Sumário) — André Luiz.
- Breve estudo (sobre célula física e célula psicossomática. Interação entre a química fisiológica e a química espiritual no organismo vivo.) — André Luiz.
- Células e corpo espiritual. (Sumário) — André Luiz.
- Conversação edificante. (Continuando breve estudo sobre o psicossoma humano.) — André Luiz.
- Corpo espiritual. (Sumário) — André Luiz.
- Corpo espiritual e religiões. (Sumário) — André Luiz.
- Corpo espiritual e volitação e outras questões. (Sumário) — André Luiz.
1. Podemos receber alguma informação sobre a volitação do corpo espiritual?
2. Como entendermos a mente em si, individualizada e operante, se as células do corpo espiritual têm vida própria como as do corpo físico?
3. Quais os mecanismos das alterações de cor, densidade, forma, locomoção e ubiquidade do corpo espiritual?
4. Em que condições o corpo espiritual de um desencarnado sofrerá compressões, escoriações ou ferimentos?
5. Qual é a ordem de formação dos centros vitais pelo princípio inteligente no seu corpo espiritual?
6. Como se processa a exteriorização dos centros vitais?
7. Qual a importância da relação existente entre o baço e o centro esplênico, se o baço pode ser extirpado sem maiores prejuízos à continuação da existência do encarnado?
8. Como compreenderemos a situação dos centros vitais no caso dos “ovóides”?- Dos corpos físico e espiritual. — Emmanuel.
- Espírito e perispírito. (O que é Espírito, o que é perispírito, e qual a diferença entre eles?) — Emmanuel.
- Evolução e corpo espiritual (Sumário) — André Luiz.
- Formação e propriedades do perispírito. (A Gênese)
- Fumo e perispírito. — Entrevista / Emmanuel.
- Introdução ao estudo dos fluidos espirituais. (Exame abrangente onde o perispírito é largamente estudado.) (Revista Espírita)
- Linhas morfológicas dos desencarnados. (A que diretrizes obedecem as entidades desencarnadas para se apresentarem morfologicamente?) — André Luiz.
- Mediunidade e corpo espiritual. (Sumário) — André Luiz.
- No aprimoramento. (No aperfeiçoamento do corpo espiritual.) — Emmanuel.
- O corpo espiritual. [Idem] [Idem, de mensagem extraída do fac-símile do original: um opúsculo manuscrito produzido pelo próprio médium, contendo 16 páginas enumeradas em algarismo romano, recebidas em 25 e 26 de setembro de 1934.] (Estudo pormenorizado do perispírito.) Utilizar, preferencialmente o texto do manuscrito original. (Sumário) — Emmanuel.
1. Morte, um axioma fisiológico.
2. A vida corporal — Expressão da morte.
3. Inacessível aos processos da indagação científica,
a ideia diretora do desenvolvimento fetal.
4. Respondendo às objeções
à teoria do corpo espiritual preexistente.
5. Através dos escaninhos do universo orgânico.
Princípio vital.
6. O santuário da memória.
Atribuições do corpo espiritual.
7. O prodigioso alquimista.
O Espírito é o prodigioso alquimista dos laboratórios da vida orgânica.
8. Alma e corpo.
9. A evolução infinita.
Como se tem operado a evolução do corpo espiritual?
Teremos atingido o zênite da nossa evolução anímica?- O homenzinho ainda vive. Vide no item 3 os Comentários de Allan Kardec a propósito do vocábulo perispírito. — Da materialidade do perispírito. (Revista Espírita)
- O papel da mente e do perispírito nas comunicações mediúnicas. (Estudos Espíritas)
- O perispírito. (Como será o tecido sutil da espiritual roupagem que o homem envergará, sem o corpo de carne, além da morte?) — Emmanuel.
- O perispírito, (como o corpo, são frutos do processo evolutivo dos milênios.) — André Luiz.
- O perispírito como princípio das manifestações. (Obras Póstumas)
- O perispírito descrito em 1805. (Revista Espírita)
- O perispírito: princípio de todas as manifestações. (O Livro dos Médiuns)
- Perispírito. (O Livro dos Espíritos)
- Perispírito. (Estudos Espíritas)
- Perispírito: conceito. (Estudos Espíritas)
- Perispírito e princípio vital. (Estudos Espíritas)
- Perispírito: formação, propriedades e funções. (Estudos Espíritas)
- Predisposições mórbidas. (Sumário) — André Luiz.
1. Como apreendermos a existência das predisposições mórbidas do corpo espiritual?
2. Como pode o débil mental comandar a renovação celular do seu corpo físico?
3. Existem “parasitas ovóides” vampirizando desencarnados?
4. Como entenderemos o mecanismo de atuação da Justiça Superior nos casos de endemias rurais, em que populações inteiras são assoladas periodicamente pelas mesmas doenças?
5. No estado comatoso, onde se encontra o psicossoma do enfermo? Junto ao corpo físico ou afastado dele?
6. Quais os principais métodos usados na Espiritualidade para o tratamento das lesões do corpo espiritual?- Restringimento do corpo espiritual (no início do processo reencarnatório.) — André Luiz.
- Sexo e corpo espiritual. (Sumário) — André Luiz.
- Sobre o perispírito. — Lamennais. (Revista Espírita)
OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA
- Arrebatamento de São Paulo em corpo espiritual até o terceiro Céu. ( † )
- Vide nos itens 3, 4, 5 e 16 do artigo sobre os possessos de Morzine: O perispírito e suas irradiações. — Alma e perispírito. — O perispírito e sua ação fluídica. — Outras importantes abordagens sobre o perispírito.
- Vide os § 4, 7 e 13 do item 3 no artigo Resumo da lei dos fenômenos espíritas: O perispírito. (4) — Penetrabilidade do fluido que compõe o perispírito. (7) — O perispírito, instrumento ativo do Espírito. (13)
- Vide no item 3 do artigo Pensamentos espíritas que correm o mundo: A existência do perispírito numa obra sobre o magnetismo publicada em 1842 pelo Sr. Charpignon.
- Vide § 39 e 40 no artigo Caracteres da Revelação Espírita: O perispírito ou corpo fluídico da alma. — Que é o que nos desvendou o estudo das propriedades do perispírito, dos fluidos espirituais e dos atributos fisiológicos da alma.
- Acerca do corpo espiritual, que Allan Kardec denominou perispírito. — Emmanuel. ( † )
- A morte do cravo: Exemplo da secção do corpo fluídico de uma flor justaposto ao corpo de matéria densa da mesma, provocando seu imediato emurchecimento. Regina, uma garota desencarnada, colhe um cravo no jardim terrestre da casa de Dona Isabel.
- Referências ao corpo mental e o corpo causal nas obras de André Luiz (Sumário) (André Luiz.)
Corpo mental é o envoltório sutil da mente. Há duas referências a esse veículo fluídico do Espírito nas obras de André Luiz: Evolução em dois mundos, 1ª parte, capítulo 2, item 1; e capítulo 12, item 4. Sobre o corpo causal há uma única instância no livro Nosso Lar, capítulo 12, item 2, indicador 2, relativamente a esse assunto. Confira a experiência de André Luiz no capítulo 36, item 2 do mesmo livro: “Eu sabia, perfeitamente, que deixara o veículo inferior [perispírito] no apartamento das Câmaras de Retificação, em “Nosso Lar”, e tinha absoluta consciência daquela movimentação em Plano diverso.”- Há órgãos no corpo espiritual? ( † )
- Obs. Nas lições aqui relacionadas há abundantes informações sobre as propriedades do perispírito, mas não há nenhuma referência nas obras de Allan Kardec ou de F. C. Xavier quanto à capacidade de reprodução do corpo espiritual. Excetuando as plantas que podem reproduzir-se de forma limitada no Plano extrafísico, conforme explicação de André Luiz no item 3 do cap. 13 da 1ª parte do livro Evolução em dois mundos; justificando, assim, outras descrições suas, como os aspectos da natureza no parque hospitalar de Nosso Lar; e, os grandes parques agrícolas que circunvizinham Nosso Lar.
- Os perispíritos das entidades espirituais, que se localizam nas vizinhanças da Terra, conservam o órgão do aparelho sexual humano? ( † )
- “Ovóides” (Sumário) (André Luiz.)
- Perispírito. †
- Exemplos da mudança, sob o domínio da mente, dos padrões vibratórios dos átomos da matéria sutil do perispírito, nos processos de densificação / sutilização da matéria constituiva do corpo espiritual: ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ). Vide no tema Matéria: Observações sobre os graus de densidade da matéria.
- Vide no capítulo 16, item 4 do livro “Nosso Lar”: Os gabinetes de densificação perispirítica e vice-versa, do Ministério da Comunicação em Nosso Lar.
- Vide nos capítulos 15 e 20 do livro “Os Mensageiros” observações de André Luiz. (Sumário) — André Luiz.
(Cap. 15, item 2) “Contrastando as sombras, raios de luz desprendiam-se intensamente de nossos corpos. (…) Estávamos embriagados de ventura. Era a primeira vez que me vestia de luz, luz que se irradiava de todas as células do meu corpo espiritual.”
(Cap. 20, item 3) E, no final do item 3 do capítulo 20, ele questiona o administrador do Posto de Socorro se as armas defensivas da instituição poderiam causar a “impressão de morte” aos beligerantes, ao que Alfredo respondeu: “As criaturas que se agarram, aqui, às impressões físicas, estão sempre criando densidade para os seus veículos de manifestação, da mesma forma que os Espíritos dedicados à região superior estão sempre purificando e elevando esses mesmos veículos. Nossos projetis, portanto, expulsam os inimigos do bem através de vibrações do medo, mas poderiam causar a ilusão da morte, atuando sobre o corpo denso dos nossos semelhantes menos adiantados no caminho da vida.”
E depois explica como o corpo espiritual pode se recompor: “… nesta Esfera (Umbral), o corpo denso modificado (o perispírito) pode ressurgir todos os dias, pela matéria mental destinada à produção dele, enquanto que, para obter o corpo físico, almas há que trabalham, por vezes, durante séculos…”- Vide nos capítulos 13 e 17 do livro “Missionários da Luz” observações de André Luiz. (Sumário)
(Cap. 13, item 18, indicador 3) “o corpo perispiritual, que dá forma aos elementos celulares, está fortemente radicado no sangue.”(André Luiz.)
Vide também nos livros Deuteronômio 12.23-25 e Levítico 17.11,14 o que foi dito em relação ao sangue e a alma nos corpos carnais (atenção para a bíblia utilizada, pois em algumas versões a palavra alma foi traduzida por vida. (Consulte as imagens de Levítico 17.11,14 e Deuteronômio 12.23-25, numa edição de 1848 da Bíblia Sagrada do Padre João Ferreira de Almeida e constate esse fato, comparando os respectivos versículos com as versões modernas do mesmo tradutor.)
E no item 7 do capítulo 17 do mesmo livro: Coleta e manipulação de matéria mental do grupo de encarnados para os serviços de densificação perispirítica de Benfeitores e ideoplastias utilizadas no decurso da reunião. (vide exemplo no 3º § do item 9)- Vide no capítulo 13 do livro “Obreiros da vida eterna” observações de André Luiz. (Sumário) — André Luiz.
No capítulo 13, item 4: Providenciando a libertação de Dimas: Ectoplasmia de forças nervosas do moribundo, subsequentes ao desligamento dos centros vitais.
No item 5: A ruptura do nó vital e consequente libertação do fulcro mental de Dimas. Observando a imediata absorção pela mente do desencarnante, da matéria nervosa anteriormente exteriorizada, formando segundo seu modelo mental, o psicossoma livre do veículo denso.- E no início do capítulo 19 do mesmo livro a constatação do fato de que quando desencarnamos, as unidades celulares de nosso corpo carnal desencarnam também, incorporando-se ao nosso perispírito, desligado de seus despojos carnais: “O perispírito, formado à base de matéria rarefeita, mobiliza igualmente trilhões de unidades unicelulares da nossa Esfera de ação, que abandonam o campo físico saturadas da vitalidade que lhe é peculiar.”
- No livro “No mundo maior” o assistente Calderaro afirma: “O gênero de vida de cada um, no invólucro carnal, determina a densidade do organismo perispirítico após a perda do corpo denso.”
- Vide nos capítulos 4 e 6 do livro “Libertação” observações de André Luiz. (Sumário)
No item 1 do capítulo 4 do livro “Libertação”. André, Gúbio e Elói passam pelo processo de densificação perispirítica por ato voluntário através da inalação das substâncias voláteis do Plano Inferior.(André Luiz.)
E no item 2: Gúbio recomenda a prece como único recurso de restabelecimento psíquico enquanto perdurasse a metamorfose perispirítica.
No item 4 do capítulo 6 do livro “Libertação”: A “segunda morte”, ou seja as transformações e perda do veículo perispiritual.- Vide nos itens 3 e 5 do capítulo 12 do livro “Entre a Terra e o Céu”: Clarêncio explica as causas do obscurecimento psicossomático de Leonardo Pires; e também no item 3 do capítulo 20, os esclarecimentos do Ministro Clarêncio, quanto ao nosso corpo de matéria rarefeita; e no item 4, quanto ao peso específico do nosso envoltório espiritual, e do “habitat” em que se manifesta.
- Vide também no capítulo 13, item 2 de “Entre a Terra e o Céu” que, ao influxo das recordações do passado Leonardo Pires transfigura-se, e as causas da plasticidade perispirítica. — Ainda nesse mesmo livro no capítulo 21 do livro : “O prodigioso corpo do homem na Crosta Terrestre foi erigido pacientemente, no curso dos séculos, e o delicado veículo do Espírito, nos Planos mais elevados, vem sendo construído, célula a célula, na esteira dos milênios incessantes…”
- Vide também no livro Evolução em dois mundos, 1ª parte, capítulo 2, item 5. Centros vitais e células: São os centros vitais fulcros energéticos que, sob a direção automática da alma, imprimem às células a especialização extrema, pela qual o homem possui no corpo denso, e detemos todos no corpo espiritual em recursos equivalentes, as células que produzem fosfato e carbonato de cálcio para a construção dos ossos, as que se distendem para a recobertura do intestino, as que desempenham complexas funções químicas no fígado, as que se transformam em filtros do sangue na intimidade dos rins e outras tantas que se ocupam do fabrico de substâncias indispensáveis à conservação e defesa da vida nas glândulas, nos tecidos e nos órgãos que nos constituem o cosmo vivo de manifestação.
- Vide no livro “Sexo e destino” um exemplo de mudança de nivel nos padrões vibratórios dos átomos constitutivos das células do perispírito, influindo em nossa sintonia com os Espíritos que nos rodeiam. O tema Materialização, guarda alguma relação com esse assunto.
- Vide Fluidos para saber mais sobre a natureza do perispírito.
PERISPÍRITO. — (Do grego, peri, em torno.) Envoltório semimaterial do Espírito. Nos encarnados, serve de intermediário entre o Espírito e a matéria; nos Espíritos errantes, constitui o corpo fluídico do Espírito. ( † )
AFORISMOS E CITAÇÕES
- Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo animal, também o há espiritual. — Paulo. ( † )
- O homem que se vence faz o seu corpo espiritual apto a ingressar em outras Esferas e, enquanto não colaborardes pela obtenção desse organismo etéreo, através da virtude e do dever cumprido, não saireis do círculo doloroso das reencarnações. — Emmanuel. ( † )Tx6
- O corpo espiritual não retém somente a prerrogativa de constituir a fonte da misteriosa força plástica da vida, a qual opera a oxidação orgânica; é também ele a sede das faculdades, dos sentimentos, da inteligência e, sobretudo, o santuário da memória, em que o ser encontra os elementos comprobatórios da sua identidade, através de todas as mutações e transformações da matéria. — Emmanuel. ( † )Tx6
- É, pois, o corpo espiritual a alma fisiológica assimilando a matéria ao seu molde, à sua estrutura, a fim de materializar-se no mundo palpável. — Emmanuel. ( † )Tx6
- O organismo espiritual apresenta em si mesmo a história completa das ações praticadas no mundo. — Henrique de Luna. ( † )Tx21
- Os elétrons e fótons que vos constituem a vestimenta física integram, igualmente, os nossos veículos de manifestação, em outras características vibratórias. — Alexandre. ( † )Tx23
- Hoje sabemos que “o sangue é elemento básico na fixação do organismo perispiritual na esfera física.” — Neio Lúcio. ( † )Tx39
- O perispírito, para a mente, é uma cápsula mais delicada, mais suscetível de refletir-lhe a glória ou a viciação, em virtude dos tecidos rarefeitos de que se constitui. — Gúbio. ( † )Tx40
- O vaso perispirítico é também transformável e perecível, embora estruturado em tipo de matéria mais rarefeita. — Gúbio. ( † )Tx40
- O corpo perispiritual herda, por muito tempo, as deficiências da vestimenta da carne, principalmente quando o nosso poder mental se demora arraigado à luta que deixamos para trás. — Tancredo Noronha. ( † )Tx54
- As moléculas do perispírito giram em mais alto padrão vibratório, com movimentos mais intensivos que as moléculas do corpo carnal. — Clarêncio. ( † )Tx57
- Nossa posição mental determina o peso específico do nosso envoltório espiritual e, consequentemente, o “habitat” que lhe compete. — Clarêncio. ( † )Tx57
- A enfermidade, como desarmonia espiritual, sobrevive no perispírito. As moléstias conhecidas no mundo e outras que ainda escapam ao diagnóstico humano, por muito tempo persistirão nas Esferas torturadas da alma, conduzindo-nos ao reajuste. — Clarêncio. ( † )Tx57
- A doença, como resultante de desequilíbrio moral, sobrevive no perispírito, alimentada pelos pensamentos que a geraram, quando esses pensamentos persistem depois da morte do corpo físico. — Comentário registrado por André Luiz. ( † )Tx59
- Todos os nossos sentimentos e pensamentos, palavras e obras, nele se refletem [no perispírito], gerando consequências felizes ou infelizes, pelas quais entramos na intimidade da luz ou da sombra, da alegria ou do sofrimento. — Emmanuel. ( † )Tx68
- Ocultos na invisibilidade, por efeito da diferença vibratória no estado específico da matéria sutil em que se localizam, quando desencarnados, (…) — Emmanuel. ( † )
- Toda forma que há na vida || Por onde a vida se vá || Guarda outra forma escondida || Que a morte revelará. — Regueira Costa. ( † )Tx138