TEMAS CORRELATOS: Alma e corpo. | Alma gêmea. | Animismo. | Centros vitais. | Cordão fluídico. | Corpo humano (Corpo de matéria densa.) | Emancipação da alma. | Espírito. | Mundo Invisível (Mundo de matéria sutil, dos princípios espirituais e dos Espíritos.) | Perispírito (Corpo de matéria sutil, corpo espiritual, psicossoma.) | Vida espiritual (A vida no Mundo Invisível, na vida Além Morte.)
(AFORISMOS)
- Acidentados da alma. (Aos nossos núcleos de ação espiritual acorrem, dia a dia, verdadeiras multidões de acidentados da alma no trânsito da vida.) — Emmanuel.
- A alma após a morte; sua individualidade. (O Livro dos Espíritos)
- A alma. O homem e os animais. (O Espiritismo na sua expressão mais simples)
- A Alma. (Demonstração de sua realidade, pelo Sr. Ramon de la Sagra.) (Revista Espírita)
- A alma, (sua existência e suas manifestações, por Dyonis.) (Revista Espírita)
- Alma. (Soneto) — Augusto dos Anjos.
- Alma das almas. [Idem] (Soneto) — Cruz e Souza.
- Alma e desencarnação. (Sumário) — André Luiz.
- Alma e fluidos. (Sumário) — André Luiz.
- Alma e reencarnação. (Sumário) — André Luiz.
- Alma livre. (Soneto) — Cruz e Souza.
- Alma querida. (Soneto) — Auta de Souza.
- Almas. (Versos) — Auta de Souza.
- Almas de virgens. [Idem] (Soneto) — Auta de Souza.
- Almas sem fé. (Versos) — Cornélio Pires.
- Almas sofredoras. [Idem] (Soneto) — Antero de Quental.
- Assembleia das almas livres das futilidades terrenas. — Maria João de Deus.
- A pluralidade das existências da alma. (Revista Espírita)
- As mulheres têm alma? (Revista Espírita)
- Conferências sobre a alma. (Pelo Sr. Alexandre Chaseray.) (Revista Espírita)
- Correspondência inédita de Lavater com a Imperatriz Maria da Rússia (Extenso estudo sobre a alma humana.) (Revista Espírita)
- Correspondência inédita de Lavater com a Imperatriz Maria da Rússia (sobre o futuro da alma.) (Revista Espírita)
- Da alma. (O Livro dos Espíritos)
- Da alma. (O que é o Espiritismo)
- Diferentes estados da alma na erraticidade. (O Evangelho)
- Doenças da alma. (É possível acredites estejas sempre no trato de pessoas normais.) — Emmanuel
- Emancipação da alma. (Sumário) (O Livro dos Espíritos)
1. O sono e os sonhos. (400-412.)
2. Visitas espíritas entre pessoas vivas. (413-418.)
3. Transmissão oculta do pensamento. (419-421.)
4. Letargia, catalepsia. Mortes aparentes. (422-424.)
5. Sonambulismo. (425-438.)
6. Êxtase. (439-446.)
7. Dupla vista. (447-454.)
8. Resumo teórico do sonambulismo, do êxtase e da dupla vista. (455.)- Existência da alma. (Sumário) — André Luiz.
- Na pátria comum de todas as almas. — Maria João de Deus.
- No reino da alma. (A questão do concurso alheio e do esforço próprio em nosso aperfeiçoamento. Estudo da epístola de Paulo, 2 Timóteo 1.6: “Por este motivo te lembro que despertes o dom de Deus, que existe em ti, pela imposição de minhas mãos.”) — Emmanuel.
- Observações de uma alma. (Sumário) — Maria João de Deus.
(1) As faculdades volitivas.
(2) Uma visita à Terra.
(3) A lei da gravitação subordinada à vontade.
(4) A única possibilidade de influência dos trespassados sobre os encarnados.
(5) Lembranças e lágrimas
(6) A aura da Terra e a ligação da humanidade aos Planos invisíveis.
(7) A prece da aflição maternal.
(8) O bálsamo do conforto.- Orientadores do mundo (reclamando provas da existência da alma. Interpretação da passagem de João 3.10: “Respondeu-lhe Jesus: És mestre em Israel e não sabes isto?”) — Emmanuel.
- Os sublimes atributos das almas. — Maria João de Deus.
- Plantas e almas. (As almas, no fundo, são semelhantes às plantas no campo imenso da vida. Repara, desse modo, o que produzes.) — Emmanuel
- Profissão de fé espírita raciocinada: (Sumário) (Obras Póstumas)
Criação dos Espíritos. (14)
Do modo de criação dos Espíritos. (15)
O surgimento do livre arbítrio nos Espíritos. (16)
O objetivo final de todos os Espíritos. (17)
Os Espíritos são os agentes da potência divina. (18 e 19)
A vida espiritual é a vida normal do Espírito. (20)
A encarnação dos Espíritos. (21)
O aperfeiçoamento dos Espíritos. (22 a 26)
Das existências corpóreas, ou reencarnações, do Espírito. (27 a 29)- Profilaxia da alma (para que não venhamos a tombar nas trevas da ira ou do ódio, do orgulho ou da crueldade.) — Emmanuel.
- Prontuário da alma (capaz de imunizar-te contra desespero e amargura, angústia e insatisfação: serviço e esquecimento.) — Emmanuel.
- Se a existência atual fosse única e devesse decidir sozinha sobre o futuro da alma para a eternidade. (Qual seria o destino das crianças que morrem em tenra idade? Pelo mesmo motivo, qual seria a sorte dos cretinos, idiotas?) (O Espiritismo na sua expressão mais simples)
- Soneto. (Soneto) — Cruz e Souza.
- Transmigração progressiva. (Evolução espiritual.) (O Livro dos Espíritos)
- União da alma e do corpo. Aborto. (O Livro dos Espíritos)
- União. (Sumário) — Emmanuel.
(322) Gradação do amor na Natureza.
(323) Almas gêmeas.
(324) Comprovação da teoria das almas gêmeas no texto sagrado.
(325) Atração das almas gêmeas.
(326) As almas gêmeas e o amor universal.
(327) Lição de Jesus Cristo.
(328) Uniões matrimoniais no mundo.
(329) A saudade e os Espíritos evoluidos.
(330) Auxílio da alma encarnada.
(331) Eunucos pelo Reino dos Céus.OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA
- Qual a situação moral da alma no túmulo e no berço? ( † ) — Em síntese, onde permanece, espiritualmente, a criatura reencarnada? ( † )
- Mônada celeste, mônada espiritual, mônada fundamental ou simplesmente mônada. (Sumário) (Citações diversas)
Para a Doutrina Espírita designa o princípio inteligente em suas primeiras manifestações.
Semente da vida criada por Deus, “a mônada vertida do Plano Espiritual sobre o Plano Físico, atravessou os mais rudes crivos da adaptação e seleção, assimilando os valores múltiplos da organização, da reprodução, da memória, do instinto, da sensibilidade, da percepção e da preservação própria, penetrando, assim, pelas vias da inteligência mais completa e laboriosamente adquirida, nas faixas inaugurais da razão”; ( † ) daí por diante passa a ser designada por alma ou Espírito. No Testamento Kardequiano, esse verbete aparece em: ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) e no Testamento Xavieriano em: ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ) ( † ).- Vide no item 4 do artigo sobre os possessos de Morzine: O Espiritismo materializa a alma? Alma e perispírito. Envoltórios da alma, segundo o Espiritismo.
- Vide o item 13 do artigo Algumas refutações: Da materialidade do perispírito, segundo a Doutrina Espírita e materialidade da alma segundo a Igreja; e referências ao concílio de Viena de abril de 1312 sobre a alma.
- Vide no artigo Resumo da lei dos fenômenos espíritas — Envoltórios da alma.
- Vide no item 1 do artigo Teoria dos sonhos: Onde está a alma? Como ter a prova de sua existência?
- Vide no item 3 do artigo A jovem cataléptica da Suábia: Do não reconhecimento da existência da alma pela ciência oficial. As manifestações ostensivas da alma, durante a vida e após a morte, a causa da repulsa do materialismo pelo Espiritismo.
- Vide item 4 do artigo Introdução ao estudo dos fluidos espirituais: Do mundo espiritual ou dos Espíritos e sua interação com o mundo físico — DA ALMA.
- Vide nos itens 3 e 8 do artigo Lumen: Da vista da alma. Considerações de Allan Kardec respeito à visão da alma que não deve ser confundida com visão espacial.
- Vide no item 3 do artigo Educação de além-túmulo, exemplos que vêm confirmar três grandes princípios revelados pelo Espiritismo: (Sumário) (Revista Espírita)
(1.º) Que a alma conserva no mundo dos Espíritos, por um tempo mais ou menos longo, as ideias e preconceitos que tinha na vida terrestre;
(2.º) Que se modifica, progride e adquire novos conhecimentos no mundo dos Espíritos;
(3.º) Que os encarnados podem contribuir ao progresso dos Espíritos desencarnados. — Estes princípios, resultado de inumeráveis observações, têm uma importância capital, por isso que derrubam todas as ideias implantadas pelas crenças religiosas sobre o estado estacionário definitivo dos Espíritos após a morte.- Vide as várias conotações dadas à palavra alma na Wikipédia †
- Vide no item 18 do capítulo 13 do livro “Missionários da Luz”: “o corpo perispiritual, que dá forma aos elementos celulares, está fortemente radicado no sangue”. (Sumário)
Vide também nos livros Deuteronômio 12.23 e Levítico 17.11,14 o que foi dito em relação ao sangue e a alma nos corpos carnais, (atenção para a bíblia utilizada, pois em algumas versões a palavra alma foi traduzida por vida. Consulte as imagens de Levítico 17.11,14 e Deuteronômio 12.23, numa edição de 1848 da Bíblia Sagrada do Padre João Ferreira de Almeida e constate esse fato, comparando os respectivos versículos com as versões modernas desse tradutor.)- Vocabulário Espírita. — Alma.
A alma é assim um ser simples; o Espírito um ser duplo e o homem um ser triplo. Seria, pois, mais exato reservar a palavra alma para designar o princípio inteligente, e o termo Espírito para o ser semimaterial formado desse princípio e do corpo fluídico. Como, porém, não se pode conceber o princípio inteligente totalmente isolado da matéria nem o perispírito sem ser animado pelo princípio inteligente, as palavras alma e Espírito são, quanto ao uso, indiferentemente empregadas uma pela outra; é a figura que consiste em tomar a parte pelo todo, do mesmo modo por que se diz que uma cidade é povoada de tantas almas, uma vila composta de tantas famílias; todavia, é indispensável fazer-se a diferença. — Allan Kardec ( † )
AFORISMOS E CITAÇÕES
- Porque a alma de toda a carne está no sangue; por isso disse aos filhos de Israel: Não comereis sangue de qualquer carne que seja, porque a vida do animal está no sangue, e todo o que comer dele, perecerá. ( † )
- Guarda-te somente de lhes comer sangue, porque o sangue lhes serve de alma; e por isso não deves comer a alma com a carne; mas escorrê-lo-ás sobre a terra como água, para serdes felizes tu e teus filhos depois de ti, tendo feito o que é agradável aos olhos do Senhor. ( † )
- E clamou ao Senhor, e disse: Senhor meu Deus, que até a uma viúva, que me sustenta como pode, afligiste matando-lhe seu filho? E estendeu-se depois, e se mediu três vezes sobre o menino, e gritou ao Senhor, e disse: Senhor meu Deus, faze, te rogo, que a alma deste menino torne às suas entranhas. E o Senhor ouviu a voz de Elias, e a alma do menino tornou a entrar nele e ele recobrou a vida. ( † )
- A religião só vagamente nos diz o que se tornam as almas; o Espiritismo o define. (Pensamento de um cientista referendado por Allan Kardec). ( † )
- É a alma das coisas e dos seres o elemento que influi no problema das formas, segundo a posição evolutiva de cada unidade individual. — Emmanuel. ( † )Tx6
- O corpo não está separado da alma; é a sua representação. As suas células são organizadas segundo as disposições perispiríticas dos indivíduos, e o organismo doente retrata um Espírito enfermo. — Emmanuel. ( † )Tx6
- Existe perfeita correspondência entre nossa alma e a alma das coisas. Não expendemos uma hipótese, examinamos uma lei. — Emmanuel. ( † )Tx38
- A imagem da alma como sendo a mente em função de progresso da vida a manifestar-se em nós, por nós e conosco, está bem enquadrada às necessidades do momento. — Neio Lúcio. ( † )Tx83