TEMAS CORRELATOS: Alma. | Alma e corpo. | Bicorporeidade. | Clariaudiência. | Clarividência. | Êxtase. | Liberdade. | Mediunidade. | Sentido espiritual. | Sonambulismo. | Sonho. | Vidência mediúnica.
- Além do sono. (Emancipação da alma proporcionada pelo sono e as atividades espirituais que pode realizar nesse estado.) — Calderaro.
- Aparição de um filho vivo à sua mãe. (Revista Espírita)
- Culto familiar. (Encontro de Laura no seu último dia em Nosso Lar, com Ricardo, seu marido novamente reencarnado. O transporte de Ricardo, em Espírito, para junto dos familiares na espiritualidade, durante a realização de um culto evangélico doméstico.) — André Luiz.
- Deliciosa excursão. (Duas saudosas mães desdobradas pelo sono físico, excursionam a um recanto espiritual, onde reencontrariam os filhos desencarnados quando ainda crianças.) — André Luiz.
- Desdobramento (Sumário) — André Luiz.
- Desdobramento em serviço. (Observações no desdobramento somático de Antonio Castro desde o momento inicial até seu retorno ao corpo físico.) — André Luiz
- Desdobramento no leito de morte. (Exemplo de como um moribundo pode, em desdobramento, comunicar-se com algum ente querido a grande distância, avisando-o de sua morte. Todas as pessoas, desde que o desejem, podem efetuar semelhantes despedidas quando partem da Terra?) — André Luiz.
- Dualidade do homem provada pelo sonambulismo, estado no qual torna-se possível verificar a independência do Espírito e da matéria. (Revista Espírita)
- Emancipação além-túmulo. (A emancipação espiritual para os que esperam a morte de mãos no arado das obrigações fielmente cumpridas.) — Emmanuel.
- Emancipação da alma durante a vida corpórea. (O Livro dos Espíritos 1ª Edição)
- Emancipação da alma. (Sumário) (O Livro dos Espíritos)
1. O sono e os sonhos. (400-412.)
2. Visitas espíritas entre pessoas vivas. (413-418.)
3. Transmissão oculta do pensamento. (419-421.)
4. Letargia, catalepsia. Mortes aparentes. (422-424.)
5. Sonambulismo. (425-438.)
6. Êxtase. (439-446.)
7. Dupla vista. (447-454.)
8. Resumo teórico do sonambulismo, do êxtase e da dupla vista. (455.)- Emancipação da alma. (Obras Póstumas)
- Existência da alma: (Breve comentário sobre a emancipação da alma em sua evolução morfológica e moral.)
- Fenômenos de emancipação da alma. (Estudos Espíritas)
- Identidade de um Espírito encarnado. (Revista Espírita)
- Mediunidade mental. (Um espírita relata suas experiências de desprendimento parcial do Espírito em vigília (desdobramento). Descrição das impressões sentidas pelo sensitivo quando este recebeu em Espírito a visita de Allan Kardec.) (Revista Espírita)
- O Dr. Vignal. (Revista Espírita)
- O Espírito de um idiota. — Evocação de Charles de Saint-G…, um jovem idiota de treze anos, vivo. (Revista Espírita)
- O tempo. (Impressões de uma alma, em desdobramento, momentos antes de sua desencarnação.) — J. A. Nogueira.
- O transporte revelador. (Jovelino Soares, o que desejava intensamente experimentar o desdobramento somático.) — Humberto de Campos.
- Os livros do Dr. Inácio Ferreira. — Relatos de Geraldo Lemos Neto em torno de Chico Xavier.
- Senhorita Indermuhle. (Revista Espírita)
- Sonhos e desdobramentos. (Questões sobre o tema.) — Emmanuel.
- Sono e desprendimento e Aspectos do desprendimento. — André Luiz
- Transes psíquicos. (Estudos Espíritas)
- Visão de Eurípedes (ocorrida durante um desdobramento.) — Hilário Silva.
- Visitas espíritas entre pessoas vivas. (O Livro dos Espíritos)
OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA
- Desdobramento entre os Espíritos desencarnados: Confira a experiência de André Luiz no capítulo 36, item 2 do livro Nosso Lar: “Eu sabia, perfeitamente, que deixara o veículo inferior no apartamento das Câmaras de Retificação, em “Nosso Lar”, e tinha absoluta consciência daquela movimentação em Plano diverso.”
- Epimênides alegava que podia “viajar fora do seu corpo”.
- Obs. Não confundir “desdobramento ou emancipação da alma” com o atual conceito escatológico cristão do arrebatamento, vide: † e † | Paulo em sua 2ª Epístola aos Coríntios, capítulo 12, versículos 2 a 4, relata sua experiência pessoal quando “foi arrebatado até ao terceiro Céu”.
- Projeção da consciência ou viagem astral. †
- Vide nos itens 6 e 7 do artigo A jovem cataléptica da Suábia: Sobre o estado que chamamos emancipação da alma. O perigo de morte nas experiências de desdobramento que envolvam um desprendimento profundo do Espírito em relação ao corpo.
- Vide no item 5 do artigo Comunicação coletiva a resposta de Um Espírito sobre esta pergunta: No número destes Espíritos não há alguns encarnados, neste ou noutro mundo e, neste caso, como se podem comunicar?
- Vide no livro “Nos domínios da mediunidade”, capítulo 21, item 3: Desdobramento no leito de morte: Um dos tipos habituais de comunicação nas ocorrências de morte; e no capítulo 24, item 5, os cuidados dispensados, em desdobramento durante o sono, por uma irmã a seus familiares enfermos. Breve esclarecimento sobre desdobramentos somáticos.
- Vide no livro “Obreiros da vida eterna” capítulo 9, item 2: O grande movimento de encarnados em desdobramento pelo sono que afluem à Casa Transitória de Fabiano durante a noite. No capítulo 12, item 3: Impressões dos diversos amigos em desdobramento espiritual, conduzidos à Casa Transitória de Fabiano pelo Assistente Jerônimo e seus colaboradores. No capítulo 17: Fábio desencarnado, recebe a visita da esposa conduzida em desdobramento até a Casa Transitória.
- Vide no livro “No Mundo Maior” capítulo 1, item 3. O Instrutor Eusébio presidiria uma reunião em recinto formado pela natureza com aproximadamente mil e duzentas pessoas, sendo que oitenta por cento seriam aprendizes encarnados, semilibertos pelo sono.
- Vide no livro “Entre a Terra e o Céu” no capítulo intitulado Estudando sempre: Inconveniência em se manter perfeitas lembranças dos momentos felizes vividos durante desdobramentos somáticos. E nos capítulos 15 e 16 as ocorrências de desdobramento somático Mário Silva e Amaro. No capítulo 24, item 2: Odila apresentando grande renovação interior recebe a visita de Amaro, que, em desdobramento somático, é levado à sua presença na casa de recuperação onde fora internada por Irmã Clara. No capítulo 39: Zulmira e Antonina, em desdobramento, excursionam ao Lar da Bênção.
- Vide no livro “Luz bendita” dois casos de bicorporeidade e, um fato de bicorporeidade, ocorridos com o Chico.
AFORISMOS E CITAÇÕES
- Conheço um homem em Cristo, que há catorze anos foi arrebatado até ao terceiro Céu, se foi no corpo não o sei, ou se fora do corpo, também não sei, Deus o sabe. E conheço a esse tal homem (se foi no corpo, ou fora do corpo, não o sei, Deus o sabe), Que foi arrebatado ao paraíso, e que ouviu lá palavras misteriosas, que não é permitido a um homem referir. — Paulo. ( † )Tx57
- Aguardemos a noite, porque enquanto o corpo físico se refaz a alma invariavelmente procura o lugar ou o objeto a que imanta o coração. — Clarêncio. ( † )Tx57
EMANCIPAÇÃO DA ALMA. — Estado particular da vida humana durante o qual a alma, desprendendo-se de seus laços materiais, recupera algumas das suas faculdades de Espírito e entra mais facilmente em comunicação com os seres incorpóreos. Este estado se manifesta principalmente pelo fenômeno dos sonhos, da soniloquia, da dupla-vista, do sonambulismo natural ou magnético, e do êxtase (V. estas palavras.) — Allan Kardec. ( † )