TEMAS CORRELATOS: Conversão. | Credo. | Cristão. | DEUS. | Devoção. | Discípulo. | Divulgação. | Dízimo. | Dogma. | Fanatismo. | Fé. | Ideia. | Incredulidade. | Mitologia. | Natureza do Cristo. | Prece. | Pregação. | Prontuário de Orações. | Religião. | Religioso. | Testemunho. | Vida espiritual (A vida no Mundo Invisível, na vida Além Morte.)
(AFORISMOS)
- A crente interessada. (O caso de Dona Marcela Fonseca: recitando fórmulas, cantando hinos ou concentrando-se na meditação, somente houve um propósito em sua fé: o pedido.) — Humberto de Campos.
- A escolha do Senhor. (História de Ibraim Al-Mandeb.) — Irmão X.
- A fé religiosa. — Condição da fé inabalável. (O Evangelho)
- A fé religiosa. — Emmanuel.
- A fé vitoriosa. — Neio Lúcio.
- A paixão de Jesus. (Espíritas, busquemos o povo, a verdadeira paixão de Jesus, convivendo com ele, sentindo-lhe as dores, e servindo-o sem intenções secundárias.) — Ewerton Quadros.
- À procura da fé. — Emmanuel.
- A produção de fenômenos que induzam à crença, (uma espécie de materialismo que, com tristeza, vemos grassar entre os espíritas.) — Chico Xavier.
- A promoção. (História de Jonaquim.) (Versos) — Maria Dolores.
- A surpresa do crente. — Irmão X.
- As cinco alternativas da Humanidade. — I. Doutrina Materialista. — II. Doutrina Panteísta. — III. Doutrina Deísta. — IV. Doutrina Dogmática. — V. Doutrina Espírita. (Obras Póstumas)
- As três sendas. (O caminho mais nobre para a integração com Deus.) — Irmão X.
- Abrigo. (O abrigo da fé.) — Emmanuel.
- Agradar. (Estudo da epístola de Paulo aos Romanos 15.2: “Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificações.”) — Emmanuel.
- Alterações na fé (daqueles que se bandearam não só para a indiferença mas também para a negação. Estudo da epístola de Paulo aos Romanos 12.21: “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem.”) — Emmanuel.
- Ao crente. [Idem] (Soneto) — Auta de Souza.
- Ao partir do pão. (Dos candidatos à fé que sem garantia financeira, sem caprichos satisfeitos, não comungam na crença renovadora. Interpretação da passagem de Lucas 24.35: “E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles foi conhecido ao partir do pão.”) — Emmanuel.
- Aos crentes. (Versos) — Alphonsus de Guimaraens.
- Apelo fraternal. (Não guardes em vão a fé que o Céu te conferiu.) — Augusto Silva.
- Aprendamos, no entanto. (Estudo da epístola de Paulo, 1 Timóteo 4.15: “Medita estas coisas, ocupa-te nelas para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.”) — Emmanuel.
- Armai-vos. (Estudo da epístola de Paulo aos Efésios 6.13: “Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.”) — Emmanuel.
- Assuntos da fé. (Versos) — Pedro Silva.
- Até Moisés. (Quando Euclides Brandão desencarnou, aguardava imediato ingresso ao paraíso. Vivera de Bíblia na mão.) — Irmão X.
- Atendamos ao Bem. (A ligação com o Cristo, a comunhão com a Divina Luz, não dependem do modo de interpretar as revelações do Céu. Interpretação da passagem de Mateus 25.40: “Em verdade vos digo que quantas vezes o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes.”) — Emmanuel.
- Avancemos além. (Não basta situar nossa alma no pórtico do templo e aí dobrar os joelhos reverentemente. Estudo da epístola de Paulo aos Hebreus 6.1: “Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina do Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas.”) — Emmanuel.
- Basta lembrar (os testemunhos de Jesus.) — Emmanuel.
- Carta aos crentes. (Versos) — Casimiro Cunha.
- Carta aos crentes novos. — Casimiro Cunha.
- Cartão sem sê-lo. (Soneto) — Alfredo Nora.
- Comer e beber (na presença do Mestre. Interpretação da passagem de Lucas 13.26: “Então, começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença e tens ensinado nas nossas ruas.”) — Emmanuel.
- Condição comum. (A comunidade dos crentes pousa os olhos nos homens falíveis. Interpretação da passagem de Marcos 9.24: “Imediatamente, o pai do menino, clamando com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade.”) — Emmanuel.
- Confessar o Cristo. (Desde a ascensão de Constantino ao poderio romano, milhões de criaturas hão confessado Jesus com os lábios.) — Emmanuel.
- Confessar o Mestre. [Idem] [Idem] (Interpretação da passagem de Lucas 12.8: “E digo-vos que tudo aquilo que me confessam diante dos homens, também o Filho do Homem o confessará, diante dos anjos de Deus.”) — Emmanuel.
- Contendas religiosas. — Adelino de Carvalho.
- Convencer-se e converter-se. (Fácil convencer-se alguém da Verdade do Senhor; difícil, porém, converter-se ao Senhor da Verdade.) — Emmanuel.
- Convicções. (Aos que rogam manifestações evidentes da Esfera Superior.) — Emmanuel.
- Coragem da fé. (O Evangelho)
- Costumes. (Norma de conduta em relação às crenças e costumes.) — Emmanuel.
- Crê. (Soneto) — Antero de Quental.
- Crê e segue. (Interpretação da passagem de João 17.18: “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.”) — Emmanuel.
- Crê e serve. — Emmanuel.
- Crê e vive. (Interpretação da passagem de Mateus 13.31: “O Reino dos Céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou, e semeou no seu campo.”) — Emmanuel.
- Credo Espírita. — Allan Kardec.
- Credo espírita. (Preâmbulo de um programa das crenças espíritas.) — Allan Kardec.
- Crença. (Soneto) — Antero de Quental.
- Crença. (Estudo da epístola de Tiago 2.19: “Crês que há um só Deus e fazes bem. Mas os demônios também o creem e estremecem.”) — Emmanuel.
- Crença espírita. — Chico Xavier.
- Crenças. — Emmanuel.
- Crer e agir. — Emmanuel.
- Crer em vão. (Estudo da epístola de Paulo, 1 Coríntios 15.2: “Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se não é que crestes em vão.”) — Emmanuel.
- Culto Espírita. (O Culto Espírita, expressa veneração aos princípios evangélicos que ele mesmo restaura. Interpretação da passagem de Mateus 5.17: “Não penseis que eu tenha vindo destruir a lei ou os profetas: não os vim destruir, mas cumpri-los.”) — Emmanuel.
- Diante da fé. (Para que a nossa fé não nos aprisione nas grades do fanatismo.) — Emmanuel.
- Diante da Justiça. [Idem] (Estudo da epístola de Tiago 2.14: “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? porventura a fé pode salvá-lo?”) — Emmanuel.
- Diante da Providência. (A melhor maneira de apresentar-se a Deus. Estudo da epístola de Paulo, 2 Timóteo 2.15: “Procura apresentar-te a Deus, aprovado como obreiro que não tem de que se envergonhar…”) — Emmanuel.
- Diferença. (Entre crer em Deus e fazer-Lhe a Sublime Vontade. Estudo da epístola de Tiago 2.19: “Crês que há um só Deus: fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem.”) — Emmanuel.
- Em tudo. (Estudo da epístola de Paulo, 2 Coríntios 6.4: “Tornando-nos recomendáveis em tudo: na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias.”) — Emmanuel.
- Espiritismo na fé. (Interpretação da passagem de Marcos 16.17: “E estes sinais seguirão aos que crerem; em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas.”) — Emmanuel.
- Estudos da fé. (Versos) — Trovadores diversos.
- Falta de fé. (Das motivações diversas para a incredulidade. Estudo da epístola de Paulo aos Romanos 14.1: “Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões.”) — Emmanuel.
- Fé I. (espírita) — Emmanuel
- Fé II. (A árvore da fé viva não cresce no coração, miraculosamente. Interpretação da passagem de Marcos 4.19: “Mas os cuidados deste mundo, os enganos das riquezas e as ambições doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, que fica infrutífera.”) — Emmanuel.
- Fé e ação. (Interpretação da passagem de Mateus 7.21: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus; mas sim o que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse entrará no reino dos céus.”) — Emmanuel.
- Fé e coragem. — Emmanuel.
- Fé e caridade. — André Luiz.
- Fé e cultura. [Idem] [Idem] (Estudo da epístola de Paulo aos Romanos 14.1: “Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões.”) — Emmanuel.
- Fé e defesa. (Versos) — Jair Presente.
- Fé e fanatismo. (Versos) — Belmiro Braga.
- Fé em Deus. (As expressões da fé em Deus entre profetas e guerreiros e a exemplificada por Jesus, que o Espiritismo nos revela.) — Emmanuel.
- Fé inoperante. (Estudo da epístola de Tiago 2.17: “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.”) — Emmanuel.
- Fé raciocinada. (Tua fé raciocinada constituirá a lâmpada que Allan Kardec te colocou nas mãos.) — Emmanuel.
- Fé viva. — Emmanuel.
- Felizes os que têm Deus. [Idem] (Soneto) — Cruz e Souza.
- Fenômenos e nós. (O homem quer ver para crer.) — André Luiz.
- Fidelidade. (Interpretação da passagem de Lucas 17.5: “Disseram então os apóstolos ao Senhor: — Acrescenta-nos a fé.”) — Emmanuel.
- Filha rebelde (à crença.) — Irmão X.
- Firmes e serenos. (Continuemos firmes em nossas convicções e serenos na fé!) — Margarida.
- Firmeza e constância. (Estudo da epístola de Paulo, 1 Coríntios 15.58: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão.”) — Emmanuel.
- Homens de fé. (Quem são? Interpretação da passagem de Mateus 7.24: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha.”) — Emmanuel.
- Iluminemos o santuário. (Advertência às pessoas que se declaram afastadas da luz eterna, deserdadas da fé. Estudo da epístola de Paulo, 2 Coríntios 6.12: “Pois nós somos um santuário do Deus vivo.”) — Emmanuel.
- Indagação oportuna. (Interpretação da passagem de Atos 19.2: “Disse-lhes: — Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes?”) — Emmanuel.
- Lembrai a chama. (Soneto) — João de Deus.
- Liberdade de consciência. — Francisco Xavier.
- Lutas da fé. — Emmanuel.
- Maldição. (Estudo da epístola de Judas, 9: “Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: — O Senhor te repreenda.”) — Emmanuel.
- Membros divinos. (Estudo da epístola de Paulo, 1 Coríntios 12.27: “Ora vós sois corpo do Cristo e seus membros em particular.”) — Emmanuel.
- Na construção do Mestre. (Estudo da epístola de Paulo, 1 Coríntios 12.27: “Ora, vós sois o corpo do Cristo e seus membros em particular.”) — Emmanuel.
- Na edificação (da crença proveitosa.) — Irmão X.
- Na senda renovadora. (Interpretação da passagem de Mateus 5.17: “Eu não vim destruir a Lei.”) — Emmanuel.
- Nas trilhas da fé. (Estudo da epístola 2 Pedro 1.1: “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus-Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa…”) — Emmanuel.
- Não confundas. (Estudo da epístola de Paulo aos Romanos 10.11: “Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.”) — Emmanuel.
- Não creias em todos os Espíritos (O Evangelho)
- Não desprezes (Por nada menosprezes quem não crê como crês.) — Emmanuel
- Não é de todos. (Estudo da epístola de Paulo, 2 Tessalonicenses 3.2: “E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus, porque a fé não é de todos.”) — Emmanuel.
- Não falta. (Interpretação da passagem de Marcos 8.3: “E, se os deixar ir em jejum para suas casas, desfalecerão no caminho, porque alguns deles vieram de longe.”) — Emmanuel.
- Não se envergonhar. (Interpretação da passagem de Lucas 9.26: “Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem.”) — Emmanuel.
- Não te esqueças. (Interpretação da passagem de João 12.11: “Porque muitos dos judeus, por causa dele, iam e criam em Jesus.”) — Emmanuel.
- Não tema. (Interpretação da passagem de Marcos 5.36: “Não tema! crê somente.”) — André Luiz.
- Nem todos os que dizem: Senhor! Senhor! entrarão no reino dos Céus. (O Evangelho)
- No banquete fraterno. (Versos) — Guerra Junqueiro.
- No caminho da fé. (Imaginemos a ascensão ao conhecimento superior como sendo uma escada a erguer-se das sombras para a luz.) — Emmanuel.
- No estudo da fé. (Não bastará organizar demonstrações públicas de mediunidade, nem abrir espetáculos à curiosidade indiscreta dos negadores sistemáticos.) — Irmão X.
- No mundo. (A pretexto de exaltar a fé, não podemos fugir do mundo.) — Emmanuel.
- No Portal de Luz. (O anjo e o crente recém-vindo da luta humana.) — Irmão X.
- No roteiro da fé. (Alerta aos que buscam Jesus, fazendo a idolatria em derredor de seus intermediários humanos. Interpretação da passagem de Lucas 9.23: “Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me.”) — Emmanuel.
- Nos caminhos da fé I. (Interpretação da passagem de Mateus 10.32: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai que está nos Céus.”) — Emmanuel.
- Nos caminhos da fé II. (Cada qual tem a fé, segundo pode crer.) — Emmanuel.
- Nos círculos da fé. (Da reverência, onde haja lisura na ideia religiosa.) — Emmanuel.
- Notas de começo. [Idem] (Orientação para o serviço da fé?) — Emmanuel.
- Numa cidade celeste. (Quando Joaquim Pires desencarnou, crente sincero e praticante assíduo que fora do Evangelho, procurou, incontinente, as portas do Céu.) — Irmão X.
- Objetivo da fé. (Estudo da epístola 1 Pedro 1.9: “Alcançando o fim da vossa fé, que é a salvação das vossas almas.”) — Emmanuel.
- O anjo consertador. (O crente enfermo e o Anjo Consertador.) — Irmão X.
- O argumento. (Ante os que não creem como crês, o único argumento edificante de que dispões é o de tua própria conduta, no livro da própria vida.) — Emmanuel.
- O botão. (A muita crença em botão, tentamos impor, à força, a nossa compreensão.) (Versos) — Casimiro Cunha.
- O caminho mais curto (das estradas que nos levam a Deus.) — Emmanuel
- O crente modificado. (O caso de certo devoto que suplicara pela mordomia nos bens materiais para socorro aos necessitados e, após ter-se fartado do manancial da prosperidade terrestre virou outro homem.) — Irmão X.
- O devoto desiludido. [Idem] (O caso do devoto que admitia piamente que a prece dispensava as boas obras.) — Irmão X.
- O eterno abrigo. (Soneto) — João de Deus.
- O filho ocioso. (Parábola simbolizando o crente ocioso, que embora conhecendo as leis do Pai, vivia na crença sem obras.) — Neio Lúcio.
- O imperativo da ação. (O Reino Divino guarda o imperativo da ação por ordem fundamental.) — Neio Lúcio.
- O inesperado. (Batuíra, Augusto Cezar e um amigo visitam um sanatório no Mundo Espiritual. Os crentes improdutivos.) — Augusto Cezar.
- O mundo e a crença. (Interpretação da passagem de Marcos 15.32: “O Cristo, o Rei de Israel, desça agora da cruz, para que o vejamos e acreditemos.”) — Emmanuel.
- O tempo do Senhor. (Oração e trabalho, fé e obras. Referência a um dos mandamentos da Lei.) — Irmão X.
- O valor da fé. (Discussões em nome da fé.) — Emmanuel.
- O viajor e a Fé. (Versos) — Carmen Cinira.
- Os falsos devotos. — Delphine de Girardin.
- Pela obra grandiosa da restauração das crenças puras. — Maria João de Deus.
- Pode acreditar. — André Luiz.
- Prazer e fé. (Versos) — Jair Presente.
- Preconceito (religioso. Como melhorar a convivência com as pessoas que acreditam que o Espiritismo é um erro, quando o livre-arbítrio não é respeitado dentro de casa, onde o pai segue um caminho e, por se considerar mais experiente, não aceita a religião escolhida pelos filhos?) — Emmanuel.
- Privações do corpo e provações da alma. (Reflexões a respeito da crença na eficácia de sacrifícios, promessas, votos, penitências, autocastigos, jejuns, mortificações, amuletos, talismãs, etc.) — André Luiz.
- Quando há luz. (Estudo da epístola de Paulo, 2 Coríntios 5.14: “O amor do Cristo nos constrange.”) — Emmanuel.
- Recebeste a luz? (Interpretação da passagem de Atos 19.2: “Recebestes o Espírito Santo quando crestes?”) — Emmanuel.
- Reconheçamos, porém (que a palavra do Evangelho é demasiado clara ao proclamar a necessidade do Cristo em nossa vida, sentimento, ideia, ação e conduta. Estudo da epístola de Paulo aos Romanos 8.9: “…Mas se alguém não tem o Espírito do Cristo, esse tal não é dele.”) — Emmanuel.
- Respeito devido às crenças passadas. — Lacordaire. (Revista Espírita)
- Ricamente. (Estudo da epístola de Paulo aos Colossenses 3.16: “A palavra do Cristo habite em vós, ricamente…”) — Emmanuel.
- Rumo ao porvir. (Prossigamos avante na reedificação do Templo Espiritual da crença, unindo as nossas esperanças em Cristo) — Emmanuel.
- Se crês em Deus. — Emmanuel.
- Se tens fé. — Emmanuel.
- Segue-me! E ele o seguiu… [Idem] (Interpretação da passagem de Marcos 2.14: “E passando, viu Levi, filho de Alfeu e disse-lhe: — Segue-me. E, levantando-se, o seguiu.”) — Emmanuel.
- Sem esmorecer. (Tua fé — tua armadura e teu crisol) — Emmanuel.
- Superstição. (Revista Espírita)
- Profissão de fé semiespírita. (Revista Espírita)
- Traço espírita. (O traço de sua convicção espírita em cada atitude.) — André Luiz.
- Tu e tua casa. (Aos que se sentem profundamente isolados no lar, no capítulo da crença religiosa. Interpretação da passagem de Atos 16.31: “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus-Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa.”) — Emmanuel.
- Verdade e crença. (Interpretação da passagem de João 8.46: “E se vos digo a verdade, por que não credes?”) — Emmanuel.
- Viver pela fé. (Estudo da epístola de Paulo aos Romanos 1.17: “Mas o justo viverá pela fé.”) — Emmanuel.
OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA
- A crença de cada um, a crença em pitonisas, adivinhos, horóscopos, etc.? ( † )
- Crença. (Filosofia.) †
- Crença. (Citações e frases célebres sobre o tema.) †
- Há alguma diferença entre a crença e a iluminação? ( † )
- O Espiritismo veio ao mundo para substituir as outras crenças? ( † )
- Discurso do Sr. Allan Kardec sobre o Espiritimo e outras crenças. (Sumário) (Revista espírita)
Em seu nascimento, teve o Cristianismo que lutar contra uma potência terrível: o Paganismo, então universalmente espalhado. Não havia entre eles qualquer aliança possível, como não há entre a luz e as trevas. Numa palavra, não poderia propagar-se senão destruindo o que havia. Assim, a luta foi longa e terrível, de que perseguições são a prova. O Espiritismo, ao contrário, nada tem a destruir, porque assenta suas bases no próprio Cristianismo, sobre o Evangelho, do qual é simples aplicação. Concebeis a vantagem, não de sua superioridade, mas de sua posição. Não é, pois, como pretendem alguns, sempre porque não o conhecem, uma religião nova, uma seita que se forma à custa das mais antigas; é uma doutrina puramente moral, que absolutamente não se ocupa dos dogmas e deixa a cada um inteira liberdade de suas crenças, desde que nenhuma impõe. E a prova disto é que tem aderentes em todas, entre os mais fervorosos católicos como entre os protestantes, os judeus e os muçulmanos. O Espiritismo repousa sobre a possibilidade de comunicação com o mundo invisível, isto é, com as almas. Ora, como os judeus, os protestantes e os muçulmanos têm alma como nós, resulta que estas podem comunicar-se, tanto com eles quanto conosco, e que, consequentemente, eles podem ser espíritas como nós. — Allan Kardec.- O Espírito, antes de reencarnar, escolhe também as crenças ou cultos a que se deverá submeter nas experiências da vida? ( † )
- O radicalismo em matéria de fé pode ser encarado como obsessão? ( † )
- Os pais espiritistas devem ministrar a educação doutrinária a seus filhos ou podem deixar de fazê-lo invocando as razões de que, em matéria de religião, apreciam mais a plena liberdade dos filhos? ( † )
- Vide esclarecimentos de Allan Kardec, no item 5 do artigo Partida de um adversário do Espiritismo para o mundo dos Espíritos: (Sumário) (Revista espírita)
A liberdade de consciência é um dos nossos princípios; nós a queremos para os outros, como a queremos para nós. Só a Deus pertence julgar da validade das crenças e nenhum homem tem o direito de anatematizar em nome de Deus. A liberdade de consciência não tira o direito de discussão e de refutação, mas a caridade ordena não amaldiçoar ninguém.- Vide no item 3 do artigo Modo de protesto de um espírita: O Espiritismo é uma crença. Sobre o respeito que os jornalistas não espíritas devem à liberdade de crença dos espíritas.
- Vide no item 5 do artigo Considerações sobre a prece no Espiritismo: Do respeito e dos deveres em nossa eventual presença em um templo de cuja crença não partilhamos.
- Vide item 6 do artigo Livre pensamento e livre consciência: Porque é lógico crer em Deus e na vida espiritual.
- Vide no item 2 do artigo As três filhas da Bíblia. (Sumário) (Revista espírita)
Da transição ou transformação nas crenças humanas; o aparecimento das seitas; razão do Cristianismo ter sucedido ao paganismo, do fetichismo árabe ser substituído pelo Islamismo e do Protestantismo e da Igreja grega se separarem do Catolicismo romano. A incredulidade também é transição.- Vide nos itens 1 e 2 do artigo Galileu: A propósito do drama em versos do Sr. Ponsard. (Sumário) (Revista espírita)
Das crenças que o homem possuía relativas à Criação, ao Céu e ao inferno:
O erro de suas crenças sobre a origem e o destino da humanidade tinha como causa sua ignorância das verdadeiras leis da Natureza.
Contribuição de Galileu na revolução das crenças.
Contrastes da crença espírita com alguns dogmas das religiões tradicionais.- Vide no item 2 do artigo O Jornal La Solidarité sobre as consequências do Espiritismo para a humanidade: A existência do mundo invisível em meio de nós, parte integrante da humanidade terrena, desaguadouro das almas desencarnadas e fonte das almas encarnadas, é um fato capital, imenso; é toda uma revolução nas crenças.
AFORISMOS E CITAÇÕES
- Não temas! crê somente. — Marcos. ( † )
- Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade. — Marcos. ( † )
- Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem. — Jesus. ( † )
- E digo-vos que tudo aquilo que me confessam diante dos homens, também o Filho do Homem o confessará, diante dos anjos de Deus. — Jesus. ( † )
- Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. — Jesus. ( † )
- Porque muitos dos judeus, por causa dele, iam e criam em Jesus. — João. ( † )
- Não se turbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. — Jesus. ( † )
- Disse-lhes: — Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? ( † )
- Mas o justo viverá pela fé. — Paulo. ( † )
- …Mas se alguém não tem o Espírito do Cristo, esse tal não é dele. — Paulo. ( † )
- Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões. — Paulo. ( † )
- Tens uma convicção; guarda-a para ti mesmo, diante de Deus. Feliz é aquele que não se condena a si mesmo no ato a que se decide. — Paulo. ( † )
- Pois nós somos um santuário do Deus vivo. — Paulo. ( † )
- Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? porventura a fé pode salvá-lo? — Tiago. ( † )
- Crês que há um só Deus e fazes bem. Mas os demônios também o creem e estremecem. — Tiago. ( † )
- Alcançando o fim da vossa fé, que é a salvação das vossas almas. — Pedro. ( † )
- E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude e à virtude a ciência… — Pedro. ( † )
- Por absurda que seja, uma ideia supersticiosa repousa quase sempre sobre um fato real, mas que a ignorância desnaturou, exagerou ou interpretou falsamente. — Allan Kardec. ( † )
- A crença no Espiritismo só é proveitosa para aquele de quem se pode dizer: hoje está melhor do que ontem. — Allan Kardec. ( † )
- Homens de todas as castas, de todas as seitas e de todas as cores, vocês são todos irmãos, pois Deus os chama a todos para ele; estendam-se pois as mãos, qualquer que seja sua maneira de adorá-lo, e não atirem o anátema, pois o anátema é a violação da lei de caridade, proclamada pelo Cristo. — Allan Kardec. ( † )
- Se se dissesse que a superstição era filha da realidade, o conceito seria tomado como um paradoxo. Contudo nada mais verdadeiro: não há superstição que não repouse sobre um fundo real. — Allan Kardec. ( † )
- Sem dúvida crer é alguma coisa, porque já é um pé colocado no bom caminho; mas a crença sem a prática é letra morta. — Allan Kardec. ( † )
- Não há fé inabalável senão a que pode olhar a razão face a face em todas as idades da humanidade. — Allan Kardec. ( † )
- Sem vida nova em Jesus || Nossa crença é muito estranha… || A raposa muda a pele || Conservando a velha manha. — Casimiro Cunha. ( † )Tx24
- Não julgueis esteja a fé consagrada ao menor esforço. Qual ocorre à ciência, a religião tem o seu trabalho específico no mundo. Força equilibrante do pensamento, seus servidores são chamados a colaborar na harmonia da mente humana. Na atuação da fé positiva reside a força reguladora das paixões, dos impulsos irresistíveis da animalidade de que todos emergimos no processo evolucionário que nos preside à existência. — Eusébio. ( † )Tx33
- Quando notarmos a presença de um crente de boa palavra, mas sem o íntimo renovado, dirigindo-se ao Mestre como um prisioneiro carregado de cadeias, estejamos certos de que esse irmão pode estar à porta do Cristo, pela sinceridade das intenções; no entanto, não conseguiu, ainda, a penetração no santuário de seu amor. — Emmanuel. ( † )Tx38
- Quem não consegue crer em Deus está doente. — Emmanuel. ( † )Tx38
- Crê em Deus e crê em ti mesmo. A majestade da árvore frondosa dorme embrionária na minúscula semente. — Mariano. ( † )Tx46
- Nas escolas religiosas, existem crentes célebres pela grandeza dos seus conhecimentos e teorias, mas, como acontece à famosa Vênus de Milo, requestada pela pureza de suas linhas, não têm braços para ajudar a ninguém. — Mariano. ( † )Tx46
- O bem está em toda parte e quem é fiel a Jesus na posição em que o venera e ama deve ser sempre honrado pelos companheiros da mesma fé. — Neio Lúcio. ( † )Tx83
- O culto espírita possui um templo vivo em cada consciência na esfera de todos aqueles que lhe esposam as instruções, de conformidade com o ensino de Jesus: “O reino de Deus está dentro de vós” e toda a sua teologia se resume na definição do Evangelho: “a cada um por suas obras”. — Emmanuel. ( † )Tx89
- Do cultivo da crença raciocinada, no santuário da Inteligência, nascem os frutos substanciosos da certeza no porvir. — André Luiz. ( † )Tx93
- Toda convicção merece respeito. — André Luiz. ( † )Tx93
- Quem recebe uma fé raciocinada para o coração e para a cabeça, qual acontece na Doutrina Espírita ajustada ao Evangelho de Jesus, adquiriu o mais alto instrumento que se pode obter do mundo para construir em si mesmo a elevação do próprio destino. — Albino Teixeira. ( † )
- Ai daquele que não tem, || No vento da insegurança, || Uma lanterna de crença || Que lhe resguarde a esperança. — Francisco Ricardo ( † )Tx106
- Não é a tua crença sectária, embora fervorosa, que te guiará à sublimação na vida espiritual, depois da morte do corpo e, sim, os teus atos de bondade santificante, que serão testemunhas permanentes de tua alma, onde estiveres. — André Luiz. ( † )Tx127
- A coragem da fé começará sempre através da veemência com que exponhamos as próprias ideias, diante da verdade, entretanto, só se realizará em nós e por nós, quando tivermos a necessária coragem para compreender todos os homens, — ainda mesmo os nossos mais ferrenhos perseguidores, — como nossos verdadeiros irmãos e filhos de Deus. — Emmanuel. ( † )Tx128
- Buscar Deus nas horas calmas || De coração calmo e atento || É a maneira de encontrá-lo || Nos dias de sofrimento. — Sebastião Lasneau. ( † )Tx138
- Analisa a própria crença || Onde colocas a fé || Segundo aquilo que pensa || Assim a pessoa é. — Ciro Silva. ( † )Tx138
- A própria vida onde estejas || Na pauta de tuas crenças, || Traz tudo quanto desejas || Mais depressa do que pensas. — Ormando Candelária. ( † )Tx150
- Em matéria de fé, procura acatar o modo pelo qual esse ou aquele irmão se coloca à busca de Deus, porque, se para cada cidade terrestre dispomos de trilhas numerosas, imagina quantas vias de acesso existirão para o acesso aos Lugares Divinos. — Emmanuel. ( † )Tx153
- Estranha crença em João Luz. || No Retiro de Água Rasa, || Dizia seguir Jesus || Mas nunca saiu de casa. — Cornélio Pires. ( † )Tx155
- Tal qual sucede na crença || Razão que sobe de nível || Descobre, pesquisa e pensa || Muita cousa intraduzível. — José Albano. ( † )Tx155
- Se a crença em Deus te conforta, || Na provação dura e grave, || Não lhe arrebentes a porta || Da qual já te deu a chave. — Cornélio Pires. ( † )Tx155
- O homem percebe a vida, || Estuda, corta, examina, || Mas sem Deus no coração || Não entende patavina. — Milton da Cruz. ( † )Tx155
- Quando no mundo, ante o Cristo, || Sempre tive em minha fé, || Muita lembrança de Pedro, || Muita cousa de Tomé. — Lamartine Babo. ( † )Tx155
- Filho pródigo. ( † ) de Deus || É aquele que aceita a fé, || Mas quando chega o serviço || Pede porta e dá no pé. — Lamartine Babo. ( † )Tx178
- O homem que busca Deus || Rogando sinais de escol, || Parece que acende a vela, || A fim de encontrar o sol. — Jesus Gonçalves. ( † )Tx178
- Bendito o verbo que ensina || O caminho redentor, || Unindo a ciência e a fé || No mesmo laço de amor. — Oscar Batista. ( † )Tx178
- Ampara-te na fé em Deus, seja qual seja o campo religioso em que estagies, construindo resistência íntima com os recursos do conhecimento e do amor. — Emmanuel. ( † )Tx181
- A luz da religião || Que nos cabe recompor || É a que nasceu de Jesus, || Na crença chamada Amor. — Jovino Guedes. ( † )Tx215
- Fé viva, em cada existência, || Antecede-se ao porvir, || Achando a luz que a ciência || Não pode ainda atingir. — Sylvio Fontoura. ( † )Tx222
- Espantado, penso nisto: || Há pecadores no bem || E há muito amigo do Cristo || Que não ajuda a ninguém. — Jaks Aboab. ( † )Tx222
- Nunca entendi Léo Armando || Que, no Sítio do Cascalho, || Viveu e morreu rezando, || Mas nada quis com trabalho. — Cornélio Pires. ( † )Tx222
- Quando a fé nos elucida, || Iluminando a razão, || A esperança, em nossa vida, || Faz-se divina canção. — Meimei. ( † )Tx222
- Se alguém te despreza a fé, || Não te agastes… Pensa nisto: || O que seria do mundo || Sem a presença do Cristo? — Sabino Batista. ( † )Tx243
- Fé que te ampara e elucida? || Não rixes, por isso, em vão. || Trabalho na própria vida || É a mais alta pregação. — Oscar Batista. ( † )Tx255
- Não peças provas de fé || A quem pede do teu pão; || A barriga nunca soube || Se existe religião. — Jair Presente. ( † )Tx259
- Sem o adubo da caridade não haverá fruto na fronde da fé. — André Luiz. ( † )Tx310
- Crê, confia e raciocina || De juízo claro e são. || Jesus nos pede serviço || Não nos pede discussão. — Casimiro Cunha. ( † )Tx312
- Quem diz que a fé propagada || Não serve para os ateus, || Anote: a estrela nos Céus || É um belo cartaz de Deus. — Maria Dolores. ( † )Tx346
- Trabalhar com Jesus, na restauração da fé viva entre os homens, é a grande tarefa do momento, a que os discípulos sinceros do Evangelho não podem fugir. — Emmanuel. ( † )Tx349
- Que ninguém se desagrade || Por sofrer, fazendo o bem; || A fé sem a caridade || É uma anedota no Além. — Sylvio Fontoura. ( † )Tx372
- Na Bíblia, a história de Jonas || É o caso que me estonteia: || Vê-lo sair são e salvo || Do ventre de uma baleia. — Lamartine Babo. ( † )Tx372
- O homem de alma sofrida || Quer milagres para crer, || Carrega, porém, consigo || O prodígio de viver. — Maria Dolores. ( † )Tx382
- Em lides religiosas || Eu nunca soube por quê; || Pessoa que mais fala em fé || É aquela que menos crê. — Cornélio Pires. ( † )Tx411
- Muito ajuda a si e aos outros || A fé que procura um Templo; || Esperança dá coragem, || Caridade é o bom exemplo. — Cornélio Pires. ( † )Tx413
- Os que dizem ser da fé, || Atingem números loucos; || A crença tem multidão, || O serviço muito poucos. — Cornélio Pires. ( † )Tx416
- Todos nós somos de Deus || Tanto os ateus, quanto os crentes || O uso do livre-arbítrio || É que nos faz diferentes. — Cornélio Pires. ( † )Tx417
- Feliz quem recebe e traz || A luz da crença bendita, || Só a fé suporta em paz || A prova que não se evita. — Marques da Cruz. ( † )Tx437