TEMAS CORRELATOS: Apóstolo. | Aprendizado. | Crença. | Cristão. | Cristo. | Devoção. | Ensinamento. | Estudo. | Evangelho. | Evangelização. | Jesus Cristo. | Obreiro.
(AFORISMOS)
- A discípula. — Nina.
- A família Zebedeu. (O chamamento de Tiago e João.) — Humberto de Campos.
- A ilusão do discípulo (sobre Judas Iscariotes.) — Humberto de Campos.
- Além dos outros. (Jesus espera algo mais do discípulo. Interpretação da passagem de Mateus 5.46: “Não fazem os publicanos também o mesmo?”) — Emmanuel.
- Ao encontro do Mestre. (A senda do discípulo do Senhor.) — Agostinho.
- Aos discípulos. (Estudo da epístola de Paulo, 1 Coríntios 1.23: “Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos.”) — Emmanuel.
- Aos discípulos de Jesus. (Soneto) — Amaral Ornellas.
- Amigos do Senhor. [Idem] (Prosa) — Maria Dolores.
- Candidato impedido. — Irmão X.
- Carta aos discípulos. (Versos) — Casimiro Cunha.
- Contra a insensatez. (Estudo da epístola de Paulo aos Gálatas 3.3: “Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?”) — Emmanuel.
- Desajuste aparente (do discípulo da nossa Doutrina Consoladora.) — Emmanuel.
- Destruição e miséria. (Desventurado o discípulo que não segue o Mestre que encontrou. Estudo da epístola de Paulo aos Romanos 3.16: “Em seus caminhos há destruição e miséria.”) — Emmanuel.
- Diálogo em serviço (entre o discípulo e o Mestre.) — Meimei.
- Diferenças. (Interpretação da passagem de João 13.35: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”) — Emmanuel.
- Direito sagrado. (Estudo da epístola de Paulo aos Filipenses 1.29: “Porque a vós foi concedido, em relação ao Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele.”) — Emmanuel
- Discípulos. (Interpretação da passagem de Lucas 14.27: “E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.”) — Emmanuel.
- Discípulos de um Mestre só. — Lésio Munácio.
- Discípulos do Cristo. — Jacinto Fagundes.
- Discípulos: sal da terra e luz do mundo. (Estudos Espíritas)
- Do discípulo ao mestre. (Duplo soneto.) — Augusto dos Anjos.
- Em cadeias. (Estudo da epístola de Paulo aos Efésios 6.20: “Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.”) — Emmanuel.
- Em combate. (O discípulo sincero do Evangelho vive em silenciosa batalha no campo do coração. Estudo da epístola de Paulo aos Hebreus 12.4: “Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.”) — Emmanuel.
- Embaixadores do Cristo. (Estudo da epístola de Paulo, 2 Coríntios 5.20: “De sorte que somos embaixadores da parte do Cristo.”) — Emmanuel.
- Encontro marcado. (Filho meu, moro no coração da caridade, em cuja luz tenho encontro marcado com todos os aprendizes do bem eterno…) — Meimei.
- Fraternidade dos discípulos de Jesus. — Emmanuel.
- Instruções aos discípulos. (Estudos Espíritas)
- Joana de Khouza [Cusa] (a mulher de rara dedicação e nobre caráter que invariavelmente acompanhava a Jesus.) — Humberto de Campos.
- Maria de Magdala. (Sua beleza lhe escravizara aos caprichos de mulher os mais ardentes admiradores; mas seu espírito tinha fome de amor.) — Humberto de Campos.
- Mestre e aprendiz. (Resposta ao discípulo que lhe pedira ensinasse a orar.) (Conto) — Emmanuel.
- Mestre e discípulo. — André Luiz.
- Meu amigo. (Para servir com Jesus na seara do Evangelho, é preciso abandonar as manhas do homem velho.) — Eurícledes Formiga.
- Na iniciação cristã. (O que representa o hoje e o amanhã na edificação cristã.) — André Luiz.
- Na senda. (Os percalços do discípulo na jornada cristã.) — Bento Pereira.
- Nisto conheceremos. ( Estudo da epístola, 1 João 4.6: “Nisto conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.”) — Emmanuel.
- No serviço cristão. (A ti, meu irmão, que guardas contigo os interesses de muitas almas. Estudo da epístola, 1 Pedro 5.3: “Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.”) — Emmanuel.
- O candidato intelectual. (Um candidato ao novo Reino, que se caracterizava pela profunda capacidade intelectual.) — Irmão X.
- O cristão e o mundo. (O preço que o mundo cobra dos aspirantes ao título de discípulos do Senhor. Interpretação da passagem de Marcos 4.28: “Primeiro a erva, depois a espiga e, por último, o grão cheio na espiga.”) — Emmanuel.
- O discípulo ambicioso. — Irmão X.
- O discípulo de perto. (O que disse Jesus a Efraim, aspirante ao discipulado, que desejava segui-lo bem de perto.) — Irmão X.
- O “mas” e os discípulos. (Estudo da epístola de Paulo aos Filipenses 4.13: “Tudo posso naquele que me fortalece.”) — Emmanuel.
- O mau discípulo. (Versos) — João de Deus.
- O pastor (e a ovelha transviada.) (Conto) — Emmanuel.
- O quinhão do discípulo. — Irmão X.
- Os discípulos. — Humberto de Campos.
- Os discípulos de Jesus. (Estudos Espíritas)
- Os quinhentos da Galileia. — Humberto de Campos.
- Oração do discípulo. — Emmanuel.
- Padrão. (O padrão justo para unir almas ao Senhor. Interpretação da passagem de Atos 11.24: “Porque era homem de bem e cheio do Espírito-Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.”) — Emmanuel.
- Pequena história do discípulo. — Irmão X.
- Por muito se amarem. (Nisso reconhecerão todos que sois meus discípulos.) — Albino Teixeira.
- Prece do discípulo. — Emmanuel.
- Precisamente. (Não te isoles, a pretexto de imperfeição. O discípulo permanece no educandário, precisamente para aprender.) — Emmanuel.
- Programa simples. (Em todo o apostolado cristão, a capital da Boa-Nova é o coração do discípulo.) — Natanael
- Que ovelha somos? (Interpretação da passagem de João 10.14: “Eu sou o bom pastor e conheço as minhas ovelhas e das minhas sou conhecido.”) — Emmanuel.
- Respostas do Alto (ao homem que ansiava encontrar o Cristo de Deus.) — Meimei.
- Saibamos lembrar. (Estudo da epístola de Paulo aos Colossenses 4.18: “Lembrai-vos das minhas prisões.”) — Emmanuel.
- Sois a luz. (Interpretação da passagem de Mateus 5.14: “Vós sois a luz do mundo.”) — Emmanuel.
- Um só Senhor. (Interpretação da passagem de Lucas 16.13: “Nenhum servo pode servir a dois senhores.”) — Emmanuel.
- Velho argumento. (Interpretação da passagem de Atos 26.24: “E aduzindo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: — Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar.”) — Emmanuel.
- Vós, entretanto. (Estudo da epístola de Paulo aos Romanos 15.1: “Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.”) — Emmanuel.
OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA
- No caminho da virtude, o pobre e o rico da Terra podem ser identificados como discípulos de Jesus? ( † )
- O preceito evangélico — “assim pois, aquele que dentre vós não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo”. ( † ) — deve ser interpretado no sentido absoluto? ( † )
AFORISMOS E CITAÇÕES
- E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. — Jesus. ( † )
- Eu sou o bom pastor e conheço as minhas ovelhas e das minhas sou conhecido. — Jesus. ( † )
- Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros. — Jesus. ( † )
- Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. — Jesus. ( † )
- Não peço para que os tires do mundo, mas que os livres do mal. — Jesus. ( † )
- Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo — Jesus. ( † )
- …Mas se alguém não tem o Espírito do Cristo, esse tal não é dele. — Paulo. ( † )
- De sorte que somos embaixadores da parte do Cristo. — Paulo. ( † )
- … Não sou eu já o que vivo, mas Cristo é que vive em mim. — Paulo. ( † )
- Porque a vós foi concedido, em relação ao Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele. — Paulo. ( † )
- Lembrai-vos das minhas prisões. — Paulo. ( † )
- Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. — Pedro. ( † )
- Para o êxito indispensável dos seus esforços remissores, os discípulos não poderão caminhar no mundo sem as marcas da cruz. — Paulo. ( † )Tx17
- Quando o discípulo está preparado, o Pai envia o instrutor. O mesmo se dá, relativamente ao trabalho. Quando o servidor está pronto, o serviço aparece. — Genésio. ( † )Tx21
- Lembra-te irmão, no caminho, || Que o discípulo de escol || É aquele que, meio às sombras, || Revela o Divino Sol. — Casimiro Cunha. ( † )Tx24
- Cada aprendiz há de ser uma página viva do livro que Jesus está escrevendo com o material evolutivo da Terra. O discípulo gravará o Evangelho na própria existência ou então se preparará ao recomeço do aprendizado, porquanto, sem fixar em si mesmo a luz da lição, debalde terá crido. — Emmanuel. ( † )Tx43
- Aprendiz do Evangelho que não improvisa a alegria de auxiliar os semelhantes permanece muito longe do verdadeiro discipulado, porquanto o companheiro fiel da Boa Nova está informado de que Jesus veio para servir, e desvela-se, a benefício de todos, até ao fim da luta. — Emmanuel. ( † )Tx61
- A vida com Jesus pede um cérebro sempre disposto a aprender e um coração sempre inclinado a servir ao supremo bem. — Neio Lúcio. ( † )Tx83
- A alma ligada ao Cristo é flama renovadora atuando no chão, embora vivendo na luz do amor. — Emmanuel. ( † )Tx216
- O discípulo do Senhor não é chamado tão somente ao curso verbal. Aprendizado e aplicação constituem a realização. — Santo Agostinho. ( † )Tx333
- Aceitando a luz do Evangelho na consciência e no coração somos, de imediato, promovidos à condição de cooperadores do Divino Pomicultor, no campo imenso da vida. — Emmanuel. ( † )Tx347
- O discípulo mais feliz é aquele que se sente defrontado pelas maiores oportunidades de servir à elevação dos outros, ainda mesmo com absoluto sacrifício de si próprio, à maneira da lâmpada que se consome para iluminar. — Emmanuel. ( † )Tx348