TEMAS CORRELATOS: Conversão. | Conversação. | Controvérsia. | Divulgação. | Esclarecimento espírita. | Evangelho. | Evangelização. | Exemplificação. | Fala. | Língua, idioma, linguagem. | Palavra. | Palavra e exemplo. | Obra. | Voz.
(AFORISMOS)
- A candeia viva. (Nossa existência é a candeia viva. Interpretação da passagem de Mateus 5.15: “Ninguém acende a candeia e a coloca debaixo do módio, mas no velador, e assim alumia a todos os que estão na casa.”) — Emmanuel.
- A ficha (de João Mateus, distinto pregador do Evangelho na seara espírita.) — Irmão X.
- A porta da palavra. [Idem] (Estudo da epístola de Paulo aos Colossenses 4.3: “Orando também juntamente por nós para que Deus nos abra a porta da palavra…”) — Emmanuel.
- A pregação fundamental. (A história do aprendiz que, precisando trabalhar para prover seu sustento, sofria por não ter a liberdade que desejava para pregar o Evangelho.) — Neio Lúcio.
- A sabedoria do Alto. (Estudo da epístola de Tiago 3.17: “Mas a sabedoria que vem do Alto é pura, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.”) — Emmanuel.
- A tira de papel. (Um caso surgido do acaso.) — Hilário Silva.
- Algumas atitudes que o orador espírita deve evitar. — André Luiz.
- Ao explicador espírita. (Orientação da palavra espírita.) — Emmanuel.
- Aos discípulos. (Estudo da epístola de Paulo, 1 Coríntios 1.23: “Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos.”) — Emmanuel.
- Aprendamos com amor. (Nos comentários do Evangelho guardemos abstenção de referências a outras escolas religiosas, quando essas referências se efetuem num sentido menos edificante.) — Emmanuel.
- Aproveitamento. (Estudo da epístola de Paulo, 1 Timóteo 4.15: “Medita estas coisas; ocupa-te nelas para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.”) — Emmanuel.
- Cães e coisas santas. (Advertência aos aprendizes inquietos na comunicação de dons da fé às criaturas de projeção social. Interpretação da passagem de Mateus 7.6: “Não deis aos cães as coisas santas.”) — Emmanuel.
- Com Cristo. (Soneto) — José do Patrocínio.
- Comunicações. (A história de Rafael Provenzano o sapateiro que queria ser pregador.) — Irmão X.
- Elucidações (quanto à nossa preocupação fundamental. Estudo da epístola de Paulo, 2 Coríntios 4.5: “Porque não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.”) — Emmanuel.
- Espíritas no Evangelho. [Idem] — Emmanuel.
- Falsos discursos. (Estudo da epístola de Tiago 1.22: “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.”) — Emmanuel.
- Festas. (O caso de Filipe Simas, pregador do Evangelho, que havendo superado as mais variadas tentações, seria testado pelos agentes da sombra com homenagens pessoais.) — Irmão X.
- História de uma grande lição. — Relatos de Arnaldo Rocha em torno de Chico Xavier.
- Ide e pregai. (Soneto) — Amaral Ornellas.
- Ide e pregai. (Soneto) — Cruz e Souza.
- “Ide e pregai.” (Soneto) — Francisco Xavier.
- Ide e pregai. (Versos) — Maria Dolores.
- Instantâneo. (O caso do orador que prelecionava sobre a tolerância e não conseguiu suportar o leve toque de uma mariposa em seu rosto.) — Hilário Silva.
- Legendas do tribuno espírita. (Interpretação da passagem de Mateus 12.37: “… Porque pelas tuas palavras serás justificado…”) — Emmanuel.
- Lição na vida. (A mudança do orador, que pregava sobre o desprendimento das riquezas, após receber um telefonema.) (Versos) — Jair Presente.
- Lição viva. (Aos que são contra as advertências e avisos de amigos encarnados ou desencarnados.) — Irmão X.
- Louvor aos pregadores. (Prosa) — Maria Dolores.
- Más palestras. (Estudo da epístola de Paulo, 1 Coríntios 15.33: “Não vos enganeis; as más conversações corrompem os bons costumes.”) — Emmanuel.
- Na pregação (salvacionista. Estudo da epístola de Paulo, 2 Coríntios 12.15: “Eu de muito boa vontade gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado.”) — Emmanuel.
- Não tiranizes. (Recomendações aos pregadores rigorosos e exigentes. Interpretação da passagem de Marcos 4.33: “E, com muitas parábolas semelhantes, lhes dirigia a palavra, segundo o que podiam compreender.”) — Emmanuel.
- O conferencista atribulado. [Idem] (Quão fácil é ensinar com as palavras e quão difícil é instruir com os exemplos.) — Irmão X.
- O doutrinador rigorista. — Humberto de Campos.
- O ensinamento. (Deus, que desabotoa flores perfumadas no pântano, pode colocar as glórias da revelação em lábios ainda impuros.) — André de Cristo.
- O peru pregador. — Neio Lúcio.
- O semeador incompleto. — Irmão X.
- Padrão. (O padrão justo para unir almas ao Senhor. Interpretação da passagem de Atos 11.24: “Porque era homem de bem e cheio do Espírito-Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.”) — Emmanuel.
- Ponderação (na pregação.) — Bezerra de Menezes.
- Pontos do explicador espírita. (Estudo da epístola de Paulo, 2 Timóteo 4.5: “Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.”) — Emmanuel.
- Pregação. — André Luiz.
- Pregação espírita. — Emmanuel.
- Pregação inútil. (Versos) — Jair Presente.
- Pregações. (Interpretação da passagem de Marcos 1.38: “E ele lhes disse: Vamos às aldeias vizinhas para que eu ali também pregue; porque para isso vim.”) — Emmanuel.
- Pregações. (Versos) — Juca Muniz.
- Quando Felisberto voltou. (Quem o visse pregar o Evangelho dar-lhe-ia o nome de apóstolo.) — Humberto de Campos.
- Quando Jesus pregava. (Soneto) — Wenceslau de Queiroz.
- Reajuste. (Confissões de um pregador espírita.) — Manoel da Paz.
- Telefonema inesperado. [Idem] (Laurindo Matoso e seus comentários sobre o dinheiro à face do Cristianismo.) — Irmão X.
OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA
- A concepção do “ide e pregai” é extensível às atividades do trabalhador que leva aos morros e bairros pobres a ajuda material, entregue com alegria e boas palavras? ( † )
- Nova Sociedade Espírita de Bordeaux, um dos primeiros locais onde em uma das sessões semanais se permite, no começo de cada sessão, desenvolver por palestras os grandes princípios da doutrina.
- Pregação †
- Pureza doutrinária nas pregações (v. Doutrina Espírita)
- Sulpício Tarquínius, homem da confiança de Pilatos, narra o episódio em que pode observar Jesus em Cafarnaum, quando o Mestre se servia do crepúsculo para que suas pregações não prejudicassem os camponeses, porque eram feitas geralmente nas horas de ócio e descanso, no intervalo dos trabalhos de cada dia. ( † )
AFORISMOS E CITAÇÕES
- O Senhor dará palavra aos que com grande virtude evangelizam [dão boas novas]. — David. ( † )
- O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio. — Salomão. ( † )
- … Porque pelas tuas palavras serás justificado… — Jesus. ( † )
- … Lhes dirigia a palavra, segundo o que podiam compreender. — Marcos. ( † )
- Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. — Jesus. ( † )
- Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o Evangelho; e isso sem recorrer à habilidade da arte oratória, para que não se desvirtue a cruz de Cristo. — Paulo. ( † )
- Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos. — Paulo. ( † )
- Ai de mim se não pregar o Evangelho! — Paulo. ( † )
- Orando também, juntamente por nós para que Deus nos abra a porta da palavra… — Paulo. ( † )
- Mas, como Deus nos julgou dignos de nos confiar o Evangelho, falamos, não para agradar aos homens, e sim a Deus que sonda os nossos corações. — Paulo. ( † )
- As predicações são ouvidas, por toda a parte; mas a prática, esta, é rara; e daí a necessidade de se habituar a ela com devotamento para que os atos revelem os sentimentos, operando com o espírito de verdadeira humildade. — Emmanuel. ( † )Tx6
- Os filósofos do mundo sempre pontificaram de cátedras confortáveis, mas nunca desceram ao plano da ação pessoal, ao lado dos mais infortunados da sorte. Jesus renovara, com exemplos divinos, todo o sistema de pregação da virtude. Chamando a si os aflitos e os enfermos, inaugurara no mundo a fórmula da verdadeira benemerência social. — Emmanuel. ( † )Tx17
- Falará você na bondade a todo instante, mas, se não for bom, isso será inútil para a sua felicidade. — André Luiz. ( † )Tx34
- Poderás ensinar o caminho celestial a cem mil ouvidos, mas a pregação do exemplo, que converta um só coração ao Infinito Bem, estabelece com mais presteza a redenção do mundo!… — Neio Lúcio. ( † )Tx37
- Discursos sem caridade || — Fraternidade sem portas || Tribunas que não amparam || São sinais de fontes mortas. — Casimiro Cunha. ( † )Tx44
- Daí o valor do culto religioso respeitável, formando ambiente propício à ascensão espiritual, com indiscutíveis vantagens, não só para os Espíritos encarnados que a ele assistem, com sinceridade e fervor, mas também para os desencarnados, que aspiram à própria transformação. Todos os santuários, em seus atos públicos, estão repletos de almas necessitadas que a eles comparecem, sem o veículo denso, sequiosas de reconforto. Os expositores da boa palavra podem ser comparados a técnicos eletricistas, desligando “tomadas mentais”, através dos princípios libertadores que distribuem na esfera do pensamento. Em razão disso, as entidades vampirizantes operam contra eles, muitas vezes envolvendo-lhes os ouvintes em fluidos entorpecentes, conduzindo esses últimos ao sono provocado, para que se lhes adie a renovação. — Áulus. ( † )Tx59
- Pregação sem exemplo é cheque sem fundos. — Emmanuel. ( † )Tx74
- Em toda parte, é necessário sejamos o exemplo do ensino que pregamos, porque, se o Evangelho é a revelação pela qual o Cristo nos entregou mais amplo conhecimento de Deus, a Doutrina Espírita é a revelação pela qual o mundo espera mais amplo conhecimento do Cristo, em nós e por nós. — Emmanuel. ( † )Tx74
- Só pregação para a fome || Cheia de angústia e de insônia || Conversa de caridade || Em traje de cerimônia. — Francisco Ricardo. ( † )Tx106
- Lições de Jesus?… No fundo, || Digo com todo o pesar, || Quando as exponho no mundo, || Apanho em vez de ensinar. — Otávio Kelly. ( † )Tx117
- Dominarás a gramática, adquirindo fino lavor verbalista na ciência da expressão, mas enquanto não articulares a própria linguagem na luz da sinceridade e da compreensão, a tua palavra, conquanto primorosa, não renovará a ninguém. (…) Pregarás tolerância, movimentando conceitos sublimes, mas enquanto não deres de ti mesmo em abnegação e humildade, na desculpa que ofertas, não farás claridade no coração a fim de acertar com o próprio caminho. — Emmanuel. ( † )Tx118
- A palavra de Jesus Exposta seja onde for É sempre luz no caminho Para a vitória do amor. — Souza Lobo. ( † )Tx129
- Quem transmite as lições do Evangelho distribui as riquezas do Senhor e quem as ouve acumula na própria alma os tesouros da Luz Eterna. — Souza Lobo. ( † )Tx129
- Doutrina é planta que pega || Dando colheita de paz, || Mas fruto do que se prega || Só vem de quanto se faz. — José Nava. ( † )Tx138
- Nas regras do bem que traças || Guarda estas notas amigas: || Do que não convém não faças, || Do que não saibas não digas. — Sylvio Fontoura. ( † )Tx138
- Provação a que me entrego || Sob evidente embaraço: || Em tudo aquilo que prego || Tropeço no que não faço. — Milton da Cruz. ( † )Tx150
- Cada palestra em Jesus || No trabalho em que te elevas || É sempre um jato de luz || Rompendo a força das trevas. — Jaks Aboab. ( † )Tx155
- Muita gente prega o Cristo || E diz que o ateu é um zero, || Mas na hora do serviço || É pé para que te quero. — Lamartine Babo. ( † )Tx178
- Conheci muitos amigos || Exaltando o bem e a fé, || Mas se o trabalho surgisse || Corriam dando no pé. — Jaks Aboab. ( † )Tx178
- Tem o Evangelho nos lábios || Na palavra bela e rica, || Que pouco ou nada lhe serve, || De vez que nunca o pratica! — Rangel Coelho. ( † )Tx203
- Pregação de virtude que não se expressa em serviço aos semelhantes, muitas vezes é um escrínio vazio, estruturado em palavras brilhantes. — Emmanuel. ( † )Tx210
- Coitado!… Pregava o bem, || Sempre de cama e agasalho… || Dizia sofrer sem cura || De alergia por trabalho. — Sylvio Fontoura. ( † )Tx215
- Ele falava no bem, || Ensinava e discutia, || Pregava como ninguém, || Pregava, mas não fazia. — Sylvio Fontoura. ( † )Tx222
- Pregava Antônio da Quinta, || Sobre o poder da oração, || Com pau de fogo na cinta || E de azorrague na mão. — Lulu Parola. ( † )Tx255
- Fé que te ampara e elucida? || Não rixes, por isso, em vão. || Trabalho na própria vida || É a mais alta pregação. — Oscar Batista. ( † )Tx255
- Grande bem pregar o bem, || Que o bem sempre nos garante; || Mas praticá-lo na vida || É muito mais importante. — Silveira Carvalho. ( † )Tx346
- É necessário cessar a época do verbalismo vazio. Há muitos séculos a humanidade tem vivido uma época de pura predicação sem exemplos. ( † ) (…) É preciso que se arregimentem os exemplos de predicações pelos atos. ( † ) (…) O tempo da palavra vazia passou. O tempo atual é dos atos. ( † )Tx358 — Emmanuel
- Ao companheiro com fome || Não agridas com sermão. || Atende à sabedoria: || Primeiro lhe dê o pão. — Chiquito de Moraes. ( † )Tx388
- A criatura com fome || Coloca o estômago em luta… || O consolo fala, fala, || Mas o ventre não escuta. — Cornélio Pires. ( † )Tx400