TEMAS CORRELATOS: Fanatismo. | Crença. | Religião.
(AFORISMOS)
- A escolha do Senhor (que desejava entender-se com um dos visitantes do Lar Divino.) — Irmão X.
- A estaca zero. (O caso do crente recém-desencarnado, grande conhecedor da literatura sagrada, inclusive espírita, e que reclamava passagem para o Céu.) — Irmão X.
- A morte do Sr. Bizet, cura de Sétif, um cura exemplar que conhecia o Espiritismo. (Revista Espírita)
- A revelação decisiva para os religiosos e os ateus. — Maria João de Deus.
- Apóstolos de Jesus; santos da Igreja Católica; teólogos; fundadores de religiões e um pastor protestante nas obras completas de Allan Kardec. — Elias Barbosa.
- Conto simples. (Acautele-se no mundo quem oriente, quem dirija e quem aconselhe. O caso de Malaquias Furtado e seu confessor, o padre Elias Gomes.) — Paulo Barreto.
- Fanatismo religioso. (O caso do casal religioso que mantinha a filha amarrada e seviciada, porque a filha fazia mal as preces.) (Revista Espírita)
- Francisco de Assis e outros religiosos. (Católicos e protestantes), na obra mediúnica de Francisco Cândido Xavier. — Elias Barbosa.
- No roteiro da fé. (Alerta aos que buscam Jesus, fazendo a idolatria em derredor de seus intermediários humanos. Interpretação da passagem de Lucas 9.23: “Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me.”) — Emmanuel.
- O abade de Saint-Pierre. (Revista Espírita)
- O enterrado vivo. (O drama de dois sacerdotes enterrados vivos devido à morte aparente, um deles devido à Pena de talião.) — M. Silva.
- O Imã, grão-capelão do Sultão. — Visita de um dignatário da religião muçulmana, Hairoulah-Effendi ao Monsenhor Chigi, Núncio apostólico, e ao Monsenhor Arcebispo de Paris. (Revista Espírita)
- Os mensageiros distraídos. (Parábola dos mensageiros discutidores.) — Neio Lúcio.
- Pombal e os jesuítas. — Humberto de Campos.
- Tolerância e caridade. — Carta do novo Arcebispo de Argel. (Revista Espírita)
OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA
- Pergunta de Alcíone: Como definis a vocação religiosa, padre Damiano? ( † )
- Vide: O que pensa Emmanuel sobre a opção feita por milhares de pessoas entregues à uma religiosidade mística, que se refugiam na intimidade de mosteiros e carmelos. ( † )
AFORISMOS E CITAÇÕES
- Todo escriba instruído nas coisas do Reino dos Céus é comparado a um pai de família que tira de seu tesouro coisas novas e velhas. — Jesus. ( † )
- Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? — Paulo. ( † )
- Se a morte surpreende o materialista revel, descortinando-lhe o realismo da vida, o túmulo abre também o tribunal da reta justiça a quantos se valeram da religião para melhor dissimular a indiferença que lhes povoa o mundo íntimo. — Eusébio. ( † )Tx33
- O sacerdote, no fundo, julga-se um salvador de consciências, com teorias próprias acerca do inferno e do Céu; mas a morte é sempre a ventania arrasadora que lhe arrebata a veste e os símbolos materializados da fé, exibindo-o nu aos olhos espantados do rebanho que ele pretendera doutrinar e conduzir. — Joaquim Arcoverde. ( † )Tx46
- Se o sacerdócio da atualidade quiser operar a renascença do espírito popular, antes que o progresso natural lha imponha, é imprescindível se devote à concretização do Evangelho, na missão de instruir e consolar, em nome do Senhor. Para isto, porém, é necessário estender os braços e apertar alheias mãos em atitude compreensiva, reduzindo a escombros as velhas trincheiras da intolerância e da discórdia. — Joaquim Arcoverde. ( † )Tx46
- Os instrutores religiosos, mais do que doutrinadores, são médicos do espírito que raramente ouvimos com a devida atenção, enquanto na carne. — Joaquim Murtinho. ( † )Tx46
- Satisfazer-se alguém com o rótulo, em matéria religiosa, sem qualquer esforço de sublimação interior é tão perigoso para a alma quanto deter uma designação honorífica entre os homens com menosprezo pela responsabilidade que ela impõe. Títulos de fé não constituem meras palavras, acobertando-nos deficiências e fraquezas. Expressam deveres de melhoria a que não nos será lícito fugir, sem agravo de obrigações. — Um benfeitor. ( † )Tx59