1 Enquanto dolorosos fenômenos políticos e sociais afligem os povos do mundo, a alma humana procura ansiosamente a fé.
2 Angustiado, desiludido, o homem do século vertiginoso, busca a solução do mistério do destino e do ser. Ele sabe que as civilizações vieram e passaram, que as guerras se sucederam às promessas de paz, que numerosos códigos surgiram e desapareceram, que as afirmações científicas e filosóficas não são as mesmas do passado próximo.
3 Onde a estabilidade? Na dominação política?
Não desconhece que Alexandre e Napoleão brilharam, como pirilampos, através de algumas noites.
4 Na cultura intelectual, pura e simplesmente?
A inteligência desvirtuada fortalece os monstros bélicos.
5 No império dos sentidos?
As emoções transitórias não resolvem o problema fundamental da vida.
6 Na satisfação egoística dos interesses individuais?
É possível que a morte física se verifique para cada lutador terrestre em minuto inesperado.
7 Aflito, o transviado do País Divino recorre às religiões antigas, mas o culto externo, aparatoso e convencional, dificulta a visão da consciência.
8 É por isto que o Espiritismo, em sua feição de Cristianismo restaurado, provoca os interesses de todos os trabalhadores do pensamento, sequiosos de libertação espiritual. Acorrem todos aos seus estudos, experiências e benefícios.
9 Urge compreender, todavia, que não se arrebata a luz divina, através dos aparelhos materiais, com que se observam os médiuns humanos, nem se colhe o trigo eterno da verdade à força de interrogatórios e imposições.
10 A aquisição de qualquer utilidade terrestre exige pagamento ou compromisso. A obtenção da fé reclama, por sua vez, determinados valores da natureza espiritual. 11 Buscar-lhe o valor positivo, exibindo um coração carregado de forças negativas das convenções terrestres é o mesmo que reclamar água cristalina da fonte, trazendo um cântaro cheio de vinagre e detritos.
12 Não vale experimentar sem entendimento, responsabilidade, sinceridade e consciência. 13 A fé, ciosa de suas dádivas, não se interessa pelos insensatos, já de si mesmos recomendados à piedade do bem.
14 É por este motivo que Espiritismo sem edificação do homem interior é simples fenômeno e de fenômenos estão repletos todos os recantos da vida. 15 É por isto que a procura da fé, sem a reforma íntima dos interessados, em Jesus Cristo, costuma representar mera aventura da vaidade humana, impermeável à revelação superior, nas densas trevas dos abismos do “eu”.
Emmanuel