TEMAS CORRELATOS: Concessão. | Dogma. | Dons. | Glorificação. | Gratidão. | Justificação. | Misericórdia. | Perdão. | Privilégio. | Salvação. | Talento.
(AFORISMOS)
OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA
DOUTRINA DA GRAÇA. (vide importante NOTA abaixo) — Graça, tem por sinônimo obséquio, favor, benevolência, indulgência, auxílio divino. Paulo em sua epístola aos Gálatas, defende sua autoridade apostólica e dá início a seus primeiros ensinos formais sobre a doutrina da graça. Segundo essa doutrina, Graça é a benignidade e caridade de Deus, para com os homens “não por obras de justiça que tivéssemos feito nós outros” (Tit 3.4,5) Por isso é constantemente contrastada com a antiga Lei em que Deus exige justiça do homem, como, sob a Graça, fornece a justiça que vem Dele pela fé (Rom 3.21,22; 8.4; Fil 3.9). A Lei liga-se com Moisés e as obras; a Graça, com Cristo e a fé (Jo 1.17; Rom 10.4-10). A Lei abençoa aos bons; a Graça salva aos maus (Ex 19.5; Ef 2.19). A Lei exige que a bênção seja merecida; a Graça é um Dom gratuito (Deut 28:1-6; Ef 2:8; Rom 4.4,5). (v. graça na concepção católica.)
(…) O mistério da graça reside apenas na iniciativa de Deus, que odeia o pecado, ao mostrar misericórdia a tais miseráveis culpados; e a revelação suprema de Deus, como o Deus do amor santo, é feita na revelação do modo de seu procedimento na redenção, pelo qual Ele poderia permanecer justo enquanto justificava os ímpios (v. Justificação). Pois neste procedimento estava envolvido o poderoso paradoxo do Juiz infinitamente justo se tornando o substituto do pecador diante de sua própria lei e o Deus infinitamente abençoado recebendo em sua própria lei a penalidade do pecado. — (A dictionary of the Bible : Davis, John D.)
DOM DE DEUS — O dom de Deus é a vida eterna por meio de Jesus Cristo (João 4.10; Rom 6.23). Cristo recebeu dons para os homens (Ef 4.8). Ele não apenas abriu um caminho a eles para Deus e os capacitou a ficar diante do Justo e Santo, mas obteve para eles o dom do Espírito Santo (João 14.16; 16.7 : Atos ii. 38), e todas as maravilhas do Espírito nos corações e vidas dos crentes, arrependimento (Atos 5.31), fé (Ef 2.8), amor (Rom 5.5), alegria, paz, longanimidade, gentileza, bondade, mansidão, temperança (Gal 5.22). Todas as virtudes cristãs são graças, isto é, dons. Deus concede vários dons aos homens, qualificando-os individualmente, conforme Ele deseja, para diferentes formas de trabalho no Reino (Rom 12.6; 1 Cor 7.7; 4.9; Ef 4.7-16). — (A dictionary of the Bible : Davis, John D.)
NOTA — O Espiritismo não tem que discutir esses dogmas, que não são de sua jurisdição. ( † ) para ele a graça é a força que Deus faculta ao homem de boa vontade para se expungir do mal e praticar o bem. — Allan Kardec. ( † ) — Vide o Credo Espírita.
AFORISMOS E CITAÇÕES