1. Pergunta: Quando durmo me vejo fora do meu corpo. Não sei se é sonho. Já aconteceu duas vezes. Qual seria a explicação sobre o ponto de vista espírita?
Resposta: A isto chamamos desdobramento. Encontrará detalhes nas obras de André Luiz. (v. Emancipação da alma) É algo natural, que ocorre quando o corpo descansa nas horas de sono. Procure estar com pensamentos firmes no Bem e poderá acordar descansado e em equilíbrio. Estude a Doutrina Espírita com afinco.
2. Pergunta: Como a Doutrina Espírita vê a questão dos sonhos? Seriam eles premonições?
Resposta: O sonho é considerado na Doutrina Espírita como um dos fenômenos de libertação da alma, Durante o sonho, o Espírito, envolto no perispírito, ganha condições de estar no outro Plano da vida e ali travar contato com a realidade do mundo dos Espíritos.
Realmente, há sonhos que são premonitórios, outros são, como dissemos, flashes de momentos vivenciados no Plano Espiritual; existem também aqueles sonhos psíquicos que são simples lembranças do que nos ocorreu durante o dia, ou mesmo daquilo que gostaríamos que acontecesse.
Nas obras da codificação ( † ) ( † ) e nos livros de Ivone Pereira e de André Luiz ( † ) poderão encontrar muitas informações sobre os sonhos.
Francisco Cândido Xavier
Emmanuel