TEMAS CORRELATOS: Água. | Aura. | Cura. | Efluvioterapia. | Enfermidade. | Magnetismo. | Médium. | Mediunidade. | Obsessão. | Prece. | Remédio.
(AFORISMOS)
- A existência no corpo é verdadeiro privilégio. (Uma carta familiar psicografada em 09/08/1950 com importantes informações sobre a loucura e sobre o passe.) — A. Joviano.
- A solidão é útil à prece. (Uma carta familiar psicografada em 08/09/1948 na qual podemos extrair importantes informações sobre o tratamento espiritual pelos passes.) — Neio Lúcio.
- Aplicações do magnetismo humano. (Estudos Espíritas)
- Atividade de “Atendimento pelo Passe.” (Orientação ao Centro Espírita.)
- Mecanismo do passe. — André Luiz.
- Médium passista. — André Luiz.
- Mediunidade curativa (Sumário) — André Luiz.
- Na hora do passe. (O caso do rapaz interessado em grandes projetos de assistência social.) — Hilário Silva.
- No reino da alma. (A questão do concurso alheio e do esforço próprio em nosso aperfeiçoamento. Estudo da epístola de Paulo, 2 Timóteo 1.6: “Por este motivo te lembro que despertes o dom de Deus, que existe em ti, pela imposição de minhas mãos.”) — Emmanuel.
- Soproterapia: Considerações sobre esse método de cura. — André Luiz.
- O passe. — André Luiz.
- O passe. (Interpretação da passagem de Mateus 8.17: “Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças.”) — Emmanuel.
- O passe espírita. (Estudos Espíritas)
- Operações magnéticas do passe. (Numa irmã extremamente obsidiada por entidades-vampiros que sugavam suas vitais.) — Neio Lúcio.
- Passe magnético. (1. Como podemos encarar o passe magnético no campo espírita, do ponto de vista da medicina humana? — 2. Qual a velocidade da emissão fluídica de um passe?) — André Luiz.
- Passes. — André Luiz.
- Passes. (Interpretação da passagem de Marcos 5.23: “E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare, e viva.”) — Emmanuel.
- Passes curativos. — Batuíra.
- Passe e oração. — André Luiz.
- Restabelecido. (O caso do irmão Fego e um amigo obsidiado que acusava perda de memória, até que…) — Hilário Silva.
- Serviço de passes. (Observações pormenorizadas numa câmara de passes: Assistência espiritual; preparação espiritual do médium; radiações do médium durante o passe; quesitos para a sustentação de um serviço metódico de cura através do passe; recepção do passe pelos pacientes; cura pelo passe; o passe a distância.) — André Luiz.
OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA
- Nos processos de cura, como deveremos compreender o passe? Como deve ser recebido e dado o passe? A chamada “benzedura”, conhecida nos meios populares, será uma modalidade do passe? ( † )
- O passe mediúnico só é possível através da incorporação ou é viável sob influenciação do Guia? ( † )
- Passe espírita. †
- Vide mais sobre mediunidade curadora no tema Cura.
- Vide no artigo Mediunidade curadora algumas das questões propostas a Allan Kardec sobre a mediunidade curadora: Qual a parte do médium na imposição das mãos? Qual a dos Espíritos? É necessário empregar a vontade, como nas operações magnéticas, ou limitar-se a orar, deixando a influência oculta agir à vontade? Essa faculdade é, realmente, especial ou acessível a todos? O organismo aí representa um papel? e que papel? Essa faculdade é desenvolvível? e em que sentido?
- Vide no capítulo 54 do livro Colheita do bem: Somos de parecer que não deve haver extensão da atividade magnética além da meia noite.
AFORISMOS E CITAÇÕES
- Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças. — Mateus. ( † )
- E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare, e viva. — Marcos. ( † )
- E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias. — Lucas. ( † )
- Por este motivo te lembro que despertes o dom de Deus, que existe em ti, pela imposição de minhas mãos. — Paulo. ( † )
- O passe com o esclarecimento fraternal da Boa Nova é remédio ativo e salvador em todas as situações e nesses serviços que hoje parecem reduzidos ou pequenos assinalamos preciosa sementeira de importância decisiva na psicoterapia do futuro. — Neio Lúcio. ( † )Tx83
- A magnetoterapia reduzirá mais tarde os trabalhos da medicina em mais de 50 por cento, de vez que, muito mais que possamos imaginar, a mente domina o corpo, reestruturando-o ou perturbando-o, de conformidade com as vibrações que recolhe. — Neio Lúcio. ( † )Tx83