TEMAS CORRELATOS: Centros, grupos e sociedades espíritas. | Espiritismo. | Reunião.
(AFORISMOS)
- A campanha da Paz. (Narrativas em torno da primeira instituição cristã erguida em Jerusalém pelos discípulos de Jesus após o Pentecostes.) — Irmão X.
- A Casa de Ismael. [Idem] (Crônica de Humberto de Campos a respeito da Federação Espírita Brasileira. Pedro Richard e o mau ladrão. — Humberto de Campos.
- A importância do Centro Espírita. (Da fundação de uma universidade espírita.) — Bezerra de Menezes.
- A obra de Ismael. — Humberto de Campos.
- Associação das Senhoras Cristãs de Jaú. — Mensagem de Emmanuel às fundadoras.
- Bichinhos. (Conflitos internos em instituição espírita.) — Irmão X.
- Carrancismo. (Resposta do Dr. Guillon Ribeiro, através de um médium, ao grupo de colaboradores de uma Instituição espírita com problemas.) — Hilário Silva.
- Carta singular. (O problema do tempo e das boas obras.) — Irmão X.
- Com franqueza de irmão. (Resposta a um amigo que desejava fundar novas Instituições espíritas.) — Irmão X.
- Dedicado aos companheiros da Obra Cristã. — Maria Martins de Andrade.
- Deus te abençoe. (História da pedrada em D. Clélia Rocha do Lar “Anália Franco”, quando desenvolvia esforços para angariar fundos para sua Instituição; ofendida, soube pagar o mal com o bem.) — Hilário Silva.
- Disciplina cristã. — F. L. Bittencourt Sampaio
- Do projeto de Caixa Geral de Socorro e outras Instituições para os espíritas. (Revista Espírita)
- Estudo como dever. [Idem] (O culto do estudo edificante, como simples dever, nas instituições do Espiritismo que restauram o Evangelho para a atualidade.) — Emmanuel.
- Excertos do livro “Chico Xavier - Meus pedaços do espelho” de Marlene Nobre.
- Fraternidade em Jesus. (Orientações em torno da divulgação da Doutrina Espírita a um grupo de irmãos devotados à causa do Bem.) — Bezerra.
- Jesus e nós. (Ainda que todas as organizações materiais se modifiquem, Jesus em nós é Sol eterno.) — Batuíra.
- Lição imprevista. (Versos) — Jair Presente.
- Lição numa carta. (O caso de João Firpo, que ajuntava dinheiro para a formação de um lar de velhinhos.) — Irmão X.
- Mensagem de Amor. (Breve história da Fundação Marietta Gaio.) — Marietta Gaio.
- Mensagem de Emmanuel dirigida aos amigos do Centro Espírita Luiz Gonzaga (a respeito da doação dos direitos autorais de um livro de F. C. Xavier àquela Instituição, e do propósito de prestigiar a Federação Espírita Brasileira que, representando a Casa-máter de nossa Doutrina, no Brasil, é a Casa de nossa Causa.) — Emmanuel.
- Mensagem de Venâncio Café. — Padre Venâncio Café.
- Na hora do passe. (O caso do rapaz interessado por grandes projetos de assistência social.) — Hilário Silva.
- Necessidade do Bem. (Da leviandade com que muitos companheiros se observam uns aos outros. Estudo da epístola de Paulo aos Hebreus 10.24: “E consideremo-nos uns aos outros para nos estimularmos à caridade e às boas obras.”) — Emmanuel.
- No prumo da verdade (em quase um século de codificação kardequiana.) — Bittencourt Sampaio.
- O herdeiro do Pai. (Não convém concentrar em organizações mutáveis do Plano carnal todas as nossas esperanças e aspirações. Estudo da epístola de Paulo aos Hebreus 1.2: “A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.”) — Emmanuel.
- O lar das crianças. (O problema do excesso nos planos de fundação de um lar de crianças, junto a grande organização espírita.) — Hilário Silva.
- O porteiro e o Almirante. (O caso ocorrido com o Almirante Francisco Vieira Paim Pamplona quando dirigia o Asilo de Órfãos Anália Franco.) — Hilário Silva.
- Obra de amor. (A bandeira de luz, desfraldada por Ismael, no Brasil “Deus, Cristo e Caridade”, não convocou, em vão, os servos do Cristo ao trabalho da concórdia e do amor.) — Bittencourt Sampaio.
- Prioridades. (Sobre a conveniência da construção de uma instituição beneficente em Pedro Leopoldo.) — Emmanuel.
- Pequena história de Joaquim. (Versos) — Jair Presente.
- QUEDA E ASCENSÃO DA CASA DOS BENEFÍCIOS. (O livro todo.) — Bezerra de Menezes.
- Retrato falado do Grupo Espírita da Prece. (Versos) — Cornélio Pires.
- Serviço e tempo. (O caso da senhora Juvercina que reencarnou na condição de missionária do Cristo no amparo à infância.) — Irmão X.
- Um marco muito importante na sua tarefa. (Informações sobre a fundação da sede do Centro Espírita Luiz Gonzaga, em Pedro Leopoldo, MG.) [Idem] — Neio Lúcio.
- Uma venerável instituição, (a Federação Espírita Brasileira.) — Humberto de Campos.
OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA
- Instituições espíritas. †
- Mansão do Caminho. - Obra social do Centro Espírita Caminho da Redenção, situada em Salvador, no estado da Bahia.
- Seria proveitosa a criação de associações de auxílio material aos médiuns? ( † )
- Vide no capítulo 12 do livro “Obreiros da vida eterna”: Lar de Crianças de Adelaide: nobre instituição beneficente entre os encarnados, sede de numeroso grupo de benfeitores do Plano Espiritual.
AFORISMOS E CITAÇÕES
- Nenhuma organização útil se materializa na crosta terrena, sem que seus raios iniciais partam de Cima. — Lísias. ( † )Tx21
- Instituamos cursos de estudo do Evangelho de Jesus e da obra de Allan Kardec, em nossas organizações, preparando o futuro. — Emmanuel. ( † )Tx71
- A Casa da Caridade || De constante atuação, || Mais que qualquer entidade, || Deve ser teu coração. — Toninho Bittencourt. ( † )Tx219
- Natural que manter seja muito mais difícil que inaugurar. (…) Os problemas são lições, quantas vezes, ásperas demais; no entanto, é necessário aceitá-los, para, em seguida, atenuá-los e extingui-los e, quando isto não se nos faça possível, urge contorná-los e seguir adiante, com a certeza de que a Provedoria do Senhor não nos esquece com os recursos precisos. — Amália Ferreira. ( † )Tx221
- Os espíritas precisam saber que obras materiais não faltam no mundo, os grandes colossos de pedra assombram as iniciativas dos mais ousados. Eles ficaram, de fato, com o apostolado da pobreza do Humilde de Assis na restauração do Cristianismo, mas compete-lhes fornecer com os seus exemplos na ação, na tolerância, no trabalho, no esforço, na piedade e na resignação, uma alma a esses gigantes de alvenaria. — Emmanuel. ( † )Tx358