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Inferno

 TEMAS CORRELATOS: Céu.Céu, inferno e purgatório.Demônio.Expiação.Mundo Invisível (Mundo de matéria sutil, dos princípios espirituais e dos Espíritos.)Penas.Purgatório.Trevas.Umbral.Vida espiritual (A vida no Mundo Invisível, na vida Além Morte.)


(AFORISMOS)

OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA


 
AFORISMOS E CITAÇÕES


 

Inferno


1. O lugar dos mortos. É uma tradução da palavra hebraica She’ol e do grego ’Aidës (Sl. XVI. 10 com Atos. II.  27). R. V. do A. T. n coloca Sheol no texto ou na margem; nos livros proféticos, na margem com inferno geralmente no texto, e em Deut. XXXII. 22; Sl. LV. 15; LXXXVI. 13, na margem, com poço no texto. No N. T., coloca Hades no texto. As duas palavras também são traduzidas como sepultura (Gn. XXXVII. 35; Is. XXXVIII. 10, 18; Os. XIII. 14; e 1 Cor. XV. 55, A. V., em R. V. morte). A etimologia das palavras é duvidosa. Sheol pode significar o insaciável (cp. Prov. XXVII. 20, R. V.; XXX. 15, 16. Hades, quando pronunciado sem a aspiração, significa o Invisível. Ambas as palavras denotam o lugar dos mortos. A evidência não está completa, mas pode ser afirmado com segurança que por séculos os hebreus compartilharam a concepção semítica comum de Sheol. Essa concepção era vaga e indefinida. Consequentemente, havia espaço para a imaginação brincar, e a fantasia gostava de fornecer todos os tipos de detalhes; e deve-se tomar cuidado para não confundir fantasias com fé. Os antigos hebreus, como outros semitas, pensavam em Sheol como abaixo da terra [v. umbral] (Num. XVI. 30, 33; Ezequiel XXXI. 17; Amós IX. 2). Eles o retratavam como que entrando por portões (Is. XXXVIII. 10), numa região escura e sombria, onde os habitantes passam uma existência consciente, mas monótona e inativa (2 Sam. XXII. 6; Sl. VI. 5; Ec. IX. 10). Eles o consideravam como o lugar para onde as almas de todos os homens, sem distinção, vão (Gn. XXXVII. 35; Sl. XXXI. 17; Is. XXXVIII. 10), onde punições podem ser sofridas e recompensas desfrutadas, e de onde um retorno à terra não era uma impossibilidade (1 Sm. XXVIII. 8-19; Hb. XI. 19). É importante notar, no entanto, que na doutrina hebraica autoritativa o Sheol estava aberto e nu para Deus (Jó XXVI. 6; Prov. XV. 11), que Deus estava até mesmo lá (Sl. CXXXIX. 8), e que os Espíritos de seu povo, e sua condição naquela morada, estavam sempre sob seu olhar vigilante. Esta doutrina do conhecimento de Deus sobre seu povo após a morte, presença com eles e amor incessante por eles, envolvia a bem-aventurança dos justos e a desgraça dos ímpios após a morte, e dois lugares de morada para eles, os justos estando com o Senhor e os ímpios sendo banidos de sua presença. Esta doutrina também estava na base do ensino relacionado à eventual ressurreição do corpo e da vida eterna. A doutrina da glória futura, e até mesmo da ressurreição do corpo [v. Reencarnação], era acalentada nos tempos do Antigo Testamento (Jó XIX. 25-27; Sl. XVI. 8-11; XVII. 15; XLIX. 14, 15; LXXIII. 24; Dan XII. 2. 3). Uma base para isso foi fornecida cedo pela transladação de Enoque e Elias, e foi fomentada por séculos de associação íntima com os egípcios, que tinham ensinamentos congruentes a respeito da vida futura e da relação da moralidade na vida presente com a felicidade além do túmulo. Mas coube a Cristo trazer a imortalidade à plena luz e, ao revelar a bem-aventurança da alma salva, mesmo fora do corpo, em sua presença, dissipar toda a escuridão da futura morada de seus santos (Lucas XXIII. 43; João XIV. 1-3; 2 Coríntios V. 6-8; Flp, I. 23).


2. O lugar da desgraça. Nesse sentido, é a tradução do grego Gehenna em Mat. V. 22, 29, 30; X. 28; XVIII. 9; XXIII. 15, 33; Marcos IX. 47; Lucas XII. 5 e Tiago III. 6. Esta palavra é a forma grega do hebraico Gehinnom, vale de Hinom, onde crianças eram queimadas para Moloque. Pelos pecados horríveis praticados nele, sua poluição por Josias, e talvez também porque restos eram queimados nele, o vale de Hinom se tornou um tipo de pecado e infortúnio, e o nome passou a ser usado como uma designação para o lugar de punição eterna (Mat. XVIII. 8, 9; Marcos IX. 43). Das cenas testemunhadas no vale, imagens foram emprestadas para descrever a Geena dos perdidos (Mat. V. 22; cp. XIII. 42; Marcos IX. 48). Em 2 Pedro II. 4, “lançar para o inferno” é a tradução do verbo tartaroõ, que significa “lançar para o Tártaro”. O Tártaro dos romanos, o Tártaro dos gregos, era seu lugar de aflição, situado tão abaixo do Hades quanto o Hades estava abaixo do Céu. Embora as etimologias sejam diferentes, Gehenna e Tártaro são essencialmente o mesmo em significado. Cada qual é o lugar de punição para os perdidos. — (Dicionário da Bíblia de John D. Davis.)



[1] R. V. - “Revised Versions”
A. V. - “Authorized Versions”
A. T. - N. T. - “Old and New Testaments”


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