TEMAS CORRELATOS: Alegria. | Alimentação. | Aniversário. | Aparência. | Carnaval. | Felicidade. | Natal. | Presente. | Relacionamento. | Sociedade.
(AFORISMOS)
OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA
Festa religiosa. — Um determinado tempo destacado pelas regras de algumas religiões para a alegria sagrada.
Festas judaicas. — Além das estações designadas por festas fixas (Lv 23.2), que incluiu o SABAT semanal, memorável pelo sonido das trombetas no primeiro dia sétimo do mês, e o dia de expiação (Lv 23.3, 24, 277), a lei mosaica ordena expressamente três celebrações anuais chamadas festas ou antes festivais. Eram a Páscoa na noite do décimo quarto dia do primeiro mês, acompanhada da festa dos pães asmos começando no décimo quinto dia e durando sete dias (5-8). A festa das semanas, chamada também festa das colheitas e dia das primícias (Êx 23.16; 34.22; Nm 28.26), e posteriormente Pentecostes, porque era celebrada no quinquagésimo dia depois da Páscoa (At 2.1); e a festa dos tabernáculos ou reunião, que começava no décimo quinto dia do sétimo mês e continuava por sete ou oito dias (Lv 23.34-44). Estes três festivais anuais eram considerados tão importantes, que exigia o comparecimento perante o Senhor no santuário de todos os homens adultos não incapacitados por quaisquer enfermidades (Ex 23.17; Dt 16.16). Como Jesus sempre se mostrou cumpridor da lei, podemos supor que habitualmente estava presente em Jerusalém três vezes por ano, por ocasião das três festas (Jo 2.23; 7.2-37, etc.; Mt 26.17; Mc 14.12; Lc 22.8; Jo 13.1). Além dos festivais prescritos pela lei, um festival chamado Purim foi instituído para se comemorar anualmente, no décimo quarto e décimo quinto dia do mês de Adar, a libertação dos judeus da trama de Hamã (Et 9.21-28) [Ver texto do Edito de proscrição e de reabilitação dos judeus]. Posteriormente a festa da dedicação foi instituída por Judas Maccabeus, para ser celebrada anualmente por oito dias, a partir do dia vinte e cinco de Chisleve, em comemoração da nova dedicação do templo depois de sua profanação pelos agentes de Antíoco Epifanes (1 Mac. 4.41-59; Jo 10.22). A Ceia do Senhor instituída pelo Cristo, mais amplamente considerada como a vida cristã da fé, também é uma festa [embora não judaica] (1 Co 5.8).
Festa dos Tabernáculos. — O último dos três grandes festivais anuais em que todo homem de Israel era requisitado comparecer ante o Senhor, no santuário, e o segundo dos festivais de colheita (Dt 16.16; 2 Cr 8.12,13; cp. 1 Rs 9.25; 12.32; Zc 14.16). Levou seu nome da estadia do povo em barracas durante sua celebração (Lv 23.40-43), e depois do estabelecimento do santuário em Jerusalém, era erguido ao ar livre na cidade, nos telhados, nos átrios das casas, nos distritos policiais do templo (Ne 8.16) e ao ar livre rural, por fora dos muros da cidade. Era o festival culminante do ano ainda que preeminente e essencialmente agrícola, tinha uma associação histórica em relação à Páscoa (Lv 23.39-43). Era celebrada no sétimo mês, por causa do número sagrado, no fechar da estação agrícola, quando todos os produtos em grão do campo, jarda de azeitona, e vinhedo eram armazenados. Consequentemente o banquete denominava-se dedicação, no tempo em que foi instituído (Ex 23.16; 34.22; Lv 23.39; Dt 16.13,15). Começava no décimo quinto dia do mês, e era celebrada durante sete dias. O oferecimento de holocausto especial totalizando setenta bois; distribuído em uma escala decrescente ao longo da semana, junto com dois carneiros e quatorze cordeiros diariamente; e um bode pelo pecado era oferecido diariamente para o sacrifício (Nm 29.12-34; cp. Lv 23.36; Ed 3.4). As barracas feitas com ramos de árvores sugeriam a vida de vindima; também relembravam da marcha do Egito pelo deserto (Lv 23.43; cp. Os 12.9). A cada sete anos a lei de Moisés era publicamente lida, o ano de sua leitura coincidia com o ano da remissão, quando não existia nenhuma ocasião para celebrar uma dedicação da colheita (Dt 31.9-13). O festival acontecia quase logo depois do dia da expiação. As pessoas purgando cerimoniosamente de seus pecados, podiam manter o banquete com uma sensação de boa forma física para comungar com Deus abundantemente. O necessitado era lembrado (Dt 16.14), no oitavo dia de assembleia solene era adicionado ao festival. Era distinto do festival; o requisito para morar em barracas não se estendia a ele e seus oferecimentos nenhuma relação tinha com aqueles do festival (Lv 23.36,39; Nm 29.35-38). Não se destinava concluir a festa dos tabernáculos, mas só para dar ao ciclo anual dos festivais um fechamento. Anteriormente, porém o festival durava oito dias. É disputado se o sétimo ou o oitavo dia era o grande dia a que se referiu João 7.37; formalidades esplêndidas foram subsequentemente adicionadas àquelas prescritas na lei para o festival. Na hora do sacrifício matutino as pessoas tomavam galhos da palma, murta, e salgueiro e os entrelaçavam e com frutos em suas mãos, acorriam ao templo, e marchavam em torno do altar do holocausto uma vez por dia e sete vezes no sétimo dia, à maneira da tomada de Jericó. Outro costume, possivelmente também em voga ao tempo do Cristo, era que diariamente durante o festival nas oblações da manhã e da noite, um sacerdote enchia uma vasilha dourada com a água do tanque de Siloé e levava-o ao templo, onde era recebido com o som de trombetas e as palavras de Is 12.3: “Vós tirareis com gosto águas das fontes do Salvador.” Ela era misturada com o vinho dos sacrifícios e, enquanto os sacerdotes sopravam trompetes e os levitas tocavam instrumentos e cantaram salmos, era despejado fora ao lado do altar, de onde era conduzido por uma cloaca ao vale do Cedrom. Também era habitual à noite seguindo o primeiro dia do festival, e talvez nas noites subsequentes, iluminar o tribunal das mulheres por dois altos estandartes, cada um sustentando quatro luminárias imensas que lançavam luz não só nos tribunais do templo, mas por toda a parte de cima da cidade. Os pavios eram feitos do linho de refugo dos sacerdotes. Os levitas ficavam nos passos do tribunal, tocando música instrumental e cantando salmos; e uma dança era apresentada por leigos e sacerdotes proeminentes.
Os judeus que eram incapazes de frequentar a celebração em Jerusalém por causa da distância da cidade de suas casas, especialmente os judeus que moravam em países estrangeiros, faziam o festival nas sinagogas da cidade onde eles viviam, mas claro que sem o oferecimento de sacrifícios. — (Dicionário da Bíblia de John D. Davis) ©
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