TEMAS CORRELATOS: Cristo. | DEUS. | Espírito de Verdade. | Jesus Cristo. | Senhor.
(AFORISMOS)
OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA
O Espírito de Deus, o Santo Espírito. †
A palavra espírito expressa agora mais corretamente a ideia que fazemos do termo ghost [fantasma], que restringiu seu significado, e comumente denota o espírito de um desencarnado errante na Terra. O nome Espírito Santo é usado só três vezes no V. T. (Sl 51.12; Is 63.10,11), mas há numerosas referências à sua obra. O Espírito de Deus é o princípio divino de atividade e trabalho em toda parte do mundo, executando os desígnios divinos. O Espírito é remido por Deus (Sl 104.29,30) e dado por Deus (Nm 11.29; Is 42.1,5) O Espírito encontrava-se sobre o caos do princípio e está presente em toda parte (Gn 1.2; Sl 139.7), e é assim a energia imanente nos processos cósmicos (Job 26.13; Is 59.19); é a fonte da vida física, intelectual e moral (Gn 6.3; Job 32.8; 33.4; 34.14; Sl 104.30; com Is 42.5); é capaz de produzir efeitos sobrenaturais (1 Rs 18.12; 2 Rs 2.16); está junto a seu povo (Is 63.11; Ag 2.5), e outorga variados poderes para a obra do reino: força (Jz 3.10; 6.34; 11.29; 13.25; 14.6, 19; 15.14; 1 Sm 11.6; 16.13; 1 Cr12.18) habilidade (Ex 31.3), sabedoria (Nm 11.17,25; 27.18), em resumo, tudo quanto é necessário para o trabalho do reino (Is 11.2; Zc 4.6). Instruiu o povo de Deus (Ne 9.20) inspirando os profetas (Nm 24.2; 1 Sm 10.6; Mq 3.8; Zc 7.12). Ele trabalha no coração de cada um dos filhos de Deus. Foi predito que este trabalho seria especialmente poderoso e difundido no período messiânico, quando o Espírito seria derramado sobre o povo de Deus (Is 44.3), dando-lhes um novo coração e um novo espírito (Ez 36.26), produzindo-lhes o pesar no pecado (Is 63.10); e seria então derramado sobre toda a carne (Jl 2.28). O Espírito aflige-se quando os homens resistem à sua obra santificadora (Is 63.10; cp. Sl 106.33). Jesus prometeu que na sua partida o Espírito devia vir e habitar com todo crente, revestido-o de poder, para guiar e ensinar a igreja, testemunhar o Cristo e glorificá-lo, convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Lc 24.49; Jo 7.37-39; 14.25,26; 15.26; 16.7-14; At 1.8.) O Novo Testamento ocupa-se do reino messiânico e da dispensação do Espírito, e portanto o Espírito é mencionado muito mais vezes no N. T. que no V. T. Todos os atributos do Espírito revelados no V. T. são expostos no N. T. em atividade. A doutrina do Espírito avança além dos ensinos do V. T. tornando-se principalmente mais definida com respeito à sua personalidade. Embora a palavra espírito seja neutra em grego e feminina em hebraico [em português é subs. masc.], é comumente utilizada com o pronome na forma masculina (Ef 1.13,14; comp. Jo 16.13). O Espírito comumente fala na primeira pessoa, usando os pronomes eu e meu (At 10.19,20; 13.2); está associado com o Pai e o Filho na fórmula batismal e na bênção apostólica (Mt 28.19; 2 Co 13.13); pode afligir-se (Ef 4.30; cp. Rm 8.26). Atos memoráveis do Espírito no início da dispensação cristã são: a milagrosa concepção de Jesus pelo Espírito Santo (Mt 1.18-20); a descida do Espírito sobre Jesus no seu batismo, na forma de uma pomba visível a ele e a João Batista (Mt 3.16; Mc 1.10; Jo 1.32), e a efusão do Espírito Santo semelhante a línguas de fogo no dia de Pentecostes, acompanhado pelo dom de línguas (At 2.4). — (Dicionário da Bíblia de John D. Davis) ©
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