O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

1º Livro das Crônicas

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 12

(Versículos e sumário)

  12 Estes também vieram achar-se com David em Siceleg, quando ainda fugia de Saul filho de Cis, os quais eram homens fortíssimos e excelentes guerreiros,

  2 Que manejavam o arco, e que arremessavam com ambas as mãos pedras com fundas e que disparavam setas; dos irmãos de Saul, de Benjamin.

  3 O príncipe Ahiezer, e Joás filhos de Samaa, de Gabaath, e Jaziel e Fallet, filhos de Azmoth, e Baracca, e Jehu de Anathoti;

  4 E Samaias de Gabaon, o mais valente entre os trinta e comandante dos trinta; Jeremias, e Jeheziel, e Johanan, e Jezabad de Gaderoth;

  5 E Eluzai, e Jerimuth, e Baalia, e Samaria, e Safatia de Harufi.

  6 Elcana, e Jesia, e Azareel, e Joezer, e Jesbaão de Carehim;

  7 E Joela, e Zabadia filhos de Jerohão de Gedor.

  8 E também de Gaddi se passaram para David quando estava oculto no deserto, homens mui valentes, e soldados ótimos, armados de escudo e lança; a sua catadura era como a de leão, e velozes bem como as cabras montanhesas;

  9 O primeiro era Ezer, o segundo Obdias, o terceiro Eliab,

  10 O quarto Masmana, o quinto Jeremias,

  11 O sexto Ethi, o sétimo Eliel,

  12 O oitavo Johanan, o nono Elzebad,

  13 O décimo Jeremias, o undécimo Machbanai.

  14 Estes da tribo de Gad, tinham o comando do exército. O menor comandava cem soldados e o maior mil.

  15 Estes foram os que passaram o Jordão no primeiro mês, quando ele costuma transbordar por cima de suas ribeiras; e puseram em fugida a todos os que habitavam nos vales, assim ao Oriente como ao Ocidente.

  16 E vieram também da tribo de Benjamin, e da tribo de Judá ao forte, onde habitava David.

  17 E David lhes saiu ao encontro, e disse: Se vós vindes pacificamente a socorrer-me, o meu coração se unirá ao vosso; mas se vós vindes por parte de meus inimigos a surpreender-me, como eu não faça mal nenhum, o Deus de nossos pais seja disto testemunha, e juiz.

  18 Amasai porém, o primeiro entre os trinta, se revestiu de espírito, e disse: Nós somos teus, ó David, e contigo, ó filho de Isai. A paz, a paz seja contigo, e a paz seja com os teus defensores; porque o teu Deus te protege. David pois os recebeu, e os fez comandantes das tropas.

  19 E também da tribo de Manassés se passaram para David, quando ele marchava com os Filisteus contra Saul, para pelejar; mas não pelejou com eles, porque os príncipes dos Filisteus tendo feito conselho o despediram, dizendo: Ele com perigo das nossas vidas voltará para Saul seu amo.

  20 Quando ele pois voltou para Siceleg, fugiram para ele da tribo de Manassés, Ednas e Jozabad, e Jedihel, e Miguel, e Ednas; e Jozabad, e Eliu, e Salathi, comandantes de mil homens na tribo de Manassés.

  21 Estes deram auxílio a David contra os ladrões; porque todos eram homens fortíssimos, e foram feitos capitães no exército.

  22 Mas assim cada dia concorriam a David para o auxiliarem até que se fez um grande número, como um exército poderosíssimo.

  23 E este é o número dos capitães do exército, que vieram ter com David, quando estava em Hebron, para transferirem nele o reino de Saul, conforme a palavra do Senhor.

  24 Filhos de Judá, que manejavam escudo e lança, seis mil e oitocentos homens prestes para a peleja.

  25 Dos filhos de Simeão, homens alentadíssimos para a guerra, sete mil e cem.

  26 Dos filhos de Levi, quatro mil e seiscentos.

  27 E Joiada, príncipe da linhagem de Arão, e com ele três mil e seiscentos.

  28 E Sadoc, moço de excelente índole, e a casa de seu pai, vinte e dois chefes de família.

  29 E dos filhos de Benjamin irmãos de Saul, três mil; porque a maior parte deste seguia ainda a casa de Saul.

  30 E dos filhos de Efraim, vinte mil e oitocentos homens mui esforçados, e de nome nas suas famílias.

  31 E da meia tribo de Manassés, dezoito mil, cada um pelos seus nomes vieram para estabelecer rei a David.

  32 E dos filhos de Issacar, homens eruditos, e que sabiam notar todos os tempos para ordenarem a Israel o que devia fazer, duzentos chefes; e todo o resto da tribo seguia o seu conselho.

  33 E dos de Zabulon, que iam à guerra, e que se punham em campo providos de armas de guerra, vieram cinquenta mil em auxílio, sem algum refolho de coração.

  34 E dos de Nefthali, mil oficiais; e com eles trinta e sete mil homens armados de escudos e de lanças.

  35 E dos de Dan, vinte e oito mil seiscentos prontos para a guerra.

  36 E dos de Aser, quarenta mil, que marchavam em batalha, e presentes para atacar.

  37 E vieram da banda d’além do Jordão cento e vinte mil dos filhos de Ruben, e de Gad, e da meia tribo de Manassés, providos de armas de guerra.

  38 Todos estes bravos guerreiros prontos para pelejar, vieram com um coração sincero, a Hebron, para constituir rei a David sobre todo o Israel; mas também todo o resto de Israel estava com um mesmo coração, em que se fizesse a David seu rei.

  39 E eles se demoraram lá junto a David três dias comendo e bebendo; porque seus irmãos lhes tinham feito as provisões.

  40 Mas além dos vizinhos até os de Issacar, e de Zabulon, e de Nefthali, traziam em jumentos, e camelos, e machos, e bois, víveres para se sustentarem; traziam farinhas, figos, passas de uva, vinho, azeite, bois e carneiros em abundância e de sobejo; porque havia regozijo em Israel.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir