Ninguém
é profeta em sua terra. (1,
2.) — Morte e paixão de Jesus. (3-9.)
— Perseguição aos apóstolos. (10-13.)
— Cidades impenitentes. (14.)
— Ruína do Templo e de Jerusalém. (15-21.)
— Maldição aos fariseus. (22,
23.) — Minhas palavras não passarão. (24-26.)
— A pedra angular. (27,
28.) — Parábola dos vinhateiros homicidas. (29,
30.) — Um só rebanho e um só pastor. (31,
32.) — Advento de Elias. (33,
34.) — Anúncio do Consolador. (35-42.)
— Segundo advento do Cristo. (43-46.)
— Sinais precursores. (47-58.)
— Vossos filhos e vossas filhas profetizarão. (59-61.)
— Juízo final. (62-67.) |
JUÍZO FINAL.
62. — Ora, quando o Filho do homem vier em sua majestade, acompanhado
de todos os anjos, assentar-se-á no trono de sua glória; e, reunidas
à sua frente todas as nações, ele separará uns dos outros, como um pastor
separa dos bodes as ovelhas, e colocará à sua direita as ovelhas e à
sua esquerda os bodes. Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita:
Vinde, benditos de meu Pai, etc. (São
Mateus, capítulo XXV, vv. 31 a 46; O
Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo XV.)
63. — Tendo que reinar na Terra o bem, necessário é sejam dela excluídos
os Espíritos endurecidos no mal e que possam acarretar-lhe perturbações.
2
Deus permitiu que eles aí permanecessem o tempo de que precisavam para
se melhorarem; mas, chegado o momento em que, pelo progresso moral de
seus habitantes, o globo terráqueo tem de ascender na hierarquia dos
mundos, interdito será ele, como morada, a encarnados e desencarnados
que não hajam aproveitado os ensinamentos que uns e outros se achavam
em condições de aí receber. 3
Serão exilados para mundos inferiores, como o foram outrora para a Terra
os da raça adâmica, vindo substituí-los Espíritos melhores. 4
Essa separação, a que Jesus presidirá, é que se acha figurada por estas
palavras sobre o juízo final: “Os bons passarão a minha direita e os
maus à minha esquerda.” (Cap. XI,
n.º 31 e seguinte.)
64. — A doutrina de um juízo final, único e universal, pondo fim para sempre à Humanidade, repugna à razão, por implicar a inatividade de Deus, durante a eternidade que precedeu à criação da Terra e durante a eternidade que se seguirá à sua destruição. 2 Que utilidade teriam então o Sol, a Lua e as estrelas que, segundo a Gênese, foram feitos para iluminar o mundo? Causa espanto que tão imensa obra se haja produzido para tão pouco tempo e a benefício de seres votados de antemão, em sua maioria, aos suplícios eternos.
65. — Materialmente, a ideia de um julgamento único seria, até certo ponto, admissível para os que não procuram a razão das coisas, quando se cria que a Humanidade toda se achava concentrada na Terra e que para seus habitantes fora feito tudo o que o Universo contém: 2 é, porém, inadmissível, desde que se sabe que há milhares de milhares de mundos semelhantes, que perpetuam as Humanidades pela eternidade em fora e entre os quais a Terra é dos menos consideráveis, simples ponto imperceptível.
3 Vê-se, só por este fato, que Jesus tinha razão de declarar a seus discípulos: “Há muitas coisas que não vos posso dizer, porque não as compreenderíeis”, dado que o progresso das ciências era indispensável para uma interpretação legítima de algumas de suas palavras. 4 Certamente os apóstolos, São Paulo e os primeiros discípulos, teriam estabelecido de modo muito diverso alguns dogmas se tivessem os conhecimentos astronômicos, geológicos, físicos, químicos, fisiológicos e psicológicos que hoje possuímos. 5 Daí vem o ter Jesus adiado o complemento de seus ensinos e anunciado que todas as coisas haviam de ser restabelecidas.
66. — Moralmente, um juízo definitivo e sem apelação não se concilia com a bondade infinita do Criador, que Jesus nos apresenta de contínuo como um bom Pai, que deixa sempre aberta uma senda para o arrependimento e que está pronto sempre a estender os braços ao filho pródigo. 2 Se Jesus entendesse o juízo naquele sentido, desmentiria suas próprias palavras.
3
Ao demais, se o juízo final houvesse de apanhar de improviso os homens,
em meio de seus trabalhos ordinários, e grávidas as mulheres, caberia
perguntar-se com que fim Deus, que não faz coisa alguma inútil ou injusta,
faria nascessem crianças e criaria almas novas naquele momento
supremo, no termo fatal da Humanidade; seria para submetê-las a julgamento
logo ao saírem do ventre materno, antes de terem consciência de si mesmas,
quando, a outros, milhares de anos foram concedidos para se inteirarem
do que respeita à própria individualidade? 4
Para que lado, direito ou esquerdo, iriam essas almas, que ainda não
são nem boas nem más e para as quais, no entanto, todos os caminhos
de ulterior progresso se encontrariam desde então fechados, visto que
a Humanidade não mais existiria? (Cap. II,
n.º 19.)
5 Conservem-nas os que se contentam com semelhantes crenças; estão no seu direito e ninguém nada tem que dizer a isso; mas, não achem mau que nem toda gente partilhe delas.
67. — O juízo, pelo processo da emigração, conforme ficou explicado acima. (N.º 63), é racional; 2 funda-se na mais rigorosa justiça, visto que conserva para o Espírito, eternamente, o seu livre arbítrio; 3 não constitui privilégio para ninguém; a todas as suas criaturas, sem exceção alguma, concede Deus igual liberdade de ação para progredirem; 4 o próprio aniquilamento de um mundo, acarretando a destruição do corpo, nenhuma interrupção ocasionará à marcha progressiva do Espírito. 5 Tais as consequências da pluralidade dos mundos e da pluralidade das existências.
6 Segundo essa interpretação, não é exata a qualificação de juízo final, pois que os Espíritos passam por análogas fieiras a cada renovação dos mundos por eles habitados, até que atinjam certo grau de perfeição. 7 Não há, portanto, juízo final propriamente dito, mas juízos gerais em todas as épocas de renovação parcial ou total da população dos mundos, por efeito das quais se operam as grandes emigrações e imigrações de Espíritos.