TEMAS CORRELATOS: Alma. | Aptidão. | Carne. | Dons. | Espírito. | Experiência. | Hábito. | Ideia. | Mente. | Queda. | Memória. | Reencarnação. | Subconsciência. | Talento. | Tentação. | Vontade.
(AFORISMOS)
- A cabana e o salão. (O caso das jovens Justina, filha de porteira, e Sofia, de pais aristocráticos, tendo cada uma inclinações opostas à sua posição social; sugerindo pelas suas tendências inatas, a veracidade da lei da reencarnação.) (Revista Espírita)
- A carne é fraca. (Revista Espírita)
- A carne e o homem. (Soneto) — Antero de Quental.
- As penas futuras segundo o Espiritismo. (Sumário) (O Céu e o Inferno)
- Autoaprimoramento. (Como vencer nossos conflitos interiores e nossas tendências menos construtivas?) — Emmanuel.
- Carne. (Versos) — Augusto dos Anjos.
- Eugénie Colombe, precocidade fenomenal. (Sumário) (Revista Espírita)
A menina Eugénie Colombe que aos quatro meses já falava perfeitamente e com três anos incompletos discorria sobre os princípios da religião cristã, de gramática francesa, de geografia, história da França e as quatro operações de aritmética.- Ideias inatas. (O Livro dos Espíritos)
- Influências ocultas. (Nossas inclinações superficialmente sem importância alimentam o curso de longas atividades da nossa vida.) — Emmanuel.
- Jovens. (No estudo das ideias inatas, pensemos nos jovens, que somam às tendências do passado as experiências recém-adquiridas. Reflexões em torno da questão nº 218 de “O Livro dos Espíritos.”) — Emmanuel.
- Monomania incendiária precoce. (A história de uma criança amante do fogo.) (Revista Espírita)
- Nos véus da carne. (Soneto) — Augusto dos Anjos.
- Predisposições mórbidas. (Sumário) — André Luiz.
1. Como apreendermos a existência das predisposições mórbidas do corpo espiritual?
2. Como pode o débil mental comandar a renovação celular do seu corpo físico?
3. Existem “parasitas ovóides” vampirizando desencarnados?
4. Como entenderemos o mecanismo de atuação da Justiça Superior nos casos de endemias rurais, em que populações inteiras são assoladas periodicamente pelas mesmas doenças?
5. No estado comatoso, onde se encontra o psicossoma do enfermo? Junto ao corpo físico ou afastado dele?
6. Quais os principais métodos usados na Espiritualidade para o tratamento das lesões do corpo espiritual?- Que é a carne? [Idem] (Estudo da epístola de Paulo aos Gálatas 5.25: “Se vivemos em espírito, andemos também em espírito.”) — Emmanuel.
- Regressão da memória. [Idem] — Emmanuel.
- Segundo a carne. (Estudo da epístola de Paulo aos Romanos 8.13: “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis.”) — Emmanuel.
- Sinais. (Um caso ocorrido quando o benfeitor Bittencourt Sampaio proferia uma palestra através de um médium.) — Hilário Silva.
- Vocação. (A vocação é a soma dos reflexos da experiência que trazemos de outras vidas.) — Emmanuel.
- Vocação dos filhos. (Reflexões em torno da questão nº 385 de “O Livro dos Espíritos”: “Que é o que motiva a mudança que se opera no caráter do indivíduo em certa idade, especialmente ao sair da adolescência? É que o Espírito se modifica?”) — Emmanuel.
OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA
- A vocação é uma lembrança das existências passadas? ( † )
AFORISMOS E CITAÇÕES
- Vigiai, e orai para que não entreis em tentação. O espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca. — Jesus. ( † )
- Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más. — Allan Kardec. ( † )
- Se o homem cultivasse a cautela, selecionando inclinações e reconhecendo o caráter positivo das leis morais, outras condições, menos dolorosas e mais elevadas, lhe presidiriam à evolução. É imprescindível, porém, que a experiência nos instrua individualmente. Cada qual em seu roteiro, em sua prova, em sua lição. — Joaquim Murtinho. ( † )Tx46
- Todo corpo há de ser governado pelo espírito. A rigor, a carne só é fraca quando reflete o ânimo indeciso. — André Luiz. ( † )Tx85
- Em nossas próprias tendências de hoje será possível entrar no conhecimento do que fazíamos ontem. — André Luiz. ( † )Tx230