O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão.
Doutrina espírita - 1ª parte.

 Princípio 

 CATÁLOGO RACIONAL

Das obras para se fundar uma biblioteca espírita ©


PARIS — MAIO DE 1869

I — Obras fundamentais da Doutrina Espírita

Por Allan Kardec

LIVRO DOS ESPÍRITOS (O) (Parte filosófica) contendo os princípios da Doutrina Espírita. — 1 vol. in12, 16ª edição; 3 fr. 50 c.

Edição alemã: Viena (Áustria). — Duas partes vendidas separadamente: 3 fr. cada uma; pelo correio, 3 fr. 50 c.

Edição espanhola: Madri, Barcelona, Paris. Preço: 3. fr. 50 c.; pelo correio, 4 fr.


LIVRO DOS MÉDIUNS (O) (Parte experimental). Guia dos médiuns e dos evocadores, contendo a teoria de todos os gêneros de manifestação. — 1 vol. in-12, 11ª edição: 3 fr. 50 c.

Edição espanhola: Madri, Barcelona, Paris. Preço: 3 fr. 50 c.; pelo correio, 4 fr.


EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO (O) (Parte moral), contendo a explicação das máximas morais do Cristo, sua aplicação e sua concordância com o Espiritismo. — 1 vol. in-12, 4ª edição; 3 fr. 50 c.

Edição espanhola: (no prelo).


CÉU E O INFERNO (O), ou a Justiça Divina segundo o Espiritismo, contendo numerosos exemplos sobre a situação dos Espíritos no mundo espiritual e na Terra. — 1 vol. in-12; 4ª edição; 3 fr. 50 c.

Edição espanhola: (no prelo).


GÊNESE, OS MILAGRES E AS PREDIÇÕES, SEGUNDO O ESPIRITISMO (A). — 1 vol. in-12. 4ª edição; 3 fr. 50 c.

Edição espanhola: (no prelo).

Encadernação: 1 fr. por volume.


QUE É O ESPIRITISMO (O). Introdução ao conhecimento do mundo dos Espíritos. — 1 vol. in-12, 8ª edição; 1 fr.

Edição em língua polonesa.


ESPIRITISMO NA SUA EXPRESSÃO MAIS SIMPLES (O). — Brochura in-18 de 36 páginas, 15 c.; vinte exemplares, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 60 c.

Edições em alemão, inglês, espanhol, português, polonês, italiano, russo, grego moderno, croata, 30 c.


RESUMO DA LEI DOS FENÔMENOS ESPÍRITAS. Brochura in-18; 10 c.; vinte exemplares, 1 fr. 75 c.; pelo correio, 2 fr. 10 c.


CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA. — Brochura in-18, 15 c.; vinte exemplares, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 70 c.


VIAGEM ESPÍRITA EM 1862. — Brochura in-8, 1 fr.


REVISTA ESPÍRITA Jornal de Estudos Psicológicos — Fundada por ALLAN KARDEC

Sai entre o dia 1º e 5 de cada mês, desde 1º de janeiro de 1858, em duas folhas de formato mínimo in-8. — Preço: para a França e a Argélia, 10 fr. por ano; estrangeiro, 12 fr.; territórios franceses de além-mar, 14 fr. — Não se fazem assinaturas por menos de um ano, a partir de 1º de janeiro de cada ano.

Pode-se comprar todos os números separadamente, desde o início. — Preço de cada número, 1 fr.


COLEÇÃO DA REVISTA ESPÍRITA A PARTIR DE 1858. Cada ano forma um volume grande em brochura in-8, com título especial, índice geral e capa impressa. — Preço de cada ano separadamente, 7 fr.; a coleção completa, 6 fr. o volume. O ano que precede o ano corrente, separadamente, mesmo preço da assinatura, 10 fr. Encadernação: 1 fr. 50 c. por volume.


Operações e Condições


O escritório de assinaturas e de expedição da Revista Espírita, fundada por Allan Kardec, fica na sede da Livraria Espírita, rue de Lille, 7.  † 

Além das obras fundamentais da Doutrina e das que constam deste catálogo, a casa se encarrega, a título de comissão, de todas as compras de livraria e assinaturas de todos os jornais e revistas.

A casa não trabalha com reembolso. Com exceção dos correspondentes que possuem conta-corrente, os pedidos deverão ser acompanhados do valor do preço em espécie ou vales postais de Paris, aos cuidados do Sr. Bittard, gerente da Livraria Espírita, rue de Lille, 7, em Paris.

Nos termos da lei (art. 100 do Código Comercial), as mercadorias viajam por conta e risco do destinatário, salvo recurso contra o transportador. Em consequência, a casa não se responsabiliza pela perda dos artigos cuja expedição conste regularmente de seus registros. Encarrega-se, porém, a título oficioso, de fazer reclamações a quem de direito.

Recebemos apenas cartas franqueadas. As despesas de porte para o estrangeiro, estando submetidas a variações conforme o país, serão calculadas de acordo com as tarifas internacionais.


II — Obras Diversas sobre o Espiritismo

(Ou complementares da Doutrina)

Nota — As referências à Revista Espírita indicam as obras que foram anunciadas em suas páginas.


SÍNTESE DA DOUTRINA ESPÍRITA, por FLORENT LOTH, de Amiens. Brochura in-8; 1 fr. 25 c.; pelo correio, 1 fr. 50 c. Amiens, nas principais livrarias.

Destinado a propagar a Doutrina nos campos, este livro é extraído parcialmente das obras fundamentais. (Revue Spirite, fevereiro de 1868, pág. 57.)


CONCORDÂNCIA DA FÉ E DA RAZÃO, dedicado ao clero, pelo Sra. J. -B. — Brochura in-8, 1 fr. 50 c.; pelo correio, 1 fr. 75. (Revue Spirite, abril de 1865, pág. 128.)


COMO E POR QUE ME TORNEI ESPÍRITA, por BORREAU, de Niort. — Brochura in-8, 2 fr., com fac-símile; pelo correio, 2 fr. 30 c. Paris, Didier; Niort, todas as livrarias. (Revue Spirite, dezembro de 1864, pág. 393.)


CHAVE DA VIDA. (Vide MICHEL.)


ÚLTIMOS DIAS DE UM FILÓSOFO (OS). — Entrevistas sobre as ciências, a natureza e a alma, por Sir HUMPHRY DAVY, traduzido do inglês e comentado por C. Flammarion. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier. (Revue Spirite, julho de 1869, pág. 216.)


DEUS NA NATUREZA, por C. FLAMMARION. — 1 vol. in-12, 4 fr. Paris, Didier & Cia. (Revue Spirite, setembro de 1867, pág. 286.)


DOGMAS DA IGREJA DO CRISTO (OS), explicados pelo Espiritismo, por DE BOLTINN; traduzido do russo. — 1 vol. in-8, 4 fr.; pelo correio, 4 fr. 50 c. Paris, Reinvald. (Revue Spirite, dezembro de 1866, pág. 389.)


REVELAÇÕES DE ALÉM-TÚMULO. DOZON (Henri). — 4 vol. in-12, 4 fr.; pelo correio, 5 fr. 20 c. Coletânea de instruções que tendem à união do Catolicismo e do Espiritismo, marcados por um forte sentimento religioso e por alta moralidade, com numerosas preces ditadas pelos Espíritos. (Revue Spirite, janeiro de 1862, pág. 29.)

Lições de Espiritismo para as crianças. Brochura in-12, 50 c.; pelo correio, 60 c.

Revista, coleção de 15 meses, de 15 de janeiro de 1863 a 15 de abril de 1864, 5 fr.; pelo correio, 6 fr.


EDUCAÇÃO MATERNA (A). Conselhos às mães de família, pela senhora E. C., de Bordeaux. — Brochura in-8, 50 c. Bordeaux, Ferret. (Revue Spirite, julho de 1864, pág. 223.) (Esgotado.)


CONVERSAS FAMILIARES SOBRE O ESPIRITISMO, pela senhora E. C., de Bordeaux. — Brochura in-8, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 25 c. Bordeaux, Ferret. (Revue Spirite, setembro de 1865, pág. 288.)


ETERNIDADE DESVENDADA (A), por H. DELAAGE — 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c. Paris, Dentu.


ESTUDOS E SESSÕES ESPÍRITAS, pelo doutor HOUAT. — 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c. Paris, Dentu.

Esta obra é o resultado de instruções sobre homeopatia, dadas pela tiptologia durante um ano, numa série de sessões.


EVANGELHOS (OS QUATRO), seguidos dos mandamentos, explicados em espírito e verdade pelos Evangelistas, por ROUSTAING, advogado em Bordeaux. 3 vol. in-12, 10 fr. 50 c.; pelo correio, 11 fr. Paris, Aumont. (Revue Spirite, junho e setembro de 1866, págs. 190 e 271.)

A teoria formulada nesta obra sobre a natureza fluídica do corpo de Jesus, que não teria nascido e sofrido senão em aparência, é a mesma dos docetistas e dos apolinaristas dos primeiros séculos da Era Cristã. (Sobre essa teoria, vide A Gênese segundo o Espiritismo, capítulo XV, nº 64 a 68)


FORÇAS FÍSICAS DESCONHECIDAS (AS), a propósito dos irmãos Davenport, por HERMES. Brochura in-18, 1 fr.; pelo correio, 1 fr. 20 c. Paris, Didier & Cia. (Revue Spirite, março de 1866, pág. 95.)


INSTRUÇÃO PRÁTICA para a organização de grupos espíritas, especialmente nos campos, por M. C…, Paris, 1869. — Livraria Espírita. 1 vol. in-12, 1 fr. (Revue Spirite, julho de 1869, pág. 222.)


JOANA D’ARC (HISTÓRIA DE), ditada por ela mesma à senhorita Ermance Dufaux, de 14 anos. — 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 30 c.


CARTAS SOBRE O ESPIRITISMO, escritas aos eclesiásticos, pela Sra. J. -B. — Brochura in-8, 50 c.; pelo correio, 60 c. (Revue Spirite, agosto de 1864, pág. 252.)


MANIFESTAÇÕES DOS ESPÍRITOS, por PAUL AUGUEZ. — 1857. — 1 vol. in-12, 2 fr. 50 c.; pelo correio, 2 fr. 75 c. (Revue Spirite, fevereiro de 1858, pág. 63.)


MICHEL (de Figagnères, Var). A CHAVE DA VIDA. — 2 vol. in-12, 7 fr. (Esgotado.)

Estranho sistema de cosmogonia e teogonia universais, ditado ao Sr. Michel, em estado de êxtase. Esse livro, escrito no início das manifestações, coincide em certos pontos com a Doutrina Espírita, mas em sua maior parte está em contradição com os dados da Ciência e o ensino geral dos Espíritos. (Vide A Gênese segundo o Espiritismo, capítulo VIII, nº de 4 a 7.)

A Vida Universal, do mesmo autor. — 1 vol. in-8, 6 fr. (Esgotado).


MIRVILLE (de). DOS ESPÍRITOS E DE SUAS MANIFESTAÇÕES FLUÍDICAS.— 1 vol. in-8, 7 fr.; pelo correio, 7 fr. 50 c.

Manifestações Históricas. — 4 vol. in-8, 28 fr.; pelo correio, 30 fr.

Manifestações taumatúrgicas e milagres. — 1 vol. in-8 e suplemento, 9 fr. 50 c.; pelo correio, 10 fr.

Questões dos Espíritos. — 1/z vol. in-8, 2 fr. 50 c.; pelo correio, 2 fr. 75 c. Paris, Wattelier.

O Sr. de Mirville foi um dos primeiros a afirmar e a provar a existência dos Espíritos e de suas manifestações. Sua primeira obra, a das Manifestações Fluídicas, precedeu O Livro dos Espíritos e contribuiu poderosamente para a propagação da ideia, abrindo caminho à Doutrina que eclodiria mais tarde. É, pois, injustamente que certas pessoas consideram o autor como um antagonista. Ele se opôs à doutrina filosófica do Espiritismo, no sentido de que, conforme opinião da Igreja Católica, via esses fenômenos como obra exclusiva do demônio. Salvo esta conclusão, suas obras, principalmente a primeira, são ricas em fatos espontâneos muito instrutivos, apoiados em provas autênticas.


PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS, por C. FLAMMARION. 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier & Cia. (Revue Spirite, janeiro de 1863, pág. 29; setembro de 1864, pág. 288.)


PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS DA ALMA, por PEZZANI, advogado. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier & Cia. (Revue Spirite, janeiro de 1865, pág. 25.)


RAZÃO DO ESPIRITISMO (A), por MICHEL BONNAMY, juiz de instrução, membro do Congresso Científico da França. Antigo membro do Conselho Geral de Tarn-et-Garonne. — 1 vol. in-12, 3 fr. Paris, Livraria Internacional. (Revue Spirite, novembro de 1867, pág. 344.)


REALIDADE DOS ESPÍRITOS (A) e o fenômeno maravilhoso da escrita direta demonstrada pelo barão de GULDENSTUBBÉ. — 1 vol. in-8 com pranchas de fac-símile, 8 fr. Paris, Franck. (Esgotado.)


PESQUISAS SOBRE AS CAUSAS DO ATEÍSMO, em resposta à brochura do Monsenhor Dupanloup, por uma católica. — Brochura in-8, 1 fr. 25 c.; pelo correio, 1 fr. 40 c. Paris, Henri, Palais-Royal. (Revue Spirite, junho de 1867, pág. 192.)


REVELAÇÃO SOBRE MINHA VIDA SOBRENATURAL, por DUNGLAS HOME. 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier. (Revue Spirite, setembro de 1863, pág. 281.)


REVELAÇÕES DO MUNDO DOS ESPÍRITOS, por ROZE. — 3 vol. in-12, 6 fr. Paris, Didier.

Teorias cosmogônicas e psicológicas notoriamente contraditadas pela Ciência e pelo ensino geral dos Espíritos, e que a Doutrina Espírita não pode admitir.


ESPIRITISMO NA BÍBLIA (O), Ensaio sobre as ideias psicológicas dos antigos hebreus, por H. STECKI. — 1 vol. in-12, 1 fr.; Paris, Livraria Internacional.

O autor compilou e comentou as passagens da Bíblia que têm relação com o Espiritismo. (Revue Spirite, novembro de 1868, pág. 350.)


ESPIRITISMO ANTE A RAZÃO (O), conferência, por V. TOURNIER, antigo jornalista. — Brochura in18, 1 fr.; pelo correio, 1 fr. 25 c. Carcassonne, Lajoux; Toulouse, Bompart. (Revue Spirite, março de 1868, pág. 94.)


MESAS GIRANTES (As), por AGÉNOR GASPARIN. 1854. (Esgotado.)

O autor constatou a realidade dos fenômenos, mas procurava explicá-los sem o concurso dos Espíritos.


POESIA


FÁBULAS E POESIAS DIVERSAS, por um Espírito batedor. — 1 vol. in-12, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 25 c. Carcassonne, Toulouse, Bordeaux; Paris, Livraria Espírita.


POESIAS DE ALÉM-TÚMULO, obtidas na Sociedade Espírita de Constantina. — Brochura in-8, 1 fr. 50 c.; pelo correio, 1 fr. 75 c. Paris, Chalamel.


ECOS POÉTICOS DE ALÉM-TÚMULO, poesias mediúnicas, obtidas pelo Sr. Vavasseur, precedidas de um estudo sobre a poesia mediúnica, por ALLAN KARDEC. — 1 vol. in-12, 1 fr.; pelo correio, 1 fr. 25 c. Paris, Livraria Espírita.


MÚSICA


FRAGMENTO DE SONATA, ditado pelo Espírito Mozart ao Sr. Brion d’Orgeval, médium. — Preço líquido: 2 fr.; pelo correio, 2. fr. 25 c. Paris, Livraria Espírita.


CANTATA ESPÍRITA, com acompanhamento de piano, pelos Srs. HERCZKA e TOUSSAINT, de Bruxelas. — Preço líquido: 1 fr. 50 c. — Para a França: 1 fr. 60 c. — Bruxelas, 51, rue de la Montagne. (Em beneficio dos pobres.)


ÁRIA E LETRAS DO REI HENRIQUE III, ditadas em sonho ao Sr. BACH. — Preço: 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c., em casa do Sr. Legouix, editor de música. (Vide a história desse trecho e a espineta de Baldazzarini, Revue Spirite de julho de 1865, pág. 193; e fevereiro de 1866, pág. 50.)


RECORDAÇÃO ESPÍRITA, capricho noturno para piano, por C. CONSTANT, de Smirna. — Preço: 5 fr.; pelo correio, 5 fr. 50 c. Paris, Hartmann, editor de música; Milão, Jean Canti; Nápoles, Girard; Livorno, Del Moro; Florença, Brizzi, Ducci, Guidi.

Esse trecho não é uma produção mediúnica, mas uma composição direta do autor.


DESENHOS


RETRATO DO SR. ALLAN KARDEC, desenhado e litografado pelo Sr. Bertrand, pintor. — Dimensão: papel china, 35x38cm. — Preço: 2 fr. 50 c.; pelo correio, para a França e Argélia, porte e estojo de embalagem, 50 c. a mais.

— Fotografia in-4, de 25x20cm., 3 fr. Porte e embalagem, 50 c. a mais.

— Cartão-retrato: 1 fr.


RETRATO DE SWEDENBORG, cartão-retrato, 1 fr.

— Do doutor Demeure, cartão retrato, 1 fr.

— Do abade Vianney, cura d’Ars, cartão-retrato, 1 fr.


AUTO-DE-FÉ dos livros espíritas em Barcelona. Fotografia conforme desenho original feito no local. 1 fr.; pelo correio, 1 fr. 25 c.


CASA, dita de Mozart, gravura mediúnica feita diretamente com buril em nove horas, sem desenho prévio, por V. SARDOU. Uma das produções mais notáveis nesse gênero, pela multiplicidade, finura e delicadeza dos detalhes. — Prancha de 53x40cm, 1 fr. (Revue Spirite, agosto de 1858, pág. 222.)


III — Obras realizadas fora do Espiritismo


As obras seguintes, escritas em diferentes épocas, interessam ao Espiritismo pela similitude dos princípios, pelos pensamentos espíritas que nelas se encontram, pelos documentos úteis que encerram ou pelos fatos que aí se acham casualmente relatados. Entre os autores contemporâneos, se alguns escreveram sem o conhecer, outros, sem o nomear, inspiraram-se evidentemente no todo ou em parte de seus princípios.

Se incluímos neste catálogo algumas obras que já não se encontram à venda, em razão de sua antiguidade ou porque estão esgotadas — o que tivemos o cuidado de indicar — é para chamar sobre elas a atenção das pessoas que possam encontrá-las nas bibliotecas ou em algum outro lugar.


FILOSOFIA E HISTÓRIA


ALMA (A), demonstração de sua realidade, deduzida dos efeitos do clorofórmio e da anestesia, por RAMON DE LA SAGRA, correspondente do Instituto. — 1868. — 1 vol. in-12, 2 fr. 50 c.; pelo correio; 2 fr. 70 c. Paris, Germer-Baillière.

Baseando-se em ciência pura e experimental, o autor procura demonstrar, nos fenômenos da anestesia, que a alma se revela independente da ação orgânica e que os incrédulos a encontrarão quando se derem ao trabalho de observar. (Revue Spirite, julho de 1868, pág. 219.)


ALMA (A), sua existência, suas manifestações, por DYONIS. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier & Cia.

Refutação completa do materialismo em geral e, em particular, das doutrinas de Buchner, de Maleschott e da moral independente, por meio de considerações de ordem moral, de ordem física e de filosofia racional. Essa obra é uma daquelas que os espíritas lerão com proveito, não para se convencerem, mas para nelas haurirem novos argumentos à discussão. O autor é um dos que admitem o progresso indefinido da alma através da animalidade, da Humanidade e além da Humanidade. (Revue Spirite, abril de 1869.)


ALMA (CONFERÊNCIA SOBRE A), por CHASERAY. — 1868 — Brochura in-12, 1 fr. 50 c.; pelo correio, 1 fr. 90 c. Paris, Germer-Baillière.

Teoria fundada sobre a reencarnação, o perispírito, o progresso indefinido. (Revue Spirite, setembro de 1868, pág. 279.)


ALMA E A VIDA (A), por SAISSET. — 1 vol. in12, 2 fr. 50 c.; pelo correio, 2 fr. 75 c. Paris, Germer-Baillière.

Refutação das doutrinas materialistas.


AMIZADE APÓS A MORTE (A), contendo cartas dos mortos aos vivos, pela senhora ROWE. Traduzido da 5ª edição em inglês e publicado em Amsterdã em 1753.

Obra muito rara hoje, contendo comunicações de pessoas falecidas, em tudo conformes à Doutrina Espírita. Dir-se-ia que foram escritas pelos nossos médiuns de hoje. É de notar que esta obra precedeu Swedenborg em cerca de trinta anos e que está, mais que este último, de acordo com as ideias atuais. (Revue Spirite, novembro de 1868, pág. 327.)


ANO 2440 (O), Será mesmo que sonhei?, por MERCIER, autor do Painel de Paris — Londres, 1775. — 1ª edição. 1 vol. in-12; 2ª edição, 2 volumes. Obra muito rara.

O autor supõe que adormeceu e sonha que acordou em 2440, setecentos anos após o seu nascimento, e traça então o quadro físico e moral de Paris nessa época. Se a obra contém ideias utópicas, encerra também visões filosóficas bastante racionais, para a realização das quais o Espiritismo pode muito contribuir. O notável é que algumas de suas previsões, sobretudo no que concerne à Paris física, já são um fato consumado, e outras, do ponto de vista moral, são de tal modo desejadas que não se pode duvidar de que se cumprirão um dia. Entre as ideias que já se cumpriram, podemos citar: o alargamento das ruas de Paris, as grandes vias de comunicação, a junção do Louvre e das Tulherias, a instituição dos agentes de polícia. Talvez a leitura dessa obra tenha inspirado tudo isso.


APOLÔNIO DE TIANA, por PHILOSTRATO, traduzido do grego por Chassang. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50. Paris, Didier & Cia.

Apolônio de Tiana; filósofo contemporâneo de Jesus, era evidentemente dotado de certas faculdades psíquicas e mediúnicas, com o auxílio das quais operava efeitos que eram então considerados milagres, mas que a imaginação amplificou até delas fazer lendas. Entre outras coisas, atribuíram-lhe o dom de curar, a presciência, a visão a distância, o poder de ler pensamentos, de expulsar demônios, de se transportar instantaneamente de um lugar a outro, etc. Ele era muito instruído, de maneiras austeras e ensinava a sabedoria.

Tinha numerosos discípulos e não deixou nenhum escrito. (Revue Spirite, outubro de 1862, pág. 289.)


ARCANOS REVELADOS DA VIDA FUTURA, por CAHAGNET. — 1848. — 3 vol. in-12, 15 fr.; pelo correio, 16 fr. Paris, Germer-Baillière.

Teoria do mundo invisível e constatação de suas relações com o mundo corporal, extraídas de revelações sonambúlicas.


RECONHECEMO-NOS NO CÉU, por R. P. BLOT. — 1863. — in-18, 1 fr.; pelo correio, 1 fr. 15 c. Paris, Poussielgue-Rusand.

Para justificar o título de seu livro, o autor cita grande número de passagens de escritores sacros, de aparições e de manifestações espontâneas, que provam a reunião, após a morte, daqueles que se amaram, as relações que existem entre mortos e vivos, os auxílios que eles se prestam mutuamente pela prece e pela inspiração. Em parte alguma ele fala de separação eterna, dos diabos e do inferno; mostra, ao contrário, as almas mais sofredoras libertas pelo arrependimento, pela oração e pela misericórdia de Deus. (Revue Spirite, fevereiro de 1864, pág. 61.)


BÍBLIA NA INDIA (A), Vida de Iezeus Krishna, por Louis JACOLLIOT. — 1869. — 1 vol. in-8, 6 fr. 50 c. Paris, Livraria Internacional.

O autor viveu por muito tempo na Índia, tendo feito um estudo aprofundado da língua sânscrita e dos livros sagrados do Bramanismo. Ele demonstra que a civilização hindu precedeu todas as civilizações conhecidas e que é muito anterior aos tempos bíblicos; que as antigas crenças, a legislação civil e religiosa, os costumes daquela região, tendo sido importados notadamente, pelo Egito, Grécia, Pérsia e por diferentes partes da Ásia e da Europa, em toda parte deixaram seus traços; que o sânscrito é a língua-mãe do hebraico, do árabe, do grego e do latim; que a legislação mosaica é calcada nas leis de Manu, nas quais Moisés fora iniciado entre os sacerdotes egípcios. Sobre este último ponto, a concordância quase sempre literal dos textos não pode deixar dúvidas. Sem adotar de maneira absoluta todas as conclusões do autor, seu livro é rico em documentos preciosos, pois lançam nova luz sobre a questão tão controversa das origens. Para fazer uma apreciação mais justa de certas coisas, faltou-lhe o conhecimento das leis que regem as relações do princípio espiritual e da matéria, e os fenômenos de ordem psíquica.


BUDA E SUA RELIGIÃO, por BARTHÉLÉMY SAINT-HILAIRE. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier & Cia.


CALVINISTAS DAS CEVENAS (HISTÓRIA DOS), por E. BONNEMÈRE, autor do Romance do Futuro. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c.; pelo correio, 4 fr. Paris. Décembre-Alonnier.

A guerra contra os calvinistas das Cevenas apresenta inumeráveis fatos de segunda vista que tinham sido falsamente apreciados. O autor devolve a esses fenômenos o seu verdadeiro caráter, explicando-os à luz dos novos conhecimentos fornecidos pelo magnetismo e pelo Espiritismo. Seu livro é enriquecido por documentos autênticos, ainda não publicados na França em razão do preconceito. (Revue Spirite, fevereiro de 1869, pág. 56.)


CHANNING, SUA VIDA E SUAS OBRAS, por CH. DE RÉMUSAT. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier & Cia.

Channing, pastor protestante da seita dos unitaristas nos Estados Unidos, morto em 1860. Homem de bem, superior em todos os aspectos. Sua filosofia moral é a do mais puro Espiritismo.

Cristianismo Liberal. — 1 vol. in-18, 3 fr. 50 c. Paris, Charpentier.

Da Escravatura. — 1 vol. in-18, 3 fr. 50 c. Id.


CONSCIÊNCIA E A FÉ (A), por COQUEREL FILHO, pastor protestante. — 1 vol. in-12, 2 fr. 50 c.; pelo correio, 2 fr. 75 c. Paris. Germer-Baillière.

Notável concordância entre a maior parte dos pensamentos e das visões progressistas do autor com a filosofia espírita.


CURIOSIDADES TEOLÓGICAS, por um bibliófilo. — 1864 — 1 grosso volume in-18; 3 fr. Paris, Delahaye. (Esgotado.)

Pesquisas sobre as crenças e as práticas abusivas, supersticiosas e excêntricas dos diferentes cultos.


DESCHAMPS (Émile). MEU FANTÁSTICO. Publicado em 1851 no Mousquetaire; em abril do mesmo ano, no Estafette; em 1855, num volume intitulado: Contos fisiológicos, realidades fantásticas. (Esgotado.)

Curiosos relatos de fatos espontâneos de manifestações, de pressentimentos, de transmissão de pensamentos, etc. (Revue Spirite, outubro de 1864, pág. 300.)


DESTINO DO HOMEM NOS DOIS MUNDOS, por HYP. RENAUD. — 1 vol. in-12, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 25 c. Paris, Livraria das Ciências Sociais.


DESTINOS DA ALMA (OS), com considerações proféticas para conhecer o tempo presente e os sinais da aproximação dos últimos dias, por A. D'ORIENT. — 1 grosso volume in-8, 7 fr. 50 c.; pelo correio, 8 fr. Paris, Didier & Cia.

A primeira edição dessa obra apareceu em 1845; a nova, mais completa, é de 1863. O autor trata a questão sob o ponto de vista católico; procura dar aos dogmas uma interpretação racional com a ajuda da preexistência do corpo fluídico, do progresso indefinido, da não-eternidade das penas, etc. Seu livro foi posto no Índex. Nessa nova edição faz apelo a um clero mais bem informado e ao futuro Concílio, no interesse do Catolicismo. Ao emitir certas ideias, o autor se antecipa ao Espiritismo, embora dele se afaste em outros pontos.


DICIONÁRIO DOS DICIONÁRIOS (PEQUENO), compilação de Napoléon Landais, contendo, no suplemento, a definição dos termos especiais do vocabulário espírita. — 1 vol. in-32, de 600 páginas, 1 fr. 50 c.; pelo correio, 2 fr. Paris, Didier.


DICIONÁRIO UNIVERSAL ENCICLOPÉDICO, ilustrado, por MAURICE LACHATRE. — 2 vol. grande in-4 de 1.600 páginas, 18 fr. mais o frete. Paris, 38, boulevard Sébastopol.

Aí encontramos a definição racional dos termos do vocabulário espírita e vários artigos apologéticos do Espiritismo, notadamente nas palavras: Alma, Allan Kardec, etc. (Revue Spirite, janeiro de 1866, pág. 29.)


DEUS DESCONHECIDO (O), por ANATOLE LE PELLETIER. — 1867. — 1 vol. in-8, 4 fr.; pelo correio, 4 fr. 50 c. Paris, Lelogeais.

Segundo o autor, o Deus desconhecido é o Espírito Santo, cujas atribuições são definidas de acordo com os dogmas da Igreja, aos quais ele está sinceramente ligado. Não ignora o Espiritismo, embora não lhe faça nenhuma menção, pois dele toma o perispírito, que designa nominalmente como sendo parte constituinte de todo ser vivo, invólucro fluídico da alma,.e lhe atribui seu verdadeiro papel na vida corporal e na vida espiritual.


DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS (TRATADO DO), pelo cardeal BONA. — 1676. — Traduzido do italiano em 1840. 1 vol. in-12, 1 fr. 80 c.; pelo correio, 2 fr. 25 c. Paris, Castermann.

O objetivo desta obra é indicar os meios de distinguir os bons dos maus Espíritos. O autor encara a questão sob um ponto de vista que, em mais de um aspecto, é conforme aos princípios da Doutrina Espírita.


NOVOS DOGMAS, poema, por EUG. NUS. — 1 vol. in-12, 3 fr. Paris, Dentu. (Esgotado.)


DOGMAS CRISTÃOS (HISTÓRIA DOS), por HAAG. — 2 vol. grande in-8, 15 fr.; pelo correio, 16 fr. Paris, Cherbuliez.


DÚVIDA (A), por RAPHÄEL. — 1866. — 1 vol. in-8, 6 fr.; pelo correio, 6 fr. 40 c. Paris, Marpon.

É a história de um pároco do interior, contada por ele mesmo. Homem de bem e de progresso, a princípio muito preso à fé ortodoxa, mas que a reflexão e a observação o conduzem a uma dúvida desesperadora. Um velho padre dos arredores, que passara pela mesma situação, expõe uma doutrina que, segundo diz, lhe fora legada por um sacerdote morto em 1798 e que devolveu à sua alma a esperança e a paz de consciência, dando-lhe uma fé racional e inabalável no futuro, na bondade e na justiça de Deus. Essa doutrina não é outra senão a filosofia espírita, cujo nome não pode ser pronunciado, pois se presume que a precedeu de meio século, mas que foi haurida, evidentemente, nas obras especializadas, encontrando-se nela perfeita identidade de princípios e de citações textuais.


DYONIS. (Vide Alma.)


ESCRÍNIO LITERÁRIO E FILOSÓFICO, pela senhora viscondessa de VIVENS. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c.; pelo correio, 4 fr. Paris, Thorin.

Coletânea de pensamentos extraídos de diversos autores antigos e modernos, em cujo número figura o autor de O Livro dos Espíritos.


INFERNO (O), por AUG. CALLET. — 1 vol. in12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 25 c. Paris, Michel Lévy. Crítica histórica e racional das doutrinas do inferno cristão. Alguns trechos foram publicados em O Céu e o Inferno, de Allan Kardec.


ENSAIO DE FILOSOFIA RELIGIOSA, por SAISSET. — 2 vol. in-18, 7 fr. Paris, Charpentier.


ENSAIO SOBRE A IDENTIDADE dos agentes que produzem o som, o calor, a luz, a eletricidade, etc., por H. LOVE, 1861. — 1 vol. in-8, 6 fr.; pelo correio, 6 fr. 75 c. Paris, Lacroix.

O autor demonstra cientificamente: a existência de Deus, a identidade dos fluidos, a necessidade de diversas existências ou reencarnações. O homem, diz, é uma força material, inteligente, livre, sensível, preexistente, eternamente perfectível. Essa obra, de elevado alcance científico e filosófico, será lida com proveito por todos os homens sérios.


FÉNELON. DA EXISTÊNCIA E DOS ATRIBUTOS DE DEUS. — 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 30 c.

Telêmaco. — 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c. (Ver, em Telêmaco, a descrição do Elísio e do Tártaro pagão.)


FIM DO MUNDO EM 1911. — Brochura in-12, 1 fr. Lyon, Josserand.

Curiosa descrição do reinado do anticristo, que deve marcar o fim dos tempos. (Revue Spirite, abril de 1868, pág. 107.)


FOURIER (Charles). TEORIA DOS QUATRO MOVIMENTOS. — 1 vol. in-8, 5 fr.; pelo correio, 5 fr. 50 c.

A Harmonia Universal e o Falanstério. — 2 vol. in-18, 5 fr.; pelo correio, 5 fr. 50 c.

Teoria da Unidade Universal. — 4 vol. in-18, 18 fr.; pelo correio, 20 fr. Paris, Livraria das Ciências Sociais, onde se encontram todas as obras da doutrina de Fourier.

Fourier, sua vida e suas obras, por PELLARIN. — 1 vol. in-18, 3 fr. (Esgotado.)

Esta obra contém uma carta de Fourier escrita em 1826, na qual encontramos esta previsão do Espiritismo: “Se tudo está ligado na Natureza, devem existir meios de comunicação entre as criaturas deste e do outro mundo”.

O Espiritismo, sem admitir todas as ideias de Fourier, concorda com elas em vários pontos, notadamente sobre o princípio da reencarnação e o progresso indefinido do Espírito. Tende para o mesmo objetivo: a melhoria social e a fraternidade universal, embora por meios diferentes. Fourier pode ser considerado como um dos precursores do Espiritismo.


GASPARIN (Conde A. de). A IGUALDADE. 1 vol. in-18, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c. Paris, 1869. Michel Lévy.


GRANDES MISTÉRIOS (Os), por EUG. NUS. 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c. Paris, Livraria das Ciências Sociais.

Os grandes mistérios são: a vida universal, a vida individual, a vida social, o nascimento, a morte, o passado e o futuro do homem. Essas questões são resolvidas pela pluralidade das existências, o progresso indefinido, conforme os princípios do Espiritismo. Recomendamos esta obra pela elevação de seus pensamentos, pela elegância e pela poesia de estilo.


ALUCINAÇOES (As), pelo doutor BRIÈRE DE BOISMONT. — 1 vol. in-8, 7 fr.; pelo correio, 7 fr. 75 c. Paris, Germer-Baillière.

Essa obra é rica em fenômenos psicológicos espontâneos observados na alienação mental, na catalepsia, etc., e que só encontram explicação no Espiritismo.


HOMEM E NATUREZA, por KOEPLIN. 1 vol. in18, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 30 c. Paris, Thorin.


HUC. (Vide Viagens.)


HUGO (Victor). O LIVRO DAS MÃES E DOS FILHOS. — 1 vol. in-18, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 25 c. Paris, Hetzel.

Viagens à Zelândia. — 1 vol. in-18, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 25 c. Paris, M. Lévy. (Revue Spirite, dezembro de 1867, pág. 357.)


IMORTALIDADE (A), por DUMESNIL. — 1 vol. in-8. Obra notável como refutação do materialismo, pela conformidade de seus princípios com a filosofia espírita. (Esgotada.)


JOSEPH DE MAISTRE. NOITES DE SÃO PETERSBURGO. — 2 vol. in-8, 12 fr.; pelo correio, 13 fr. Embora essa obra seja escrita sob um ponto de vista exclusivamente católico, certas ideias parecem inspiradas pela previsão dos tempos presentes, merecendo, desse modo, a atenção dos pensadores. (Revue Spirite, abril de 1867, pág. 101: “Do espírito profético”.)


JOURDAN (Louis). ORAÇÕES DE LUDOVIDO. — Pequeno in-18, 1 fr.; pelo correio, 1 fr. 25 c. Paris, Livraria Nova.

Esse livro é uma das mais explícitas profissões de fé a respeito do princípio da reencarnação. (Revue Spirite, dezembro de 1862, pág. 375.)

Um Filósofo ao Pé do Fogo. — 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 40 c. Paris, Dentu.

Essa obra contém uma apreciação crítica de O Livro dos Espíritos. (Revue Spirite, abril de 1861, pág. 99.)


LAVATER, correspondência inédita com a imperatriz Maria da Rússia sobre o futuro da alma. Traduzido do alemão a partir do manuscrito original, conservado na Biblioteca Imperial de São Petersburgo. — Brochura in-8, 50 c.; pelo correio, 60 c. (Revue Spirite, março de 1868, pág. 71.)


ROMANCE DO FUTURO (O), por E. BONNEMÈRE. — 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 40. Paris, Livraria Internacional.

Esse livro só tem de romance o título. É um quadro muito simples para a exposição de ideias religiosas e sociais que um dia devem prevalecer na sociedade e que estão inteiramente de acordo com a Doutrina Espírita. Obra ao mesmo tempo instrutiva e muito interessante. (Revue Spirite, julho de 1867, pág. 215.)


LETRA MATA E O ESPÍRITO VIVIFICA (A), ou Fé e Razão, por FREDERIC ESMENJAUD, pároco demissionário. — 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c. Paris, Dentu.

Exposição de motivos que levaram o autor a deixar o estado eclesiástico.


CARTA DE UM LIVRE-PENSADOR A UM PÁROCO DE ALDEIA, por LÉON RICHER. — 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c. Paris, Lechevalier.

Obra de elevado alcance moral e filosófico, escrita com elegância, clareza e simplicidade, sob o ponto de vista do espiritualismo racional, no qual a maior parte dos pensamentos parece ter sido tomada ao Espiritismo, que, não obstante, o autor desconhecia. Diz ele: “Creio na persistência do ser individual através das inumeráveis transformações que sofre; creio que ele se eleva ou desce na série indefinida de existências, conforme tenha crescido ou diminuído nas vidas anteriores, sem, contudo, jamais perder coisa alguma das faculdades que haja adquirido”.


CARTAS A MEU IRMÃO SOBRE MINHAS CRENÇAS RELIGIOSAS, por BRIANCOURT. — 1 vol. in-18, 3 fr. 50 c.; pelo correio, 4 fr. Paris, Livraria das Ciências Sociais.

Obra escrita de acordo com as ideias fourieristas. Diz o autor em sua profissão de fé: “Creio que após a morte de seus corpos visíveis esses seres continuam a viver no mundo aromal, onde encontram a remuneração exata por suas obras boas ou más; só depois de um tempo mais ou menos longo retomam um corpo material para abandoná-lo mais uma vez à decomposição e assim por diante”.


CARTAS DIRIGIDAS AS PESSOAS SIMPÁTICAS ÀS IDÉIAS SOCIAIS E PROVIDENCIAIS, pelo Sr. MÉDIUS LE MOYNE, engenheiro-chefe de pontes e calçamentos, aposentado. — 1 vol. in-8, 5 fr.; pelo correio, 5 fr. 50 c. Metz, Luidin; Paris, Livraria das Ciências Sociais.

Doutrinas baseadas em ideias fourieristas do ponto de vista social e com inúmeros pontos de contato com o Espiritismo sob o aspecto psicológico, mas que dele se afastam no que concerne à sorte futura da alma, para a qual o autor nega qualquer intervenção da divindade.


MAOMÉ E O ALCORÃO, por BARTHELEMY SAINT-HILAIRE. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier & Cia. (Revue Spirite, agosto e novembro de 1866, págs. 225 e 321.)


MANUAL DE XÉFOLIUS, 1788, reeditado em 1862. — 1 vol. in-12, 2 fr. 50 c.; pelo correio, 2 fr. 90 c. Paris, Hachette.

Atribuída a Félix de Wimpfen, guilhotinado em 1793, essa obra é uma exposição de princípios que concordam notavelmente com os do Espiritismo. O autor pertencia à seita dos teósofos, que foram seus precursores mais diretos. (Revue Spirite, agosto de 1865, pág. 245).


MARTIN (Henri). HISTÓRIA DA FRANÇA, 3 vol. in-8, 24 fr.; pelo correio, 25 fr. 50 c. Paris, Furne.

Detalhes precisos sobre as crenças druídicas no primeiro volume. O druidismo admitia o progresso e a purificação da alma numa série de existências sucessivas. (Revue Spirite, abril de 1858, pág. 95.)


MARTIN. (O LAVRADOR THOMAS), relato das aparições que recebeu e sua apresentação a Luís XVIII, 1819. — 1 vol. in-8. (Esgotado.)

Publicada em 1832, sob o título de O Passado e o Futuro, essa obra está esgotada hoje em dia. Os fatos mais curiosos que relata foram publicados na Revue Spirite de dezembro de 1866, pág. 353.


MATERIALISMO CONTEMPORÂNEO (O), por JANET. — 1 vol. in-12, 2 fr. 50 c.; pelo correio, 2 fr. 80 c. Paris, Germer-Baillière.

Refutação das doutrinas materialistas.


MEDITAÇÕES SOBRE A VIDA E OS DEVERES, obra traduzida do inglês e publicada com a permissão de S. M. a rainha Vitória. — 1 vol. in-8, 6 fr.; pelo correio, 6 fr. 50 c. Paris, Dentu.


MELIN (O MAGO), pelo Sr. DE LA VILLEMARQUÉ. — 1862. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier & Cia.

Detalhes interessantes sobre a vida real e lendária de Merlin e sobre os costumes dos gauleses de Armorica.


MIGALHAS DA HISTÓRIA (As), por AUGUSTE VAQUERIE. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c.; pelo correio, 4 fr. Paris, Pagnerre.

Obra contendo o relato casual de sessões de manifestações espíritas na casa da Sra. E. de Girardin.


MIRACULADOS (HISTÓRIA DOS) e dos convulsionários de Saint-Médard, P. F. MATHIEU. — 1864. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier.


PALAVRA DIVINA (A), por DESTREM. — 1 vol. in-12, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 25 c. Paris, Livraria das Ciências Sociais.


MISTICISMO NA FRANÇA DO TEMPO DE FÉNELON, por MATTER. — 1866. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier & Cia.

História das relações entre Fénelon e a Sra. Guyon, a propósito da doutrina desta, sobre as diferentes variedades de êxtase, que ela pretendia instituir como princípio religioso. Era um primeiro passo em direção à teoria da emancipação da alma, que deveria elucidar-se e desenvolver-se com o Espiritismo. O autor aprecia essa doutrina sob o ponto de vista de um homem que não admite a existência dessa faculdade.


NOSTRADAMUS (OS ORÁCULOS DE), texto original, traduzido e explicado, por ANATOLE LE PELLETIER. — 1868. — 2 vol. in-8, 6 fr.; pelo correio, 7 fr. Paris, Lelogeais.

— Por EUG. BARESTE. — 1840. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. pelo correio, 4 fr. Paris, Plon.


NUS. (Vide Grandes Mistérios. — Novos Dogmas.)


ORIGEM E TRANSFORMAÇOES DO HOMEM, por TREMAUX. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c.; pelo correio, 4 fr. Paris, Hachette.

O autor se empenha em demonstrar cientificamente que a raça humana procede de múltiplos troncos formados em diferentes épocas. Admite como lei que “a perfeição dos seres é, ou se torna, proporcional ao grau de elaboração do solo sobre o qual vivem; e o solo é, em geral, tanto mais elaborado quanto mais recente é a sua formação geológica”.


PIERRE LEROUX. DA HUMANIDADE. — 1 vol. in-12. Paris, Garnier. (Esgotado.)


PROTESTANTISMO LIBERAL (O), pelo pastor BOST. — In-12, 2 fr. 50 c.; pelo correio, 2 fr. 75 c. Paris, Germer-Baillière.

Pensamentos concordes com a filosofia espírita.


REGIMENTO FANTÁSTICO (O), por VICTOR D’AZUR. — 1868. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c.; pelo correio, 4 fr.

Sob uma forma aparentemente leve, essa obra trata das mais altas questões de moral, de filosofia e de ordem social, com uma visão totalmente espírita. O dado principal é a expiação e o progresso em existências sucessivas. As expressões textuais que encontramos em diversos lugares provam que o autor se inspirou em obras especializadas da Doutrina. (Revue Spirite, setembro de 1868, pág. 271.)


RELIGIÃO E A POLÍTICA NA SOCIEDADE MODERNA (A), por HERRENSCHNEIDER. — 1867. — 1 vol. in-12 de 600 páginas, 5 fr.; pelo correio, 5 fr. 60 c. Paris, Dentu.

Obra de alta filosofia, na qual o autor se apoia na reencarnação como única solução racional de problemas até aqui insolúveis, de moral e de psicologia, e sobre os princípios gerais do Espiritismo. (Revue Spirite, junho de 1868, pág. 183.)


RELIGIÃO DO BOM SENSO (A), por ED. RICHER. — 1 vol. in-18, 6 fr; pelo correio, 6 fr. 50 c. Paris, Yung-Treuttel.

Teoria deduzida da doutrina de Swedenborg.


REVOLUÇÕES INEVITÁVEIS NO GLOBO E NA HUMANIDADE (AS), por RICHARD. — 1 vol. in-18, 2 fr. 50 c.; pelo correio, 2 fr. 75 c. Paris, Pagnerre.

Quadro da marcha providencial do progresso físico e moral, segundo as leis da Natureza. O autor procura demonstrar que o homem e o globo marcham para a perfeição, em vez de degenerar. Obra muito instrutiva e de grande interesse pelos dados científicos e pela racionalidade da visão. Notável concordância com os princípios da filosofia espírita. Estilo correto, por vezes divertido, mas sempre com bom gosto, que afasta a monotonia de um assunto sério sem excluir a profundidade das ideias.

As Leis de Deus e o Espírito Moderno, do mesmo autor. — 1 vol. in-12, 2 fr. 50 c.; pelo correio, 2 fr. 75 c. (Complemento da obra precedente.)

Origem e Fim dos Mundos, do mesmo autor. — 1 vol. in-18, 60 c.; pelo correio, 80 c.

Os Mistérios do Povo Árabe, do mesmo autor. — 1 belo volume in-18, 3 fr. 50 c.; pelo correio, 4 fr.


REYNAUD (Jean), membro do Instituto. TERRA E CÉU — Edição in-12, 4 fr. (Esgotado). Edição in8, 7 fr.; pelo correio, 7 fr. 50 c. Paris, Furne.

Jean Reynaud foi um dos precursores mais imediatos do Espiritismo. Como tantos outros escritores, concebeu a Doutrina Espírita por intuição. Sua obra, uma das mais notáveis no gênero em pensamento e estilo, publicada em 1854, precedeu a Doutrina em poucos anos; se a tivesse escrito como espírita, teria pouco a modificar em suas ideias. Sua teoria do passado e do futuro do homem repousa sobre o princípio da reencarnação com todas as suas consequências morais. O talento e a posição do autor dão às suas palavras uma incontestável autoridade.

Espírito da Gália. — 1 vol. in-8, 6 fr.; pelo correio, 6 fr. 50 c.

Detalhes autênticos sobre os costumes dos gauleses e as crenças druídicas. A filosofia dos druidas admitia o progresso indefinido por meio de existências sucessivas e das provações da vida. (Revue Spirite [agosto de 1863], abril de 1858, pág. 95.)


SAINT MARTIN, dito o filósofo desconhecido, por MATTER. — 1862. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier.

Saint Martin foi o fundador da seita dos teósofos, que teve certa ressonância no fim do século passado e cujas crenças estavam baseadas na possibilidade das relações entre o mundo visível e o mundo invisível. Entre seus adeptos contavam-se homens distintos por sua inteligência, mas que em geral mantinham secreta a sua doutrina.


SÍLVIO PELLICO. MINHAS PRISÕES. — 1 vol. in-12, 1 fr.; pelo correio, 1 fr. 25 c. (Revue Spirite, janeiro de 1869, pág. 22.)


SWEDENBORG, sua vida e suas obras, por MATTER. — 1862. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier & Cia.

Essa obra é mais sobre a vida de Swedenborg do que uma exposição de sua doutrina. Swedenborg era um médium natural, extático, vidente e audiente; escreveu o que viu e ouviu e, como vivia só, não pôde controlar suas observações com outros testemunhos, donde se segue que sua doutrina é fundada sobre as impressões de uma só individualidade. O Espiritismo, ao contrário, é resultado de observações concordantes feitas com o concurso de milhares de médiuns em diversos países, o que permitiu estudar o mundo invisível em todas as suas fases, abstração das ideias e crenças individuais. Apesar das diferenças existentes em alguns pontos, entre as duas doutrinas, Swedenborg não deixa de ser um dos mais eminentes precursores do Espiritismo, tanto por seus trabalhos quanto por suas qualidades pessoais.

Obras Completas de Swedenborg, traduzidas para o francês pelo Sr. BOYS DES GUAYS. Paris, editora Jung Treuttel.

Ela se compõe de 32 obras, entre as quais as principais são:

Arcanos Celestes, 16 vol. in-8, 120 fr. Cada volume é vendido separadamente por 7 fr. 50 c.; pelo correio, 8 fr.

A Verdadeira Religião Cristã, contendo toda a teologia da nova Igreja. 3 vol. in-12, 15 fr.; pelo correio, 16 fr.

Do Céu e de suas Maravilhas e do Inferno, conforme o que foi visto e ouvido pelo autor. — 1 vol. in-12, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 40 c.

Esse volume é um dos que oferecem maior analogia com a Doutrina Espírita quanto ao estado dos Espíritos no mundo invisível.

Da Nova Jerusalém e de sua Doutrina Celeste. — 1 vol. in-12, 4 fr.; pelo correio, 4 fr. 50 c.

Apocalipse Revelado. — 3 vol. in-12, 15 fr.; pelo correio, 16 fr.

Apocalipse Explicado. — 7 vol. grande in-8, 70 fr.; pelo correio, 75 fr.


ESPIRITUALISMO RACIONAL (O), por LOVE. 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier & Cia.

Concordância com os princípios do Espiritismo.


ESPIRITUALISMO E O IDEAL (O), por CHASSANG. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Didier & Cia. (Revue Spirite, novembro de 1868, pág. 342.)


TERRA E CÉU. (Vide Reynaud.)


TRADIÇÕES POPULARES COMPARADAS, por DÉSIRÉ MONNIER. — 1854. — 1 grosso volume in-8, 7 fr.; pelo correio, 7 fr. 50 c. (Edição rara.)


TRÊS FILHAS DA BÍBLIA (AS), por H. RODRIGUES. — 1867. — 1 vol. in-12, 1 fr.; pelo correio, 1 fr. 50 c. Paris, Michel Lévy.

As Três Filhas da Bíblia são: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo, que o autor pressente que um dia deverão fundir-se numa só crença. (Revue Spirite, fevereiro de 1867, pág. 41.)


VIANNEY (ABADE), cura d’Ars; sua vida, por MONNIN. — 2 vol. in-12, 7 fr. 50 c.; pelo correio, 8 fr. 50 c. Paris, Hachette.

O venerável cura d’Ars foi um modelo de piedade esclarecida e de verdadeira caridade cristã. Gozava de certas faculdades curativas inconscientes, notadamente a de curar pela influência. Durante sua vida teve numerosas comunicações de um Espírito que chamava Grapin. Desde sua morte, poucos foram os centros espíritas em que não se tenha manifestado e dado provas de sua bondade e superioridade pela sabedoria de suas instruções.


VIDA FUTURA (HAVERÁ UMA)? Opiniões diversas sobre o assunto, recolhidas e ordenadas por um fantasma. — 1864. — 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 30 c.

Esse fantasma é um sábio matemático que tratou a questão com notável clareza e irresistível lógica, em perfeita concordância com a Doutrina Espírita, na qual o autor evidentemente se inspirou. Os espíritas colherão nessa obra novos argumentos para refutar seus adversários. (Revue Spirite, abril de 1869.)


VOZ VINDA DOS CÉUS (UMA), por JEANLOUIS WAÏSSE. — 1 vol. in-8. (Esgotado.)

Esta obra, embora publicada em 1852, está quase esgotada hoje. Não obstante, mencionamo-la aqui como tipo notável de previsões e porque o autor, sem conhecer o Espiritismo, que ainda não existia, anuncia seu advento próximo e seu verdadeiro caráter; ele o designa como sendo o Consolador prometido por Jesus e como uma doutrina que devia realizar a Terceira Revelação e regenerar a Humanidade.


VIAGENS AO TIBETE E A TARTÁRIA, pelo padre HUC, missionário. — 2 vol. in-12, 7 fr.; pelo correio, 8 fr. Paris, Gaume.


VIAGENS A CHINA, do mesmo autor. — 2 vol. in12, 7 fr.; pelo correio, 8 fr.

O padre Huc, tendo vivido trinta anos nessa região, cujos idiomas se lhe tornaram familiares, frequentou os mosteiros de lamas budistas e recolheu documentos autênticos sobre as crenças desses povos, muitos dos quais interessam ao Espiritismo do ponto de vista dos fatos, da história e da filosofia. É uma descrição dos lugares e da vida íntima, tanto física quanto moral, escrita com simplicidade, de leitura atraente e muito instrutiva.


VIDENTE DE PRÉVORST (A). Traduzido do alemão. Encontra-se na obra intitulada: Mesas Falantes, de Goupy. — 1855. — 1 vol. in-8, 6 fr.; pelo correio, 6 fr. 60 c. Germer-Baillière.

Narrativa das visões de uma extática célebre na Alemanha.


WALLON. HISTÓRIA DE JOANA D’ARC, premiada pela Academia. — 1 vol. in-12, 1 fr.; pelo correio, 1 fr. 40 c. Paris, Hachette.


ROMANCES


Em algumas das obras a seguir, a ideia espírita é dominante e serve de fundo ao tema; em outras, ela é apenas acessória e consiste na afirmação de certos fatos ou na emissão de pensamentos concordes com os princípios da Doutrina.


BALZAC. SÉRAPHITUS SÉRAPHITA. — No volume intitulado Louis Lambert. — 1 vol. in-18, 1 fr. 25 c.; pelo correio, 1 fr. 50 c. Paris, Michel Lévy.

Tema fantástico cuja ação se passa na Noruega entre os adeptos de Swedenborg. Séraphitus Séraphita é um ser misterioso que pertence mais ao mundo espiritual do que ao mundo corporal e que toma alternadamente a aparência de homem ou de mulher. No fundo da obra está o desenvolvimento de ideias profundamente filosóficas e de alta moralidade sobre o futuro do homem.

Ursule Mirouet. — 1 vol. In-12, 1 fr. 25 c.; pelo correio, 1 fr. 50 c. Paris, Michel Lévy.

Tema baseado nos efeitos da dupla vista natural e da lucidez magnética.


BARBARA (Charles). O ASSASSINATO DA PONTE VERMELHA. — 1 vol. in-18, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 50 c. Paris, Hachette.

Ideia surpreendente e verdadeira do castigo pela reencarnação da vítima como filho do assassino. (Revue Spirite, janeiro de 1867, pág. 14.)


BEECHERSTOWE (Senhora) A CABANA DO PAI TOMÁS, traduzido do inglês. — 1 vol., 1 fr.; pelo correio, 1 fr. 30 c. Paris, Hachette.

Afirmação do princípio da reencarnação como fonte dos pendores inatos. É notável que essa doutrina seja afirmada numa das obras mais populares dos Estados Unidos. (Revue Spirite, novembro de 1868, pág. 332.)


BERTHET (Élie). A DUPLA VISTA. — 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c. Paris, Dentu. Clarividência sonambúlica magnética e espontânea em ação, com detalhes que atestam perfeito conhecimento das condições inerentes a essa faculdade e os abusos que dela se podem fazer. (Revue Spirite, [dezembro] novembro de 1865, pág. 360.)


BONNEMÈRE (Eug.). LOUIS HUBERT.— 1 vol. in-18, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c. Paris, Livraria Internacional.

História de um pároco de aldeia e das tribulações que suas ideias avançadas e progressistas lhe suscitam. Essa obra faz parte das que foram escritas pelo jovem bretão em estado de mediunidade inconsciente. (Revue Spirite, julho de 1867, pág. 215.)


CHAVE (Clément de la). A MAGA DOS ALPES. 1 vol. in-12, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 40 c. Paris, 1861, Havard.


CUMMINS (Miss). O ACENDEDOR DE LAMPIÕES, traduzido do inglês. — 1 vol. in-12, 1 fr.; pelo correio, 1 fr. 30 c. Paris, Hachette.

Romance americano, deveras moral, em que a ideia da presença, entre nós, da influência e da proteção do Espírito daqueles a quem amamos é expressa com muita clareza.


CURRER BELL (Miss). JANE EYRE, traduzido do inglês. — 2 vol. in-12, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 60 c. Paris, Hachette.

História de uma jovem órfã honesta e trabalhadora que triunfa sobre as vicissitudes da vida graças à sua coragem e perseverança. Aí se encontra a ideia da comunicação das almas entre vivos.


DICKENS. CONTOS DE NATAL, traduzido do inglês. — 1 vol. in-12, 1 fr.; pelo correio, 1 fr. 50 c. Paris, Hachette.


DU BOYS. A CONDESSA DE MONTE-CRISTO. Romance-folhetim, publicado pela Petite Presse em maio de 1868, não editado em volume.

Relações com o mundo invisível; presença dos Espíritos à nossa volta. (Revue Spirite, maio de 1868, pág. 146.)


DUMAS (Alexandre). MADAME DE CHAMBLAY. — 2 vol. in-18, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 50 c. Paris, Michel Lévy.

Afirmação do princípio da dupla vista, ou visão psíquica, espontânea e magnética; visão a distância e previsões.


DURANTIN (Armand). A LENDA DO HOMEM ETERNO. — 1 vol. in-12, 3 fr. Pelo correio, 3 fr. 50 c. Paris, Dentu.

Tema haurido evidentemente na Doutrina Espírita, considerada sob um ponto de vista sério, a despeito de alguns erros de princípio. (Revue Spirite, fevereiro de 1864, pág. 161.)


ERCKMANN-CHATRIAN. O LOUCO YÉGOF. 1 vol. in-18, 3 fr.; pelos correios, 3 fr. 50 c. — Brochura in-8 ilustrada, 1 fr. 35 c.; pelo correio, 1 fr. 75 c.

A Casa Florestal. 1 vol. in-18, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c. — Brochura ilustrada, 1 fr. 35 c.; pelo correio, 1 fr. 75 c.

Hugues, o Lobo (contos de la Montagne). — 1 vol. in-18, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c. Brochura in-8 ilustrada, 1 fr. 25 c.; pelo correio, 1 fr. 50 c. Paris, Hetzel.

Essas três obras se baseiam em dados inteiramente espíritas; aí se encontram em ação os princípios da previsão das coisas pela visão a distância; a expiação pelo encontro dos culpados nas existências sucessivas, etc.


GAUTIER (Théophile) SPIRITE. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Charpentier. (Revue Spirite, dezembro de 1865, pág. 360; e março de 1866, pág. 91.)

Avatar. — 1 vol. in-18, 1 fr. 50 c.; pelo correio, 1 fr. 75 c.

Avatar é uma palavra indiana que significa encarnação, transformação. O enredo desse romance fantástico está baseado na permutação, operada pela ciência de um velho médico, entre as almas de dois rivais vivos que, assim, tomam a aparência um do outro. O doutor, por sua vez, aproveita a ocasião para se apropriar do corpo do mais jovem, a fim de herdar sua própria ciência e prosseguir seus estudos com órgãos novos, que poderão durar mais tempo.


KARR (Alphonse). O FALECIDO BRESSIER. 1 vol. in-18, 1 fr.; pelo correio, 1 fr. 40 c. Paris, Michel Lévy.


LEO (André). AS DUAS FILHAS DO SR. PLICHON. — 1 vol. in-18, 3 fr. Pelo correio, 3 fr. 50 c. Paris, Hachette.

Intriga fundada na diferença de caráter de duas irmãs, das quais uma, superficial e crédula, aceita sem exame todas as tradições; a outra, espírito sério, demonstra uma razão precoce. Sua equidade a faz revoltar-se contra os preconceitos sociais e as tradições religiosas que lhe parecem contrárias às leis da Natureza e da justiça. A solidez e a retidão de seu julgamento a fazem querida por um rapaz que diz: “Se, com toda minha fé, eu não acreditasse na imortalidade, eu a compreenderia através dela; esta alma tão sábia e tão pura desde o nascimento já viveu; pergunto-me apenas de que céu ela caiu”. Esse romance, cujos caracteres são firmemente observados, foi escrito com pureza e transpira os mais honestos sentimentos.


NODIER (Charles). LÍDIA OU A RESSUREIÇÃO — TRILBY. — 1 vol. in-18, 3 fr. 50 c. Paris, Charpentier. Escrevendo essas duas encantadoras novelas, o autor tinha certamente a intuição da reencarnação e dos Espíritos familiares.


POE (Edgar). HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS.— 2 vol. in-18, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 50 c. Paris, Michel Lévy.

O caráter fantástico da maior parte dessas histórias tira-lhes qualquer probabilidade, mas nem por isso deixa de acusar um fundo de crença na pluralidade das existências e em certos fatos de ordem psicológica. As luzes trazidas pelo Espiritismo sobre os fenômenos desse gênero permitem separar o possível do lendário.


ROBINSON CRUSOÉ, por DANIEL DE FOË. Edição completa, 2 vol. in-12, 2 fr. 50 c. Paris, Ducros.

— Reflexões de Robinson; 3º volume das Viagens Imaginárias; traduzido do inglês. Amsterdã, 1787. (Raro.)

Esta última obra é continuação da primeira; é Robinson isolado, refletindo sobre as aventuras de sua vida e daí tirando conclusões de elevado alcance filosófico. Encontra-se em ambos os livros a afirmação da maior parte dos princípios do Espiritismo: reencarnação, relações com o mundo invisível, assistência e manifestações dos Espíritos pela inspiração, etc. (Revue Spirite, março e setembro de 1867, págs. 74 e 279.)


SAINTINE (Xavier). A SEGUNDA VIDA. — 1 vol. in-8, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c. Paris, Hachette. Narrativas de fatos psicológicos baseados nas relações dos homens com os seres do mundo invisível, alguns dos quais são pessoais ao autor.


SAND (Maurice). CALLIRHOË.— 1 vol. in-18, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c. Paris, Michel Lévy.

Intriga inteiramente fundada sobre a reencarnação, mas levada além dos limites do possível constatado pela experiência, beirando o fantástico.


SAND (Senhora George). CONSUELO. 3 vol. in18, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 75 c. Paris, Michel Lévy.

A Condessa de Rudolstadt. — 2 vol. in-18, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 50 c.

Essas duas obras são continuação uma da outra. A reencarnação representa o papel principal em condições um pouco exageradas. Detalhes muito interessantes sobre os hussitas da Boêmia e a franco-maçonaria.

Spiridion — 1 vol. in-18, 3 fr.; pelo correio, 3fr. 50c.

Esse livro não é um romance propriamente dito, pois nele a trama é quase nula. É um quadro para descrever os abusos da vida monástica, as peripécias e angústias de um crente conduzido à dúvida e à incredulidade e a emissão de uma doutrina religiosa em relação às ideias da época. As comunicações entre os mortos e os vivos, pela visão, audição e inspiração aí ocupam lugar considerável e esses diferentes fenômenos são descritos com realidade.

Entre as obras da mesma autora em que é possível encontrar pensamentos espíritas, podemos citar:

Senhorita de la Quintinie. 1 vol. in-18, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c.

O pecado do Sr Antônio. — 2 vol. in-18, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 50 c.


SAUVAGE (Élie). MIRETA. 1867. — 1 vol. in18, 3 fr. Pelo correio, 3 fr. 50 c.

Narrativa simples, ingênua, de grande interesse, em que tudo é natural e verossímil; não há situações romanescas, mas cenas enternecedoras, pensamentos elevados, caracteres traçados conforme a Natureza. Livro essencialmente moral, cujos elementos foram hauridos na filosofia espírita, sendo conveniente à juventude de ambos os sexos. (Revue Spirite, fevereiro de 1867, pág. 59.)


SCHOLL (Aurélien). NOVOS MISTÉRIOS DE PARIS. (Revue Spirite, janeiro de 1867, pág. 15). Publicado em folhetim, não editado em volume.


SOULIÉ (Frédéric). O MAGNETIZADOR. — 1 vol. in-18, 1 fr.; pelo correio, 1 fr. 50 c. Paris, Michel Lévy.


SUE (Eugéne). GILBERT E GILBERTE.— 1 vol. in-18, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c. Paris, Michel Lévy. Dois jovens esposos, inspirados por um gênio superior, experimentam sucessivamente as diversas posições sociais: fortuna, glória, nascimento, etc. Tema interessante; consequências bastante morais.

Memórias de um Marido, por FERNAND DUPLESSIS [pseudônimo]. — 3 vol. in-18, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c. Paris, Livraria Internacional. (Revue Spirite, setembro de 1868, pág. 268.)

Os pensamentos espíritas emitidos nessa última obra não são o produto da imaginação de um romancista, mas a narrativa verídica dos sentimentos produzidos no momento supremo, na família de um convencional, pela crença na reencarnação, numa época na qual essa doutrina ainda não havia sido formulada.


TEATRO


GALILEU, drama em versos, pelo Sr. PONSARD. — 1 vol. in-8, 4 fr.; pelo correio, 4 fr. 50 c. Paris, Tresse. (Revue Spirite, abril e maio de 1867, págs. 97 e 145.)


DRAC (O), drama fantástico em três atos, pela Sra. G. SAND, representado no Vaudeville em 1865. Brochura in-12, 1 fr. 50 c.; pelo correio, 1 fr. 60 c. Paris, Tresse.

Tema extraído de uma lenda provençal. Drac é um Espírito protetor dos marujos. Na peça, ele encarna como adolescente numa família de pescadores, conservando algumas de suas atribuições de Espírito. Em uma cena, obriga um homem a escrever contra a vontade, como fazem os Espíritos em relação aos médiuns.


ELIXIR DE CORNÉLIUS. Opereta-bufa em um ato, representada no Fantaisies Parisiennes em 1868. — Brochura in-12, 1 fr.; pelo correio, 1 fr. 50 c. Paris, Tresse.

Intriga divertida, inteiramente fundada na ideia da reencarnação com mudança de sexo. (Revue Spirite, julho de 1868, pág. 215.)


IDÉIAS DA SRA. AUBRAY (AS), comédia em quatro atos, pelo Sr. A. DUMAS FILHO, encenada no Ginásio em 1867. — Brochura in-12, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 25 c. Paris, Tresse.

Uma das ideias da Sra. Aubray é esta: “Sim, materialmente meu esposo desapareceu deste mundo, mas sua alma está perto de mim; ele assiste a todas as minhas ações, comanda todos os meus pensamentos, tudo o que é bom; é ele que vos fala neste momento por minha boca. Está sentado ao meu lado: eu o vejo, ouço e sinto”.


MAXWELL, drama em quatro atos, pelo Sr. JULES BARBIER, representado no Ambigu, em 1867. — Brochura in-4, 50 c.; id., in-12, 2 fr; pelo correio, 2 fr. 25 c. Paris, Michel Lévy.

Cenas muito verossímeis de sonambulismo magnético; provocadas pela clarividência da pessoa magnetizada. Verdadeira lição de magnetismo sério e uma resposta aos zombadores.


CIÊNCIAS


Obras úteis para consultar como complemento de estudo da parte científica da Doutrina Espírita.


ASTRONOMIA. Estudos e Leituras sobre a Astronomia, por C. FLAMMARION. — 1 vol. in-12, 5 fr.; pelo correio, 6 fr. Paris, Gauthier-Villard.

Maravilhas Celestes, do mesmo autor. — 1 vol. in-12, encadernado, 3 fr. 50 c.; pelo correio, 4 fr. Paris, Hachette.

Lúmen, do mesmo autor.

Esse interessante trabalho, inserido na Revista do Século XIX, será em breve completado e publicado em um volume. (Revue Spirite, março e maio de 1867, págs. 93 e 151.)


GEOLOGIA. Carta sobre as Revoluções do Globo, pelo doutor BERTRAND. — 1 vol. in-12, com pranchas; 3 fr. 50 c.; pelo correio, 4 fr. Paris, Hetzel.

Essa obra, em nível de ciência moderna, escrita com clareza e sem espírito de sistema, está ao alcance das pessoas comuns e oferece um estudo geológico de grande interesse.

Discurso sobre as Revoluções do Globo, por GEORGES CUVIER, com notas do doutor HOEFFER. — 1 vol. in-12, com pranchas, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 40 c. Paris, Didot.

Interessantes detalhes sobre os fósseis.

A Terra antes do Dilúvio, por L. FIGUIER. — 1 grosso volume in-8, com numerosas pranchas, 10 fr.; pelo correio, 10 fr. 75 c. Paris, Hachette.

Do Homem Antidiluviano e de suas Obras, por BOUCHER DE PERTHES. — Brochura in-8, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 25 c. Paris, Jung Treuttel.

Utensílios de Pedras, do mesmo autor. Brochura in-8, 1 fr. 50 c.; pelo correio, 1 fr. 70. Paris, Jung Treuttel.


INTELIGÊNCIA DOS ANIMAIS, por E. MENAULT. — 1 vol. in-12, com pranchas, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 30 c. Paris, Hachette.

O Espírito dos Animais, por TOUSSENEL. 1 vol. grande in-8, com pranchas, 5 fr.; pelo correio, 5 fr. 75 c. Paris, Hetzel.


NOVOS PRINCÍPIOS DE FILOSOFIA MÉDICA, pelo doutor CHAUVET, de Tours. — 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 40 c. Tours, Guilland-Verger, Paris, Germer-Baillière. (Revue Spirite, dezembro de 1866, pág. 388.)


FRENOLOGIA ESPIRITUALISTA, pelo doutor CASTLE. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier & Cia.


FRENOLOGIA, Manual Prático, pelo doutor FOSSATI. — 1 vol. in-12, com pranchas, 6 fr.; pelo correio, 6 fr. 50 c. Paris, Germer-Baillière.


FISIOGNOMONIA, por DELESTRE. 1 vol. grande in-8, com pranchas, 15 fr.; pelo correio, 15 fr. 50 c. Paris, Renouard.


MAGNETISMO


Nota — Todas as obras a seguir indicadas encontram-se na livraria Germer-Baillière.


ANAIS DO MAGNETISMO ANIMAL, de 1814 a 1816. 8 vol. in-8, 30 fr.; pelo correio, 33 fr.


AUBIN GAUTHIER. REVISTA MAGNÉTICA, jornal de curas e fatos magnéticos e sonambúlicos. — 2 vol. in-8, 6 fr.; pelo correio, 7 fr.


BERTRAND (Doutor). TRATADO DE SONAMBULISMO, 1823. — 1 vol. in-8, 7 fr.; pelo correio, 7 fr. 50 c.


BILLOT (Doutor). CORRESPONDÊNCIA COM O SR. DELEUZE.— 2 vol. in-8, 10 fr. (Esgotado.) Essa obra é deveras notável, pois, desde 1820, o doutor Billot deduziu dos fenômenos magnéticos e sobretudo dos sonambúlicos, a prova da existência e da independência da alma, de sua ação isolada da matéria, da natureza e da intervenção dos Espíritos.


CHARDEL. ESBOÇO DA NATUREZA HUMANA, explicado pelo magnetismo animal. — 1826. — 1 vol. in8, 5 fr.; pelo correio, 5 fr. 50 c.


CHARPIGNON (Doutor). FISIOLOGIA, MEDICINA E METAPSÍQUICA DO MAGNETISMO ANIMAL. 1 vol. in-8, 5 fr.; pelo correio, 5 fr. 50 c.

Deduções de notável conformidade com os princípios da Doutrina Espírita.


DELEUZE. INSTRUÇÃO PRÁTICA SOBRE O MAGNETISMO ANIMAI, 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c.; pelo correio, 4 fr.

Um dos melhores guias sobre a matéria.


DU POTET (Barão). TRATADO DE MAGNETISMO EM DOZE LIÇÕES. — 1 vol. in-8, 7 fr.; pelo correio, 7 fr. 60 c.


LAFONTAINE. A ARTE DE MAGNETIZAR. — 1 vol. in-8, 5 fr.; pelo correio, 5 fr. 50 c.


MESMER. MEMÓRIAS E AFORISMOS, seguidos dos procedimentos de Eslon, 1 vol. in-18, 2 fr. 50 c.; pelos correios, 3 fr.


MILLET. CURSO DE MAGNETISMO EM DOZE LIÇÕES. — 1 vol. in-12, 3 fr.; pelos correios, 3 fr. 50 c.


PUYSÉGUR (Marquês de). MEMÓRIAS para servir à história e ao estabelecimento do magnetismo. — 1 vol. in-8, 6 fr.; pelos correios, 6 fr. 60 c.


REICHENBACH (Cavaleiro de). CARTAS ÓDICO-MAGNÉTICAS, traduzidas do alemão. — Brochura in18, 1 fr. 50 c.; pelo correio, 1 fr. 75 c.

Curiosas experiências sobre o fluido ódico, descoberto pelo autor e que, parece, deve lançar nova luz sobre a questão dos fluidos, se forem confirmadas. Pelos conhecimentos que possuem, os espíritas estão particularmente em posição de controlar essa teoria.


TESTE. Manual Prático de Magnetismo Animal, exposição metódica dos processos empregados para produzir os fenômenos magnéticos e sua aplicação ao estudo e ao tratamento das doenças. — 1 vol. in-8 de 500 páginas, 4 fr.; pelo correio, 4 fr. 75 c.


OBRAS CONTRA O ESPIRITISMO


Nota — Proibir um livro é dar mostras de que o tememos. O Espiritismo, longe de temer a divulgação dos escritos publicados contra ele e interditar sua leitura aos adeptos, chama a atenção destes e do público para tais obras, a fim de que possam julgar por comparação. As referências à Revista Espírita indicam as obras que foram refutadas.


BAGUENAULT DE PUCHESSE. A IMORTALIDADE, A MORTE E A VIDA, estudo sobre o destino do homem. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier & Cia.

O autor assim se exprime sobre o Espiritismo: “Seus princípios inauguram um sistema completo que compreende o presente e o futuro, que traça os destinos do homem, abre-lhe as portas da outra vida e o introduz no mundo sobrenatural. A alma sobrevive ao corpo, já que aparece e se mostra depois da dissolução dos elementos que o compõem. O princípio espiritual se desprende, persiste e, por seus atos, afirma sua existência. Desde então o materialismo é condenado pelos fatos; a vida no além-túmulo torna-se um fato certo e quase palpável; o sobrenatural se impõe assim à Ciência e, submetendo-se ao seu exame, não lhe permite mais repeli-la teoricamente e declará-la, em princípio, impossível”.

Apesar dessa declaração, o autor não é partidário do Espiritismo. Ele acha que a doutrina deste último sobre a imortalidade “compromete o verdadeiro e puro espiritualismo, subtrai-lhe o caráter de elevação e de nobreza de que o revestiram os altos destinos filosóficos e religiosos; deixa sem solução os problemas do destino humano”. Continua ele: “Com o Espiritismo a sobrevivência perderia uma parte de sua dignidade, de sua independência e de sua grandeza.” Ele prefere os dogmas das penas eternas e o céu católico, que julga mais conformes à razão e à justiça de Deus.


BERSOT. MESMER E O MAGNETISMO ANIMAL, MESAS GIRANTES E ESPÍRITOS. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c.; pelos correios, 4 fr. Paris, Hachette.


BLANC (Henri). O MARAVILHOSO no Jansenismo, no Magnetismo, no Batismo, na Epidemia de Morzine e no Espiritismo.— 1865. — 1 vol. in-8, 6 fr.; pelo correio, 6 fr. 60 c. Paris, Plon.

Após um exame aprofundado, o autor constata que fenômenos prodigiosos se produziram, mas dá a entender que são obra do Espírito do Mal. Embora hostil ao Espiritismo, essa obra lhe é; na realidade, muito útil.


BROWNSON (Doutor). O ESPÍRITO BATEDOR. — 1862. — 1 vol. in-12, 1 fr; pelo correio, 1 fr. 40 c. Paris, Casterman.


CHEVILLARD. ESTUDOS SOBRE O FLUIDO NERVOSO E A SOLUÇÃO DEFINITIVA DO PROBLEMA ESPÍRITA. — 1869. — 1 vol. in-18, 1 fr.; pelo correio, 1 fr. 25 c.

Texto da conferência feita pelo autor, em 30 de janeiro de 1869, sob o título de: O Espiritismo perante a Ciência. (Revue Spirite, março de 1869, pág. 83.)


DESAGES. DO ÊXTASE OU DOS MILAGRES COMO FENÔMENOS NATURAIS. — 1 vol. in-8, 6 fr; pelo correio, 6 fr. 50 c. Paris, Henri, Palais-Royal.

O autor se esforça por provar a não-realidade das manifestações dos Espíritos. Contudo, avalia em 2 milhões o número de espíritas na França, o que lamenta pela honra da razão deles.


DESCHANEL. INCOERÊNCIAS.— 1 vol. in-18, 3 fr. 50 c.; pelo correio, 4 fr. Paris, Hachette.

Compilação de artigos do autor sobre diferentes temas, entre os quais se encontram aqueles que escreveu contra o Espiritismo, no folhetim do Journal des Débats de 15 e 29 de novembro de 1860. (Revue Spirite, março e abril de 1861, págs. 65 e 97.)


FIGUIER (Louis). HISTÓRIA DO MARAVILHOSO NOS TEMPOS MODERNOS. — 4 vol. in-12, 14 fr.; pelo correio, 15 fr. 50 c. Paris, Hachette. (Revue Spirite, setembro e dezembro de 1860, págs. 274 e 369; abril de 1861, pág. 109.)


GOUGENOT-DESMOUSSEAUX (Cavaleiro). COSTUMES E PRÁTICAS DOS DEMÔNIOS OU DOS ESPÍRITOS VISITANTES DO ESPIRITISMO ANTIGO E MODERNO. — 1 vol. in-8, 6 fr.; pelo correio, 6 fr. 60 c. Paris, Plon.

O autor, embora reconhecendo a realidade das manifestações, procura demonstrar que elas só podem ser obra do demônio.


LÉLUT (Doutor), do Instituto. O DEMÔNIO DE SÓCRATES. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c.; pelo correio, 4 fr. Paris, J.-B. Baillière.

O autor conclui que Sócrates era louco, porque acreditava em seu Espírito familiar, que em grego se chamava daimon, demônio. Como é conveniente, para certas pessoas, qualificar de loucos todos os que creem na existência dos Espíritos, inclusive Sócrates, sob esse ponto de vista todos os espíritas evidentemente são loucos.


PASTORAL, ou Ordenação contra o Espiritismo, por monsenhor PAVIE, bispo de Argel. — 1863. (Revue Spirite, novembro de 1863, pág. 336).

Do Monsenhor bispo de Estrasburgo, em 1864. (Revue Spirite, março de 1864, pág. 83.)

Do Monsenhor Gousset, arcebispo de Reims, para as quaresmas de 1864 e 1865. (O Céu e o Inferno, capítulo IX e X.)

Do Monsenhor Pantaleão Monserro y Navarro, novo bispo de Barcelona. (Revue Spirite, setembro de 1864, pág. 264. )

Do Monsenhor bispo de Langres, em 1864. (Revue Spirite junho de 1864, pág. 179.)


MAROUZEAU (Abade). REFUTAÇÃO COMPLETA DA DOUTRINA ESPÍRITA. — Brochura in-8, 1 fr.; pelo correio, 1 fr. 25 c. Paris, Douniol. (Revue Spirite, julho e setembro de 1863, págs. 218 e 275.)


MATIGNON (R. P.) da Companhia de Jesus. OS MORTOS VIVOS. Conversas sobre as comunicações de além-túmulo. — Brochura in-18, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 30 c. Paris, Adrien-Leclerc. (Revue Spirite, maio e junho de 1863, págs. 142 e 169.)


MAURY (Do Instituto). A MAGIA E A ASTROLOGIA. — 1863. — 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier & Cia.


NAMPON (R. P.), da Companhia de Jesus. DO ESPIRITISMO. — Brochura in-18. — CONVERSAS SOBRE O ESPIRITISMO. — Brochura in-18, 1 fr., pelo correio, 1 fr. 25 c. Lyon, Josserand. (Revue Spirite, junho de 1863, pág. 169.)


POUSSIN (Abade). O ESPIRITISMO DIANTE DA HISTÓRIA E DA IGREJA — 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c. Paris, Sarlit. (Revue Spirite, janeiro de 1868, pág. 5.)


THIBOUDET (Abade). DOS ESPÍRITOS E DE SUAS RELAÇÕES COM O MUNDO VISÍVEL. Segundo a tradição. — 1854. — 1 vol. in-8, 5 fr., pelo correio, 5 fr. 60 c.; 1 vol. in-12, 4 fr.; pelo correio, 4 fr. 40 c. Paris, Vivès.

Afirmação sem restrição da realidade de todos os fenômenos magnéticos e das manifestações espíritas, mesas girantes, etc.; provas da intervenção de inteligências ocultas; refutação peremptória da teoria do reflexo do pensamento na mediunidade; demonstração extraída da autoridade dos Pais da Igreja de que os demônios são os únicos agentes possíveis desses fenômenos e que não há fluido magnético humano. O autor certamente esgotou todos os argumentos que se pode invocar em favor de sua tese; se não convence todo mundo, a culpa não é dele.


TISSANDIER. DAS CIÊNCIAS OCULTAS E DO ESPIRITISMO. — 1 vol. in-18, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 50 c. Paris, Germer-Baillière.


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