O Novo Testamento
possui um conjunto de cartas normalmente referenciadas como cartas católicas
ou universais. Originalmente o sentido da palavra católica era
universal. Só com o desenvolvimento do Cristianismo é que esse termo
passou a designar uma corrente específica. O significado desse termo
reflete o propósito e a natureza desses escritos.
Atribuídas a quatro figuras do início do Cristianismo, Tiago, Pedro,
Judas e João, são cartas cujo conteúdo destina-se ao conjunto dos que
buscam na Boa-Nova os parâmetros para orientarem-se durante a vida.
Não há, nesse conjunto, grandes argumentos teológicos e cristológicos
como encontramos nas Cartas de Paulo, tampouco fatos históricos
ou narrativas da vida de Jesus como nos trazem o livro de Atos dos
apóstolos ou os Evangelhos. Nem por isso, o seu conteúdo
é menos interessante ou importante.
Fruto do esforço dos primeiros movimentos do Cristianismo, elas nos
trazem relatos da dinâmica dessa fase inicial, seus desafios, preocupações
e foco. O livro conhecido como Apocalipse enquadra-se também
dentro desse contexto, à medida que aborda as expectativas salvacionistas
e as intervenções de Deus em um ambiente muitas vezes caótico, complexo
e repleto de acontecimentos que fragilizavam a fé e a esperança de muitos
os que viveram nesse período.
Isso poderia levar a uma apressada conclusão de que esses textos teriam
sua aplicação mais adequada aos seus contemporâneos e que o mundo atual,
dadas as suas marcantes diferenças com a Palestina do primeiro século,
teria pouco a aproveitar desses escritos. Isso, contudo, deriva de um
superficial entendimento do que caracterizam os textos do Novo Testamento.
Muito embora os ensinos ali contidos estejam revestidos da roupagem
linguística, cultura e temporal, o que não poderia ser de outra forma,
sua mensagem dirige-se ao espirito humano em seus incontáveis périplos
evolutivos. As recomendações de Tiago sobre o uso da linguagem são hoje
mais do que antes importantes, devido ao impacto das tecnologias de
comunicação e das redes sociais, que amplificam enormemente os efeitos
de tudo o que dizemos e escrevemos. As recomendações de Pedro aos peregrinos
aplicam-se tanto aos de ontem quanto aos de hoje. As lembranças que
Judas nos traz de que o passado é repositório dos registros das consequências
de nossas ações, despertam, ontem e hoje, o ensejo de olhar para o presente,
sem desconsiderar as lições do pretérito, a fim de que os mesmos equívocos
não sejam cometidos e que as mesmas consequências não ocorram no futuro.
As Cartas de João trazem um registro da importância das relações
e das pequenas coisas, e o Apocalipse permanece um cântico
de fé e esperança para todos os que conseguem desbravar o conjunto de
símbolos dos quais se utiliza e que permanecem mais herméticos aos leitores
atuais pela ausência do arcabouço cultural que demarcou o surgimento
da literatura apocalíptica. Esses são apenas alguns exemplos de como
tais textos podem e devem ser objeto de leitura e reflexão.
Embora essa importância, as dificuldades permanecem, porque muitas vezes
é difícil ultrapassar a camada cultural e simbólica que os reveste e
chegar ao âmago de sua mensagem. Mais difícil ainda é, de posse dessa
mensagem, convertê-la em guia para as ações do cotidiano. Esse é o contributo
de Emmanuel, em cujos comentários encontramos a essência desses ensinos
e sua aplicação às mais diversas situações do nosso presente.
As Cartas universais e o Apocalipse são um convite
a todos os que buscam construir um mundo melhor, oferecendo-lhes as
inestimáveis ferramentas da fé e da ação correta, possibilitando converterem-se
na luz à qual Jesus se referia quando proferiu a imortal recomendação.
“Brilhe a vossa luz diante dos homens para que, vendo as vossas boas
obras, glorifiquem o vosso Pai que está nos céus” (Mateus, 5.16; grifo
nosso).
Raio X do volume 7
Versículos comentados 106 | Quantidade de comentários 159 | Versículos com mais de um comentário 36 | Versículos com 2 comentários 25 | Versículos com 3 comentários 8 | Versículos com 5 comentários 3
Versículos mais comentados: Tiago, 2.17 (5 comentários);
1 Pedro, 4.10 (5 comentários); 1 João, 4.1 (5 comentários).
Relação dos versículos com mais de um comentário: Tiago, 1.22 (2 comentários);
Tiago, 1.6 (2 comentários); Tiago, 2.18 (2 comentários); Tiago, 2.19
(2 comentários); Tiago, 3.10 (2 comentários); Tiago, 4.17 (2 comentários);
Tiago, 1.17 (3 comentários); Tiago, 1.4 (3 comentários); Tiago, 3.77
(3 comentários); Tiago, 5.16 (3 comentários); Tiago, 5.9 (3 comentários);
Tiago, 2.17 (5 comentários) — 1 Pedro, 2.17 (2 comentários); 1 Pedro,
2.21 (2 comentários); 1 Pedro, 3.10 (2 comentários); 1 Pedro, 3.11 (2
comentários); 1 Pedro, 3.13 (2 comentários); 1 Pedro, 3.17 (2 comentários);
1 Pedro, 4.19 (2 comentários); 1 Pedro, 3.8 (3 comentários); 1 Pedro,
4.8 (3 comentários); 1 Pedro, 4.10 (5 comentários); — 2 Pedro, 1.5 (2
comentários) 2 Pedro, 1.6 (2 comentários); 2 Pedro, 2.19 — 1 João, 2.21
(2 comentários); 1 João, 2.6 (2 comentários); 1 João, 3.18 (2 comentários);
1 João, 4.11 (2 comentários); 1 João.4.21 (2 comentários); 1 João, 4.6
(2 comentários); 1 João, 4.7 (2 comentários); 1 João, 2.10 (3 comentários);
1 João, 4.1 (5 comentários); 1 João, 1.8 (2 comentários) — Apocalipse,
2.10 (2 comentários).
Saulo Cesar Ribeiro da Silva.