Esta epístola foi escrita pelo apóstolo Paulo quando era prisioneiro (3.1; 4.1; 6.20), provavelmente em Roma A. D. 62, embora alguns designam-na para o seu encarceramento em Cesareia (At 24.27). É endereçado aos santos que estão em Éfeso e aos fiéis em Cristo Jesus. Entretanto, algumas citações muito antigas omitem as palavras “em Éfeso.”. Os dois principais manuscritos do N. T. (Sinaítico e Vaticano) omitem-nos, e desde muito surgiram diferentes opiniões sobre a que leitores era dirigida, embora a tradição da igreja chamava-lhe “aos Efésios”. A explicação bem provável é que era uma carta circular para todas as igrejas da província da Ásia, e isso, desde que Éfeso era a principal delas, a epístola naturalmente veio ser considerada como endereçada a ela. Talvez o endereço estivesse em branco, e cópias fossem deixadas em cada cidade com o endereço preenchido. Seu caráter circular parece ser confirmado pela ausência nela de alusões a locais e discussões. É um tratado doutrinal e ético na forma de uma epístola. Como aquela aos Colossences, foi enviada por Tíquico (6.21), e a semelhança de linguagem e pensamento mostra que as duas foram escritas ao mesmo tempo. Compare por exemplo:
Estes são alguns exemplos a que o leitor da Bíblia poderá adicionar muitos mais. As duas epístolas foram evidentemente o produto da representação ideal do apóstolo sob as mesmas circunstâncias. Efésios parece ter sido escrita somente depois de Colossenses e nela os pensamentos se desenvolvem ainda mais. O tema de Colossenses é a superioridade da pessoa do Cristo e sua obra. Nesta aos Efésios é o estabelecimento da igreja, considerada como a totalidade dos remidos. Efésios, aliás, pode dizer-se, resume todo ensino anterior de Paulo com a finalidade de declarar o propósito de Deus na missão de seu Filho, que era a redenção de seu povo escolhido, a fim de manifestar para todo o universo a riqueza de sua graça. Doravante, supondo a salvação pela fé, a divindade e a obra acabada de Jesus e o chamamento dos gentios, avança a uma teodiceia completa. No capítulo 1 nós temos o que pode ser chamado o lado divino da história da igreja, que originou no soberano e eterno propósito de Deus (3-6), foi efetuado por obra do Cristo (7-12), e é certificado pelo selo do Espírito (13,14). Ele ora para que eles possam entender que a esperança do Cristo está chamando, e que o Salvador levantado e exaltado é a primeira fruta e a promessa (15-23). No capítulo 2 temos o lado humano da história, sendo ensinado que o eleito escapa do pecado e da condenação por graça imerecida [quando estávamos mortos pelos pecados nos deu vida juntamente em Cristo (por cuja graça sois salvos)] (1-10), e que judeus e gentios estão unidos pelo Cristo em um templo espiritual (11-22). No capítulo 3 o apóstolo declara sua própria posição como ministro da igreja deste mistério divino (1-13), e ora para que possam compreender e gozar de tudo que Deus preparou para eles (14-21). Os capítulos 4 a 6 são uma longa exortação para que andem dignos de seu elevado chamamento em todas as relações da vida atual. A epístola aos romanos, tratado de Leste ao Oeste, era a declaração completa de Paulo do meio de salvação. A epístola aos efésios, dirigida do Oeste ao Leste, era sua declaração completa do propósito inteiro de Deus na história humana. Pode ser dito que marca o clímax da sua instrução teológica. G. T. P.
Antes que a epístola aos efésios fosse escrita, Paulo tinha visto uma nova comunidade espiritual surgir no mundo, composta de pessoas de raças diferentes; ele tinha ensinado que esta comunidade, a igreja, é o corpo do Cristo (Rm 12.5; 1 Co 12.27; Cl 1.18; 2.1); e ele tinha enfatizado a importância da harmonia entre seus membros (Rm 12.4-8; 1 Co 12.12-30). Escrevendo desta vez às igrejas na província da Ásia, cuja sociedade era composta de elementos raciais bem diversos e entre os quais teorias especulativas predominantes tendiam subordinar o Cristo, era natural para o apóstolo dar proeminência à concepção do Cristo como a cabeça do corpo da igreja (Ef 1.22,23), de quem o corpo inteiro se moldou e se juntou com aquele que forneceu cada junção, de acordo com o funcionamento na medida devida às várias partes, cresce num corpo perfeito para se edificar em amor (4.16; cp. 2. 11-22). E não só era a proeminência deste pensamento natural neste tempo numa carta de Paulo aos cristãos na província da Ásia; mas tal expressão de seu pensamento maduro sobre o Cristo era para ser esperado sob estas condições de cujo interesse profundo no assunto é testemunhado por suas epístolas anteriores. J. D. D. † — (Dicionário da Bíblia de John D. Davis) ©
Vide mais sobre a epístola aos efésios nos Estudos Espíritas.
Vide também: Introdução à Carta aos Filipenses