Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Êxodo    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 7

(Versículos e sumário)

7 E disse o Senhor a Moisés: Eis-aí te constituí deus de Faraó; e Arão teu irmão será teu profeta.

2 Tu pois dirás a Arão tudo o que eu te mando que lhe digas: E ele falará a Faraó, para que deixe sair os filhos de Israel da sua terra.

3 Mas eu endurecerei o seu coração, e multiplicarei os meus prodígios e maravilhas na terra do Egito,

4 E não vos ouvirá; e eu estenderei a minha mão sobre o Egito, e farei sair de lá os filhos de Israel, meu exército e povo, por meio dos maiores juízos.

5 E saberão os Egípcios que eu sou o Senhor, que estendi a minha mão sobre o Egito, e que fiz sair do meio deles os filhos de Israel.

6 Fez pois Moisés e Arão como o Senhor havia mandado, e obraram deste modo.

7 Moisés porém era de oitenta anos, e Arão de oitenta e três, quando falaram a Faraó.

8 E o Senhor disse a Moisés e a Arão:

9 Quando Faraó vos disser: Fazei alguns prodígios, dirás tu a Arão: Pega na tua vara, e arroja-a diante de Faraó, e ela se converterá em cobra.

10 Tendo pois entrado Moisés e Arão a Faraó, fizeram conforme o Senhor o havia ordenado; e lançou Arão a vara diante de Faraó e dos seus servos, a qual se converteu em cobra.

11 Mandou vir porém Faraó os sábios e mágicos; e eles fizeram também outro tanto por meio dos encantamentos egipcíacos e de certos segredos.

12 E lançaram cada um deles a sua vara, as quais se converteram em dragões; mas a vara de Arão devorou as varas deles.

13 E endureceu-se o coração de Faraó, e não os ouviu, como o Senhor lhe havia dito.

14 Disse porém o Senhor a Moisés: Obstinou-se o coração de Faraó; não quer deixar sair o povo.

15 Vai ter com ele pela manhã; ele sairá às águas, e estarás em frente dele sobre a ribanceira do rio, e tomarás na tua mão a vara, que se converteu em dragão,

16 E dir-lhe-ás: O Senhor Deus dos Hebreus me enviou a ti, para te dizer: Deixa sair o meu povo, para me oferecer sacrifícios no deserto; e até ao presente não quiseste ouvir.

17 Isto portanto diz o Senhor: Nisto conhecerás que eu sou o Senhor: eis aqui tocarei com a vara, que tenho na minha mão, a água do rio, e se converterá em sangue.

18 Os peixes também, que há no rio, morrerão; e as águas se corromperão, e os Egípcios, que beberem a água do rio, serão afligidos.

19 Disse também o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Toma a tua vara, e estende a tua mão sobre as águas do Egito e sobre os seus rios, e ribeiros e alagoas e todos os lagos das águas, para que se convertam em sangue; e haja sangue em toda a terra do Egito, assim nos vasos de madeira, como nos de pedra.

20 Fizeram pois Moisés e Arão, conforme o Senhor lhes mandara, e Arão levantando a vara, tocou a água do rio à vista de Faraó e dos seus servos, a qual se converteu em sangue.

21 Os peixes, que havia no rio, morreram, e o rio se corrompeu; e os Egípcios não podiam beber da água do rio; e houve sangue em toda a terra do Egito.

22 Outro tanto fizeram os mágicos do Egito com os seus encantamentos; e o coração de Faraó se empederniu, nem os ouviu, como o Senhor tinha mandado.

23 Mas voltando-lhe as costas, se retirou à sua casa, e não se dobrou o seu coração ainda desta vez.

24 Todos os Egípcios porém cavaram ao longo do rio para beberem água, porque não podiam beber da água do rio.

25 E passaram-se sete dias depois que o Senhor feriu o rio.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir