5 Convocou pois Moisés a todo o Israel, e lhe disse: Ouve, ó Israel, as cerimônias, e ordenações, que eu hoje te falo aos teus ouvidos; aprendei-as, e ponde-as por obra.
2 O Senhor nosso Deus fez um concerto conosco em Horeb.
3 Não fez pacto com nossos pais, mas fê-lo conosco que somos, e vivemos hoje.
4 Face à face nos falou no monte do meio do fogo.
5 Então eu fui o que intervi como mediador entre o Senhor e vós, para vos anunciar as suas palavras, porque vós tivestes medo do fogo, e não subiste ao monte, e ele disse:
6 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito da casa da servidão.
7 Não terás em minha presença deuses estranhos.
8 Não farás para ti imagem de escultura, nem figura alguma de tudo o que há no alto do céu, ou embaixo na terra, ou que está debaixo da terra nas águas.
9 Não as adorarás, e nem lhes darás culto. Porque eu sou o Senhor teu Deus; Deus zeloso, que castigo a iniquidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem.
10 E que faço misericórdia por muitos milhares dos que me amam, e guardam os meus preceitos.
11 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque não ficará sem castigo aquele, que tomar o seu nome sobre uma cousa vã.
12 Observa o dia de sábado, para o santificares, como o Senhor teu Deus te mandou.
13 Seis dias trabalharás, e farás todas as tuas obras.
14 Mas o dia sétimo é o do sábado, isto é, o dia do descanso do Senhor teu Deus. Não farás nele algum trabalho nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu escravo, nem a tua escrava, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o forasteiro que vive das tuas portas para dentro; para que descanse o teu escravo, e a tua escrava, como tu também descansas.
15 Lembra-te que também tu serviste no Egito, e que de lá te tirou o Senhor teu Deus com uma mão poderosa, e com um braço estendido. Por isso te mandei que observasses o dia do sábado.
16 Honra a teu pai e a tua mãe, como te mandou o Senhor teu Deus; para viveres largo tempo, e para seres bem sucedido na terra, que o Senhor teu Deus está para te dar.
17 Não matarás.
18 Não fornicarás.
19 Não furtarás.
20 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
21 Não cobiçarás a mulher de teu próximo, nem a sua casa, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento nem cousa alguma que lhe pertença.
22 Estas palavras pronunciou o Senhor a toda a vossa multidão no monte do meio do fogo, e da nuvem, e da escuridade, com uma voz forte, sem juntar mais nada; e as escreveu em duas tábuas de pedra, que me entregou.
23 Mas depois que vós ouvistes a voz desde o meio das trevas, e vistes arder o monte, vós todos os príncipes das tribos, e os anciãos viestes ter comigo, e me dissestes:
24 Eis-aí nos mostrou o Senhor nosso Deus a sua majestade e grandeza; nós ouvimos a sua voz desde o meio do fogo, e experimentamos hoje que falando Deus ao homem, o homem ficou com vida.
25 Porque morreremos nós logo, e seremos devorados por este grandíssimo fogo? Porque se nós tornarmos a ouvir a voz do Senhor nosso Deus, morreremos.
26 Que é toda a carne, para que ouça a voz do Deus vivo, que fala do meio do fogo, como nós o ouvimos, e possa viver?
27 Tu chega-te mais; e ouve todas as cousas que o Senhor nosso Deus te disser; depois no-las dirás, e nós ouvindo-as as cumpriremos.
28 O que tendo ouvido o Senhor, me disse: Eu ouvi as palavras que este povo te disse: em tudo falaram eles bem.
29 Quem dera que eles tivessem tal coração, que me temessem, e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que lhes fosse bem e a seus filhos para sempre?
30 Vai e dize-lhes: Voltai para as vossas tendas.
31 Tu porém deixa-te ficar aqui comigo, e eu te direi todos os meus mandamentos, e cerimônias e ordenações, as quais lhes ensinarás, para que as observem na terra, que eu lhes hei de dar em possessão.
32 Guardai pois e executai o que o Senhor Deus vos mandou; não declinareis nem para a direita, nem para a esquerda,
33 Mas andareis pelo caminho que o Senhor vosso Deus vos prescreveu, para que vivais, e vos suceda bem, e para que os vossos dias se multipliquem na terra da vossa possessão.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.