O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Êxodo

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 20   † 

(Versículos e sumário)

  20 Depois falou o Senhor todas estas palavras:

  2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

  3 Não terás deuses estrangeiros diante de mim.

  4 Não farás para ti imagem de escultura, nem figura alguma de tudo o que há em cima no céu, e do que há embaixo na terra, nem de cousa, que haja nas águas debaixo da terra.

  5 Não as adorarás, nem lhes darás culto, porque eu sou o Senhor teu Deus, o Deus forte e zeloso, que vinga a iniquidade dos pais nos filhos na terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem,

  6 E que usa de misericórdia até mil gerações com aqueles que me amam, e que guardam os meus preceitos.

  7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar em vão o nome do Senhor seu Deus.

  8 Lembra-te de santificar o dia de sábado.

  9 Trabalharás seis dias, e farás neles tudo o que tens para fazer.

  10 O sétimo dia porém é o sábado do Senhor teu Deus. Não farás nesse dia obra alguma, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu escravo, nem a tua escrava, nem o teu animal, nem o peregrino que vive das tuas portas para dentro;

  11 Porque o Senhor fez em seis dias o céu, e a terra, e o mar; e tudo o que neles há, e descansou ao sétimo dia ; por isso o Senhor abençoou o dia sétimo, e o santificou.

  12 Honrarás a teu pai e a tua mãe, para teres uma dilatada vida sobre a terra, que o Senhor teu Deus te há de dar.

  13 Não matarás.

  14 Não cometerás adultério.

  15 Não furtarás.

  16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

  17 Não cobiçarás a casa do teu próximo; não desejarás a sua mulher, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem alguma outra cousa, que lhe pertença.

  18 Todo o povo porém via as vozes, e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e amedrontados, e abalados com o pavor pararam ao longe,

  19 Dizendo a Moisés: Fala-nos tu, que nós te ouviremos; e não nos fale o Senhor, não suceda morrermos.

  20 Respondeu Moisés ao povo: Não temais, porque o Senhor veio para vos provar, e para imprimir em vós o seu temor, a fim de não pecardes.

  21 O povo pois ficou longe; e Moisés se chegou à escuridade, em que Deus estava.

  22 Disse outrossim o Senhor a Moisés: Dirás estas cousas aos filhos de Israel: Vós bem vistes que eu vos falei do céu.

  23 Não fareis para vós nem deuses de prata, nem deuses de ouro.

  24 Far-me-eis um altar de terra, e oferecereis sobre ele os vossos holocaustos e hóstias pacíficas, as vossas ovelhas e bois em todos os lugares, onde se fizer memória do meu nome. Eu virei a ti, e eu te abençoarei.

  25 Se me edificares porém algum altar de pedra, não o edificarás de pedras lavradas, porque se levantares sobre ele o cinzel, ficará poluto.

  26 Não subirás por degraus ao meu altar, para que se não descubra a tua torpeza.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir