23 No sétimo ano, cheio Joiada de intrepidez, tomou consigo os centuriões, a saber, Azarias filho de Jerohão, e Ismael filho de Johanão, e Azarias, filho de Obed, e Maásias filho de Adaia, e Elisafat filho de Zechri; e concertou-se com eles.
2 Os quais tendo decorrido por Judá, congregaram os levitas de todas as cidades de Judá, e os chefes das famílias de Israel, e vieram para Jerusalém.
3 Toda esta multidão pois fez na casa de Deus um ajuste com o rei; e Joiada lhes disse: eis aqui o filho do rei que deve reinar, segundo o que o Senhor disse a favor dos descendentes de David.
4 eis aqui logo o que vós deveis fazer:
5 A terça parte de vós, sacerdotes e levitas, e porteiros, que entrais de semana no templo, estará nas portas; e a outra terça parte se porá junto ao palácio do rei; e a outra terça à porta, que se chama do fundamento; e todo o resto do povo estará nos átrios da casa do Senhor.
6 Nenhum outro entre na casa do Senhor, senão os sacerdotes, e os levitas que estão em serviço; estes somente entrem, porque estão santificados; e todo o resto do povo esteja guardando a porta da casa do Senhor.
7 Mas os levitas rodearão o rei, tendo cada um as suas armas (e se algum outro entrar no templo, seja morto) e acompanhem o rei, quando ele entrar ou quando ele sair.
8 Os levitas pois, e todo o Judá executaram tudo o que o pontífice Joiada lhes havia ordenado; e tomou cada um aos que tinha às suas ordens, e entravam por turno de semana, com os que o tinham já cumprido, e deviam sair. O pontífice Joiada não tinha permitido que se retirassem as turmas, que costumavam suceder umas às outras todas as semanas.
9 E o sumo sacerdote Joiada deu aos centuriões as lanças, e os escudos e broquéis do rei David, os quais tinha consagrado na casa do Senhor.
10 E dispôs todo o povo armado de espadas na mão desde o lado direito do templo até o lado esquerdo do templo, diante do altar e do templo, ao redor do rei.
11 E trouxeram o filho do rei, e lhe puseram a coroa na cabeça, e o testemunho e lhe deram a lei, para que a tivesse na sua mão, e o declararam rei e o pontífice Joiada assistido de seus filhos o ungiu; e o aclamaram, e disseram: Viva o rei.
12 O que tendo Athalia ouvido, isto é, a voz dos que corriam e abendiçoavam o rei, se apresentou ao povo no templo do Senhor.
13 E como ela viu o rei posto em pé sobre um estrado à entrada, e os príncipes, e as tropas ao redor dele, e todo o povo da terra muito alegre, tocando as trombetas, e cantando ao som de toda a casta de instrumentos, e as vozes dos que o aclamavam, rasgou os seus vestidos, e disse: Traição, traição.
14 Então o pontífice Joiada chegando-se aos centuriões, e aos chefes do exército, lhes disse: Tirai-a para fora do recinto do templo, e lá fora matai-a. E mandou o sumo sacerdote que não fosse morta na casa do Senhor.
15 E agarraram-na pelo pescoço; e quando ela tinha entrado a porta dos cavalos da casa do rei, ali a mataram.
16 E fez Joiada aliança entre si, e o povo todo, e o rei, para serem o povo do Senhor.
17 Assim que todo o povo entrou no templo de Baal, e o destruíram; e quebraram os seus altares e simulacros; mataram também a Mathan, sacerdote de Baal, diante dos altares.
18 E estabeleceu Joiada oficiais para a guarda do templo do Senhor, subordinados aos sacerdotes e aos levitas, segundo a distribuição que deles tinha feito David na casa do Senhor; para oferecerem holocaustos ao Senhor, como está escrito na lei de Moisés, com alegria, e com cânticos, segundo a determinação de David.
19 Pôs também porteiros às portas da casa do Senhor, para nela não entrar imundo algum, por qualquer causa que fosse.
20 E tomou os centuriões, e os homens de maior valor, e os primeiros do povo, e toda a gente do país, e fizeram descer o rei da casa do Senhor, e fizeram-no entrar por meio da porta superior para o palácio do rei, e puseram-no sobre o trono real.
21 E todo o povo da terra se alegrou, e a cidade ficou em paz; e Athalia foi morta à espada.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.