O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

2º Livro das Crônicas

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 24

(Versículos e sumário)

  24 Joás era de sete anos quando começou a reinar; e reinou quarenta anos em Jerusalém; sua mãe chamava-se Sebia de Bersabée.

  2 E fez o que era bom aos olhos do Senhor todo o tempo que viveu o pontífice Joiada.

  3 E Joiada o fez casar com duas mulheres, das quais teve filhos e filhas.

  4 Depois disto projetou Joás o reparar a casa do Senhor.

  5 E fez ajuntar aos sacerdotes, e os levitas, e lhes disse: Saí por todas as cidades de Judá, e cobrai de todo o Israel o dinheiro, para a reparação do templo do vosso Deus, todos os anos, e fazei isto com toda a diligência; mas os levitas houveram-se com negligência.

  6 Mandou pois o rei chamar o pontífice Joiada, e lhe disse: Porque não tiveste tu cuidado de obrigar os levitas a trazerem de Judá e de Jerusalém o dinheiro, que foi determinado por Moisés, servo do Senhor, com que contribuísse todo o povo de Israel para o tabernáculo do testemunho?

  7 Porque a impiíssima Athalia, e seus filhos tinham destruído a casa de Deus e com tudo o que tinha sido consagrado no templo do Senhor ornaram o templo de Baal.

  8 Mandou pois o rei, que fizessem um cofre; e puseram-no junto da porta da casa do Senhor da parte de fora.

  9 E publicou-se em Judá e em Jerusalém, que cada um viesse trazer ao Senhor a contribuição que Moisés, servo de Deus, tinha disposto sobre todo o Israel no deserto.

  10 E alegraram-se todos os príncipes, e todo o povo; e concorrendo lançaram no cofre do Senhor o dinheiro; e tanto lançaram que ficou cheio.

  11 E quando era tempo de levar este cofre à presença do rei por mãos dos levitas (porque eles viam que havia muito dinheiro) entrava o escrivão do rei com aquele, que o sumo pontífice tinha designado, e despejavam o dinheiro que havia no cofre. Depois tornavam a levar o cofre para o seu lugar; e assim o faziam todos os dias, e com isto se recolheu uma imensa quantia de dinheiro.

  12 A qual o rei e Joiada deram aos inspetores das obras da casa do Senhor; e eles pagavam com ele aos canteiros e aos artífices de cada uma das obras, para se reparar a casa do Senhor; e aos oficiais que trabalhavam em ferro e em bronze, para se segurar o que ameaçava ruína.

  13 E estes obreiros trabalhavam com muita indústria, e por suas mãos cerraram as fendas das paredes, e restituíram a casa do Senhor ao seu antigo estado, e fizeram com que ficasse firme.

  14 E depois que tiveram feitas todas as obras, levaram ao rei, e a Joiada o remanescente do dinheiro; e dele se fizeram os vasos para o ministério do templo, e para os holocaustos, e copos, e outros vasos de ouro e prata. E ofereciam-se continuamente holocaustos na casa do Senhor durante toda a vida de Joiada.

  15 Mas Joiada envelheceu, e cheio de dias morreu, tendo de idade cento e trinta anos;

  16 E sepultaram-no com os reis na cidade de David, por ele ter feito bem a Israel, e à sua casa.

  17 Depois que Joiada morreu, entraram os príncipes de Judá, e prestaram ao rei grandes obséquios, o qual atraído das suas lisonjas, conveio com eles.

  18 E abandonaram o Templo do Senhor Deus de seus pais, e serviram aos bosques, e as estátuas, e este pecado chamou pela ira do Senhor contra Judá e contra Jerusalém.

  19 E lhes enviava profetas que os fizessem tornar para o Senhor, os quais por mais que protestassem, eles lhes não queriam dar ouvidos.

  20 O Espírito de Deus pois encheu o sumo sacerdote Zaccarias, filho de Joiada, e ele se apresentou diante do povo, e lhe disse: eis aqui o que diz o Senhor Deus: Porque violais vós os preceitos do Senhor, o que vos não será de proveito, e porque abandonastes vós o Senhor para ele vos abandonar?

  21 Eles congregando-se contra ele, o apedrejaram no átrio da casa do Senhor, conforme a ordem do rei.

  22 E o rei Joás não se lembrou da misericórdia, que Joiada, pai de Zacarias tinha usado com ele, mas matou-lhe seu filho. O qual quando expirava disse: O Senhor o veja, e lhe peça contas.

  23 E no cabo dum ano, veio o exército da Síria contra Joás; e veio a Judá e a Jerusalém, e matou a todos os príncipes do povo, e remeteu ao rei a Damasco toda a presa.

  24 E é certo que tendo vindo os Sírios em mui pequeno número, o Senhor lhes entregou nas suas mãos uma multidão infinita, porque eles tinham deixado o Senhor Deus de seus pais; e ao mesmo Joás trataram ignominiosamente.

  25 E retirando-se o deixaram em grandes dores; e seus servos se levantaram contra ele para vingarem o sangue do filho do pontífice Joiada, e o assassinaram no seu leito, e morreu; e sepultaram-no na cidade de David, mas não no jazigo dos reis.

  26 Os que conspiraram contra ele foram Zabad, filho de Semmaath Ammonita, e Josabad, filho de Semarith Moabita.

  27 E os seus filhos, e a soma de dinheiro, que se ajuntou em seu tempo, e o restabelecimento da casa de Deus acham-se escritos com maior diligência nos livros dos reis. E reinou em seu lugar seu filho Amasias.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir