11 Mas Athalia, mãe de Ocozias, vendo morto seu filho, levantou-se, e matou toda a descendência real.
2 Porém Josabá, filha do rei Jorão, irmã de Ocozias, pegando em Joás filho de Ocozias, o furtou do meio dos filhos do rei, quando os estavam matando, e também furtou do leito à sua ama; e o escondeu da presença de Athalia para que o não matasse.
3 E ele esteve seis anos oculto com a ama na casa do Senhor; e Athalia reinou sobre a terra.
4 No ano sétimo porém enviou Joiada, e tomando os centuriões, e os soldados os introduziu consigo no templo do Senhor, e fez com eles um tratado; e juramentando-os na casa do Senhor, lhes mostrou o filho do rei;
5 E ordenou-lhes, dizendo: eis aqui o que haveis de fazer;
6 Uma terça parte de vós entrará no sábado, e fará guarda à casa do rei. A outra terça parte ficará à porta de Sur; e a terceira terça parte esteja à porta, que está por detrás do quartel dos escudeiros; e fareis a guarda à casa de Messa.
7 E duas partes de vós, todos os que saírem de semana, estarão de sentinela em a casa do Senhor junto ao rei.
8 E o rodeareis, tendo as armas nas vossas mãos; e se alguém entrar no recinto do templo, seja morto; e estareis com o rei quando entrar e quando sair.
9 E executaram os centuriões tudo o que o pontífice Joiada lhes havia ordenado; e tomando cada um a sua gente, que entrava de semana, com os que saíam dela vieram ter com o pontífice Joiada.
10 O qual lhes deu as lanças, e as armas do rei David que estavam na casa do Senhor.
11 Puseram-se pois cada um com as armas na mão à roda do rei desde a banda direita do templo, até à banda esquerda do altar, e do templo.
12 E Joiada lhes apresentou o filho do rei, e pôs-lhe sobre a cabeça o diadema, e o livro da lei; e eles o constituíram rei, e o ungiram; e batendo com as mãos, gritaram: Viva o rei.
13 E Athalia ouviu o clamor do povo que concorria; e entrando por entre as turbas no templo do Senhor,
14 Viu o rei assentado no trono segundo o costume, e ao pé dele os cantores, e os trombetas, e todo o povo da terra muito alegre, e tocando trombetas; e ela rasgou os seus vestidos, e gritou: Traição, traição.
15 Mas Joiada ordenou aos centuriões, que comandavam as tropas, e lhes disse: Levai-a, para fora do recinto do templo, e todo o que a seguir, morra à espada. Porque tinha dito o pontífice: Não seja morta dentro do templo do Senhor.
16 E lançaram-lhe as mãos, e a levaram aos empurrões ao caminho da entrada dos cavalos, junto ao palácio, e ali foi morta.
17 Joiada pois fez uma aliança entre o Senhor e entre o rei, e entre o povo para que ele fosse o povo do Senhor, e entre o rei e o povo.
18 E todo o povo da terra entrou no templo de Baal, e deitaram abaixo os seus altares, e fizeram as suas imagens em mil pedaços; e mataram a Matham, sacerdote de Baal, diante do altar. E o príncipe pôs guardas na casa do Senhor.
19 E tomou consigo os centuriões, e as legiões de Cereth e de Feleth, e todo o povo da terra, e conduziram o rei fora da casa do Senhor; e foram ao palácio pelo caminho da porta dos escudeiros, e o rei se assentou no trono dos reis.
20 E todo o povo da terra se alegrou, e a cidade ficou em paz; Athalia porém foi passada à espada na casa do rei.
21 E tinha Joás sete anos, quando começou a reinar.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.