Ilda Mascaro Saullo
1 Amado Salvatore, Deus esteja conosco.
2 Eu estou muito feliz em estar junto ao nosso filho Ortensio.
3 Agora estou melhor. Morrer é acordar. Ontem foi noite, hoje é um novo dia.
4 Tudo bem, mas tenho o meu coração e meu pensamento em nossa família. Domenica, Ortensio e Mário são as flores do jardim de nossa vida.
5 Terei que sofrer a minha saudade, todavia, a esperança está em minha alma.
6 Nossa mãe Domenica está hoje comigo e com todos nós.
7 Amado Salvatore, Deus esteja contigo e com nossos filhos.
8 Muito amor e muitos beijos a eles, sempre eles.
Ilda
Recomendando ao leitor, por gentileza, percorrer as páginas 107-120 de Claramente Vivos, n a fim de se inteirar de detalhes, não somente biográficos, a respeito de D. Ilda Mascaro Saullo, mas sobre o fenômeno da mediunidade poliglota ou xenoglossia no amigo de todos nós — Chico Xavier —, cientificando-se do excelente material recolhido pelos companheiros de ideal, Dr. Hércio Marcos Cintra Arantes e Paulo Rossi Severino, registremos, apenas, o seguinte:
D. Ilda nasceu na Itália, a 19 de novembro de 1906, desencarnando em Roma, a 20 de dezembro de 1977, em consequência de problemas cardíacos, depois de padecer, por mais de oito lustros, de grave reumatismo, que a prendia no leito, sofrendo as agruras das duas grandes guerras mundiais, jamais demonstrando qualquer revolta, católica fervorosa que era.
Casada com o Sr. Salvatore Saullo, destinatário da carta mediúnica, e mãe de quatro filhos: Antônio (residente na Itália); Domenica, que recebeu o nome da avó materna, citada na mensagem (residente na Suíça); Ortensio (radicado no Brasil, desde 1957); e Mário, nascido após a 2ª guerra, residente em sua terra natal.
Do volante bilíngue da página mediúnica sob nossa análise, que o Sr. Ortensio Saullo distribuiu aos amigos; destaquemos dois pequenos textos, o primeiro, servindo de legenda a belo desenho colorido que, a nosso ver, ilustra a primeira mensagem de D. Ilda, transmitida a 28 de julho de 1978:
Figli del mio cammino
lo vi ameró dal cielo
Como vi ho amato nella terra.
Terzo messágio ricevuto da’la nostra cara mamma, al suoi cari figli e al marito, tramite il medium Francisco Candido Xavier, nel Gruppo Espirita della preghiera, in riunione publica nella notte del 2/2/1979 in Uberaba, Minas Gerais, Brasile.
Elias Barbosa
[7] Francisco Cândido Xavier, Elias Barbosa, Espíritos Diversos, Claramente Vivos, IDE, Araras, SP, 1ª edição, 1979.