19|11|1944
1 Meus filhos, Deus abençoe a vocês, conferindo-lhes muita paz ao coração.
2 Continuamos em nosso culto de oração, escalando os degraus de luz. No mundo não há visão para identificar essa marcha silenciosa e constante do espírito, mas o mundo, também, na sua expressão inferior, não sabe donde vêm os seus habitantes, nem sabe para onde se destinam. A multidão coletivamente considerada é profundo potencial de energias, mas que exige pensamento orientador. É por isso que quando mais nos integramos no conhecimento espiritual, mais de perto sentimos a enormidade da nossa importância como indivíduos.
3 Cada um de nós é portador de patrimônios e experiências próprios, senhor de tendências peculiares ao nosso passado remoto, interessado em realizações diversas entre si. E cada coração guarda paraísos e zonas a serem corrigidos, lutas e sombras, conhecimentos e ausência de conhecimentos, em condições especialíssimas para cada um. Daí, meus filhos, procede o valor da vida de espiritualidade, embora o campo exterior seja de materialidade. Somente assim consegue o homem atravessar as regiões que o separam dos planos superiores, pelos quais suspiramos há tantos séculos.
4 Isto não quer dizer que devamos cultivar atitudes estranhas às justas exigências da Terra para com as nossas almas. Não. Quer dizer simplesmente que desejamos adquirir mais luzes para vencermos mais sombras, alcançar conhecimentos mais elevados para esclarecer a ignorância mais baixa, porque, no reino do espírito, só o que sabe pode auxiliar com eficiência aos que se precipitaram nos abismos.
5 Orar, edificando o pensamento, no círculo das ideias sagradas, é tarefa de valor inexprimível nas palavras terrestres. Desse modo, prossigamos no estudo doméstico das leis espirituais. Conhecendo-as, estaremos traçando mais valioso conhecimento de nós mesmos e servindo a outrem. Seja recebendo noções mais altas, seja veiculando-as no ambiente de nossa vida, crescemos no serviço da vontade de Deus, encaminhando-nos para a felicidade suprema.
6 Todas as nossas especializações de tarefa na Terra não representam mais que experiências mais completas, em cada setor de serviço, para que nos integremos, de fato, no todo das atividades divinas, em qualquer situação e em qualquer parte.
7 Estamos satisfeitos pelas apreciações mais nobres a que vocês vão chegando relativamente à prece. Quando costumamos recomendar a vocês a oração, em favor de A ou B, isso não significa que vocês nos auxiliam tão somente com as palavras, ou mesmo com a exteriorização de forças do momento. Representa muito mais! Depois da oração, vocês nos acompanham como bons amigos e trabalhamos para os mesmos fins. A prece serviu de bússola para a viagem espiritual de socorro. Nesse mister, não são poucas as vezes em que vocês têm ido conosco visitar o Clóvis e a Aurélia. Incontestavelmente, não podem guardar as recordações nítidas dos acontecimentos. O cérebro físico não comporta. Precisariam viver uma existência de absoluta absorção nos assuntos transcendentes para que pudessem reconstituir tudo na memória comum. Contudo, temos aqui instrutores que nos asseveram poder o espírito encarnado realizar semelhante prodígio quando for mais adiantado o estágio de evolução do discípulo.
8 O que estão lendo agora, portanto, não é, em tese, uma novidade para vocês. Mas a descrição educativa de André Luiz prepara as energias mentais de quem o lê para ir organizando chapas sensíveis de gravação mental, onde a memória física de cada dia possa saborear, novamente, as sublimes emoções vividas pela alma em contato com a Espiritualidade. Como veem, grande é o campo de serviço e o Senhor, sempre magnânimo, dá sempre de acordo com as possibilidades de aproveitamento do trabalhador.
9 Há alguns anos vocês não poderiam receber essas informações com a naturalidade desejável. Hoje, porém, graças ao esforço diário no campo de auto-preparação espiritual, muito grande e valiosa é a bagagem de material divino que já possuem. Que Jesus nos abençoe!
10 Maria, estamos cuidando de sua saúde com o nosso concurso de sempre. Procure continuar observando seus bons métodos no campo da alimentação usual e nos condimentos comuns. Não use excitantes. Seu organismo entra na fase de recomposição de determinadas forças físicas e há que prosseguir assim com a sua exatidão na escolha dos melhores elementos de nutrição e medicação. Não deixe o uso da água fluida, que o nosso concurso por intermédio dela é, como sempre, muito eficaz, e pode ficar tranquila! O Hidrastis aconselhado vai fazer muito bem às suas energias gerais. Não há motivos de preocupação!
11 Quanto à Wanda, vai indo muito bem e pode cultivar o sono noturno que ele só lhe poderá fazer muito bem. É sinal de que já consegue se desvencilhar mais facilmente das energias corporais para colaborar aqui conosco. Nem sempre poderemos relacionar a expressão dos serviços que realizamos juntos, mas conforta-nos a certeza de que estamos trabalhando sintonizados na mesma tarefa.
12 Agora, meus filhos, despeço-me. Guardemos todos nós as bênçãos de Jesus, que se traduziram em oportunidade de reunião, oração, serviço e realização espiritual. Que ele ilumine sempre vocês, concedendo-lhes muita paz.
E recebam o apertado abraço do papai muito amigo de sempre,
A. Joviano