02|06|1944
1 Meus caros filhos, que Jesus abençoe a vocês na sagrada comunhão do lar.
2 É sempre agradável retomar o calor doméstico. A casa tem sempre uma voz diferente para aqueles que lhe habitam os santuários mais íntimos. Ainda bem. Precisavam regressar a esse aconchego, considerando as necessidades da saúde física. Partiram ainda mal curados da gripe uberabense e o frio, o pó, a luta generosa e santificante, enfim, não permitiram que se manifestassem todas as virtudes dos medicamentos empregados. Agora, com alguns dias de tratamento a mais, esperamos que vocês se restabeleçam como desejamos.
3 Viajar em serviço é sempre um belo trabalho, mais construtivo que parece à primeira vista. Os que se ausentam para repousar nem sempre alcançam seus fins. Por vezes, as leviandades alheias enchem-lhes os ouvidos de venenosas banalidades. Mas os que partem da estação sagrada do lar, observando e construindo, encontram sempre formosos motivos de elevação espiritual. Você, meu filho, tem conhecido desse modo muitas sementes, diversas e variadas “terras mentais”, que nem sempre se ajustam aos nobres fins a que se propõe a sua tarefa. Como acontece a você, à medida que se desenrolam as cortinas do tempo, também não creio em colheitas imediatas da semeadura em curso, mas creio profundamente na semeadura, porque o potencial germinativo procede de Deus. 4 “O semeador saiu a semear”, constante da parábola do Mestre, é uma das grandes imagens do ensinamento evangélico. n Ele foge ao limite, à predeterminação, à medida prévia, para sair a semear, aos punhados, “fazendo o bem sem olhar a quem”, arrebanhando trabalho sem fixar nem mesmo os preconceitos mais comezinhos do serviço. 5 Com semelhantes observações, não viso louvar a ausência do método, mas quero exaltar a criação que o Senhor concede como privilégio divino ao trabalhador de boa vontade. Cada dia que passa, aumenta a sua experiência das criaturas e, cada vez mais, sente você a ineficiência dos homens e a eficiência de Cristo, a quase irresponsabilidade do obreiro terrestre e o profundo amor daquele que é a Sentinela da Redenção Planetária. Isto é uma fatalidade. 6 Olhos espirituais funcionando significam mente distanciada das regiões mais baixas da vida. A espiritualidade ganha das formas primitivas, a luz vence as sombras, a compreensão atinge zonas novas. E é com esforço que o pensamento se detém, a custo, em certas paisagens, ante as quais, se não podemos sorrir, devemos guardar a carinhosa benevolência de quem está entendendo e passando. 7 Que Deus abençoe a você na tarefa. É rude, é difícil e profundamente descompreendida, mas é a sagrada missão que o Pai confiou a você. Continue devassando o plano dos conhecimentos para quantos estejam observando o seu trabalho. E espalhe as luzes que colher. A menor informação aproveitável é semente viva de abençoado progresso futuro. Jesus não nos faltará com a energia justa.
8 Pedi ao receitista aconselhe a vocês alguma coisa e aguardo as manifestações dele. Tudo passará no terreno dos resfriados, com o amparo de Jesus.
9 Sobre o Roberto, venho auxiliando a ele, como me é possível. Ele, às vezes, não compreende bem o carro dos estudos e nem sempre põe todas as rodas a funcionar. Cada matéria é uma roda. Quando menos espero, eis que ele atendeu muito a uma delas, com a lubrificação necessária, esquecendo, todavia, uma ou outra, que se paralisa sem o impulso indispensável. Entretanto, estou confiando sempre. Dia virá em que ele estará senhor do carro, aprendendo a harmonizar todas as peças para melhor expressão do conjunto. Esperemos o tempo e a experiência.
10 Agora devo colocar o ponto final. Vocês precisam recolher-se e peço para todos a bênção divina do Senhor Jesus.
11 Trouxemos a você, Rômulo, alguns passes de auxílio necessário à sua saúde. Há sempre que alijar certas influenciações, que vão ficando em nossa organização espiritual como o pó que vai aderindo às vestimentas fisiológicas na viagem da vida. Em tais casos, a meditação, a prece, a atividade espiritual, como muito bem diz Casimiro Cunha, constituem, por excelência, o banho da alma. Que Jesus nos ajude e ilumine sempre.
12 Wanda deve continuar cuidadosa, evitando os golpes de ar frio no tórax, até o restabelecimento integral. Boa noite, meus filhos! Com um grande abraço muito afetuoso a vocês, sou o papai e vovô muito amigo,
A. Joviano
[1] Nota da organizadora: Refere-se à parábola do semeador, Lucas, 8:4-15.