15|06|1944
1 Meus caros filhos, que Deus abençoe a vocês, concedendo-lhes muita saúde e paz.
2 Tenho estado com vocês no desdobramento dos trabalhos de cada dia, e o que talvez ignorem, tenho feito com alguns amigos a prece das terças, estudando o Evangelho, ministrando os recursos de que podemos dispor aos nossos irmãos “daqui”, mais necessitados. No local íntimo em que se ora vai-se formando, aos poucos, um ambiente vivo de espiritualidade superior. Naturalmente aí as vibrações de natureza elevada são mais sólidas, mais extensas, mais tangíveis e é por isto que o nosso recinto oferece possibilidades desse teor. Ainda bem. Embora não estejam presentes, fisicamente, estão ao nosso lado, em espírito, pelo pensamento, pela lembrança e dedicação. E podem crer que nunca ficam esquecidos, porque, sem que vocês registrem, de modo positivo, os trabalhadores e companheiros lhes entregam, espiritualmente, as expressões sutis do nosso afeto e reconhecimento. 3 Que Jesus lhes conserve a fé e a disposição sincera de continuar na missão do bem. É muito fácil cultivar os interesses imediatos, mas extremamente difícil conservar os dons do Pai. Há sempre facilidades para o homem que busque materializar as suas aspirações terrestres, mas muitos obstáculos se oferecem à alma que procura espiritualizar as suas esperanças e desejos. 4 As Esferas inferiores da Terra não perdoam àqueles que procurem ascender. Em geral, contemplam os degraus superiores da escada luminosa da vida, exaltam-lhe as belezas, mas nunca se decidem a subir. Isto é uma fatalidade. Os peixes monstruosos que habitam as trevas do abismo não compreendem os companheiros que se embeberam na contemplação da luz solar, na leveza do elemento mais delicado e sutil. 5 Continuem, meus filhos, nessa caminhada a que se propuseram. É complexa, exigente, dolorosa, entretanto, as realizações mais belas da vida são de alto preço. Um dia vocês observarão de mais perto que os nossos lucros são muito grandes. Vamos andando com o Mestre! Um dia mais ativamente, outro com impulso menos forte, em vista dos óbices que nos defrontam, todavia, movamo-nos sempre para a frente. Basta o anseio de caminhar para o Cristo para que nos convertamos em ímãs de suas divinas bênçãos!
6 Fiquei muito satisfeito pela possibilidade que se abriu à Nhanhá, no sentido de escrever ao filho. Ela comportou-se admiravelmente! Julgava que as emoções trairiam os seus sentimentos de esposa e mãe, ainda tão vivos e fortes, mas o auxílio recebido por ela não foi pequeno e eu mesmo, quando a vi chorando, discreta, fui compelido a me aproximar para ajudar-lhe a mão indecisa a grafar a carta íntima, Que os nossos amigos saibam receber a palavra dela, são os meus votos do coração. Noto que ela terá de lutar ainda muito! Os filhos constituem-lhe a grande preocupação. Não se desligará com facilidade igualmente do companheiro, não obstante os seus gestos generosos. Contudo, não lhe faltarão a orientação superior e o auxílio direto para que não se lhe esgotem o ânimo, a consolação, a esperança.
7 Vocês continuem, todos os dias em que for possível, no uso dos preventivos homeopáticos da gripe — Gelseminum, Eupatorium, Bryonia e Ipecacuanha. Basta que usem dois desses preparados na fase a que se me refiro. Não há necessidade dos quatro, de uma só vez, no uso comum, diário.
8 Os ares de Belo Horizonte fizeram muito bem a vocês! Mormente a Wanda melhorou de modo surpreendente! Muito bem! A Providência Divina dispôs todas as coisas para nosso bem. Basta que sintamos a grandeza de Sua infinita bondade para observarmos essa realidade sublime.
9 Tenho, meu caro Rômulo, auxiliado lá em casa como posso. Se não posso escrever aos nossos através do papel, nunca falta a “palavra silenciosa” através do coração. Os resultados nem sempre aparecem, mas o tempo fará com que surjam, mais cedo ou mais tarde, dentro das graças de Deus. Esperemos. Às vezes, sinto o impulso de confiar-lhes minhas preocupações, mas para quê? Esperemos em Jesus, trabalhando na sua vontade divina, no local do serviço que a sua bondade nos confiou.
10 Roberto e eu vamos indo, assim, assim. Sempre melhor, com a ajuda divina. A solução do problema do progresso com o Roberto pode não apresentar característicos imediatistas, mas é segura. A construção não é tão fácil, mas organizada a base a edificação permanece sólida, confortando e atendendo na medida de nossos desejos.
11 E agora, meus filhos, meu abraço a vocês. Com o afeto de sempre, guardem o saudoso coração do papai que não os esquece.
A. Joviano