26/03/1947
1 Meus caros filhos, Deus abençoe a vocês todos, concedendo-lhes muita saúde e paz.
2 Procurando a luz espiritual, como sempre, eis-nos em nosso reduto de oração, aguardando a Divina Bondade.
3 Refiro-me a isso recordando os proveitosos ensinamentos de ontem para concluir com vocês que a pesquisa das criaturas é incessante e devemos consolidar a nossa felicidade por sabermos em quem buscarmos e o que buscamos – Jesus e sua lição divina.
4 Enquanto nos demoramos nos laços físicos é difícil, efetivamente, tudo entender. Mil e uma circunstâncias diversas nos reclamam a atenção para que o nosso curso de experiências valiosas não se interrompa. Não fosse a multiplicidade de problemas que cercam a mente encarnada e qualquer individualidade de cultura mais enobrecida, não toleraria os obstáculos ambienciais. A Providência, contudo, improvisa mil meios de retenção do espírito humano a fim de que o aluno aproveite o máximo da escola.
5 Aqui, contudo, meus filhos, reexaminamos o quadro de luta e rendemos graças ao Eterno pelas inspirações espiritualizantes que nos felicitaram o caminho. Homens e mulheres vulgares valem-se das sugestões inferiores e procuram dilatação de interesses no campo horizontal da experiência humana, ao passo que o cristão busca as “portas de cima”, muita vez de escabroso acesso.
6 Por manter-se a alma nesse serviço é imprescindível pagar tributos fortes e, um deles, mais imperioso e quase inevitável, é o da incompreensão de grande número dos próprios familiares. Esse imposto do espírito vocês têm sabido resgatar com exatidão. Rogo a Jesus lhes multiplique as forças, a fim de prosseguirem para a frente, firmes na fé.
7 Viagens existem nas quais, nem sempre, haverá possibilidade de união geral no porto de desembarque. A jornada das almas oferece perspectivas de solução curiosa. O livre-arbítrio de cada viajor tem voz ativa nesse capítulo e comumente o grupo se dispersa. Os que amam a marcha diária não podem naturalmente estimar a delonga dos que se entregam a longas estações nas ilhas de recreio. Os que se enchem de temores, ante as surpresas do tempo, e estacionam dias inteiros à espera de ventos favoráveis, não permanecem no mesmo plano daqueles que seguem sempre, desassombrados, confiantes em Deus e em si mesmos, a cavaleiro das próprias tempestades, cientes de que o Pai não lhes emprestou, em vão, a bússola e o leme. Continuemos, assim, tomados de esperança e serenidade. A viagem é longa e precisamos recolher material de auxílio a todos os que se demoram a distância, receosos ou distraídos.
8 Por falar em viagens, cumprimento à Wanda e espero que a sua mocidade aproveite muito no terreno das excursões valiosas. Conhecer é enriquecer-se. A memória é maravilhoso departamento da alma e aqueles que não se comunicam com o ambiente exterior fornecem a impressão de uma casa fechada. Viajar, por isso mesmo, mormente para quem observa a grandeza da obra divina, em todos os lugares, constitui elevado processo educativo. Formulo votos, minha filha, para que você recolha o maior número de bênçãos e estou satisfeito com as suas realizações. 9 Em nos referindo aos aviões, é forçoso reconhecer que a condução através deles não deixa de ser algo parecido com as nossas incursões aqui pelas Esferas mais próximas. Estejam convencidos de que aqueles caminhos, de que aquelas amplitudes, aparentemente vazios, estão repletos de “gente” na maioria das regiões em que se subdividem. Há rotas de almas, como há estradas para as máquinas aéreas. Não sou, de modo algum, contra as excursões pelos ares, apenas creio que todas as viagens nesse sentido devem ser feitas por intermédio de companhias instituídas com seriedade para esse fim, de vez que os desportistas da aviação representam sempre perigosos aventureiros. 10 Estaremos, porém, juntos, e sempre que me for possível participarei da experiência com vocês na atmosfera plena. Considerando isso, quando se dispuserem a viajar, lembrem-me essa agradável obrigação com um “radiograma mental” (um ideograma), de três a cinco minutos. É uma lembrança útil, porque, às vezes, podemos ser úteis em algum pequeno serviço. Quanto ao mais, confiemos sempre no amor divino que nos confiou tão sublimes dádivas. Deus não nos concederia semelhante bênção para a morte e sim para glorificar a vida e exaltar a ciência dos homens continuamente sustentada e iluminada por Ele.
11 Aqui também temos, igualmente, maquinário para viagem à esfera onde vocês se encontram e a outros círculos de vida que nos são próprios, quando somos compelidos pelas circunstâncias a viajar em grupos de vibrações menos harmônicas. De modo geral, porém, utilizamo-nos de nossa própria força individual para esse fim, recorrendo a poderes pessoais que podemos e devemos cultivar pouco a pouco.
12 Desse modo, o avião não deixa de oferecer um curso preparatório, no qual lhes desejo paz e êxito, certos de que não voarão com condutores de “cabeça aérea”, embora seja aérea a viagem. Deus nos abençoe e ajude sempre.
13 Sobre a sua saúde, Maria, o nosso amigo espiritual aconselha a você o uso de Alvoricine por alguns dias, para uso apenas na boca, e recomenda a continuidade do Cantana por mais algum tempo. Lembra, também, que uns gargarejos com o chá das folhas de tomate lhe farão igualmente muito bem. Depois fará indicações novas.
14 Para Wanda, julgou ele aconselhar o Uroformina, porque os rins requeriam uma limpeza e um encorajamento. Felizmente, tudo segue em ritmo normal.
15 Por último, felicitamos o Rômulo pelos passes. Sua posição é outra depois de sua procura de recursos na fonte de si mesmo. Cada vez que você busca o benefício, tentando encontrá-lo nas próprias correntes de suas energias, o seu pensamento se eleva muito alto, colocando-se em comunicação com o divino suprimento. Para a distribuição de águas no mundo, há, muitas vezes, necessidade de aquedutos. A corrente mental alçada além, em demanda de mananciais superiores, simboliza “aqueduto sublime” através do qual é possível receber recursos para todas as justas necessidades, sempre que merecermos intensificar as bênçãos do Alto, em torno de nós. Que o Pai eterno abençoe a vocês, conservando-os em paz.
16 Sobre os amigos que os procuraram, na tarde do sábado passado, não convém consultar sobre o que desejam. O irmão que estimariam ouvir não se encontra em condições favoráveis. Trabalhará ainda uns tempos para poder vir com proveito.
17 Boa noite para vocês todos. Desejando-lhes continuidade de saúde e tranquilidade, deixa-lhes afetuosos abraços o papai muito amigo de sempre,
A. Joviano