1 Séculos transcorreram sobre séculos e os ensinamentos do Cristo, n na Terra, foram alterados, omitidos, deformados, ironizados ou esquecidos.
2 Entre os homens, porém, as guerras continuaram regulares e sanguinolentas multiplicando ódios e promovendo matanças.
3 Se muitos povos que se confessam cristãos continuaram mantendo o clima de separatividade e discórdia, legiões numerosas de Espíritos dedicados ao Princípio da Paz prosseguiam mantendo a simplicidade dos ensinos do Divino Mestre que chegaram aos nossos dias.
4 Perseguições e medidas tirânicas foram assacadas contra eles, os aprendizes fiéis do Senhor, entretanto, não se renderam ao despotismo e a maior parte das mensagens de Jesus, tão vivas e atualizadas qual se houvessem sido laqueadas hoje, sustentam as colunas da verdade, ensinando às comunidades humanas o caminho da felicidade e da paz.
Este livro é constituído por diversas páginas de amor e esperança desta hora do mundo, em que as nações se esforçam por se libertarem dos “regimes de terror”, a fim de preservarem a paz na evolução do Planeta.
5 É por isso, leitor amigo, que lhe ofertamos o presente volume, em cujos textos, os princípios espíritas-cristãos expostos com a espontaneidade e a significação com que o Cristo nos legou, nos levam a reconhecer no Espiritismo, o Cristianismo Redivivo, efetivamente a Doutrina de Luz.
Emmanuel
Uberaba, 26 de setembro de 1989.
[1] No original: “de Cristo” — Vide explicação de Allan Kardec sobre a anteposição do artigo à palavra Cristo.