1 Na agonia da luz o astro-rei purpurina… n
Leves tarjas de noite a manchar o horizonte…
Uma estrela a piscar remove a névoa fina
E espelha-se, feliz, no regato defronte…
2 Soluça um pombo além e se alteia e se inclina
E voa sem que o Sol novo rumo lhe aponte… n
Humilde rola chora a gemer na campina,
Alheia ao prado em flor e à carícia da fonte…
3 Chega a sombra afinal… Aparece a tristeza
No arrulho que ficou por gemidos em bando,
Quais cordas a estalar numa lira retesa…
4 Assim, num dia assim, a morrer sem alarde, n
Chorando eu disse adeus e ele partiu chorando, n
A renascer na Terra onde estarei mais tarde… n
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[1]FRANCISCA JÚLIA da Silva — Conquanto apresente a poesia de F. Júlia alguns defeitos formais, é considerada a maior poetisa parnasiana, “maravilhoso poeta, um dos mais originais do Brasil”, no dizer de Vicente de Carvalho (citado no Pan. III, pág. 248). Versejou em importantes periódicos de S. Paulo, e na A Semana, do Rio. João Ribeiro, Olavo Bilac, Agrippino Grieco e até mesmo Machado de Assis teceram largos elogios aos versos de Francisca Júlia, versos que plasmaram o ideal extremo da beleza, segundo as palavras de Manuel Bandeira (apud Dic. Aut. Paulistas, pág. 580). Em torno de sua desencarnação, diz Péricles Eugênio da Silva Ramos: “O que de positivo pude apurar, ouvindo testemunhas até oculares, foi que no dia da morte de Edmundo (Filadelfo Edmundo Munster) a poetisa se retirou para repousar. E não mais acordou, apesar dos esforços médicos para reanimá-la, vindo a falecer na manhã do dia do enterro do marido.” (Poesias, pág. 21.) (Xiririca, atual Eidorado, Est. de S. Paulo, 31 de Agosto de 1874 (1871 ?) — S. Paulo, 1º de Novembro de 1920.)
BIBLIOGRAFIA: Mármores; Esfinges; etc.
[2] Verso 1 - purpurina. Francisco Fernandes regista em seu Dicionário de Verbos e Regimes apenas os verbos purpurear, purpurar, purpurejar e purpurizar. Belíssimo, no entanto, este purpurinar.
[3] Verso 6 - Polissíndeto: “E se alteia e se inclina/ E voa…”
[4] Verso 12 - Mesarquia: “Assim, num dia assim…” — Cf. nota 7, pág. 42.
[5] Verso 13 - Epanalepse: “Chorando eu disse adeus e ele partiu chorando”.
[6] Verso 14 - Neste soneto, que plasma a beleza que soube gravar em “Crepúsculo”, “Natureza” e em tantos outros sonetos famosos, fala-nos a poetisa sobre a reencarnação — parece-nos que do seu marido — e de sua volta à Terra, mais tarde, para o ressarcimento das dívidas com a Lei de Causa e Efeito.
A fim de que possamos observar o estilo da artista da Mármores, vamos transcrever-lhe apenas o primeiro quarteto de “Ângelus”, soneto dedicado a Filinto D’Almeida:
“Desmaia a tarde. Além, pouco a pouco, no poente,
O sol, rei fatigado, em seu leito adormece:
Uma ave canta, ao longe; o ar pesado estremece
Do Ângelus ao soluço agoniado e plangente.”
(F. Júlia, Poesias, pág. 123.)