O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice |  Princípio  | Continuar

Antologia dos Imortais — Autores diversos — 1ª Parte — Francisco C. Xavier


10

Castro Menezes n

DESENCARNAÇÃO

1 Dorme a ninfa obscura em desvão da floresta… n
Tênue réstia solar dissolve a névoa fina.
Agita-se o casulo. A múmia pequenina
É féretro mirim que, súbito, se enfresta.


2 A borboleta em luz, como alguém que protesta
Contra o sono letal sob a folha mofina,
Desdobra as asas de ouro e, leve bailarina,
Sobe às grimpas do azul em delírio de festa…


3 A morte é assim também… No corpo inerte, langue, n
Silêncio e rigidez trabalham de partilha, n
Tentando nova forma a que a vida se engrade!…


4 Mas do estojo larval, sem o lume do sangue,
A alma ressurge e voa, ascende, canta e brilha, n
Ave do Grande Além, galgando a imensidade…



[1] Álvaro Sá de CASTRO MENEZES, que foi “conteur” e cronista, além de poeta precoce e advogado pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro, esteve algum tempo no Pará, onde foi professor e jornalista, tendo também exercido a magistratura em seu Estado natal. Um dos fundadores da revista Rosa-Cruz, um dos mais importantes órgãos do movimento simbolista carioca. Redator, no Rio de Janeiro, de A Tribuna, de O Imparcial e do Jornal do Commercio. Pertenceu à Academia Fluminense de Letras. (Niterói, Estado do Rio, 3 de Junho de 1883 — Rio de Janeiro, Gb, 7 de Março de 1920.)
BIBLIOGRAFIA: Mitos; Poesias; Estrada de Damasco; etc.


[2] Verso 1 - Leia-se “o-bs-cu-ra” como tetrassílabo, em atenção ao suarabácti de que se serviu o poeta. “SUARABÁCTI — Expressão adaptada da gramática hindu, para designar a vogal de apoio desenvolvida por ANAPTIXE e que os poetas utilizam às vezes para, expressamente ou não, aumentar o número silábico de um VERSO, como sucede com o trissílabo “absinto” que Gonçalves Dias transforma em tetrassílabo, completando o METRO, nesta passagem de “Recordação” nos Primeiros Cantos:


   Mais uma gota d’amargor, que importa?
Que importa o fel na taça do a/b/sin/to
ou uma dor de mais onde outras minam?”
    (Geir Campos, Op. cit.)


[3] Verso 9 - Aposiopese. Cf. nota 1, pág. 44.


[4] Verso 10 - Refere-se o poeta à histólise que se processa, evidentemente, após a desencarnação.


[5] Verso 13 - Observe-se o clímax que vem dizer da conclusão da histogênese espiritual.


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir