Ageu. [festivo, talvez como nascido num dia festivo].
Um profeta, contemporâneo de Zacarias (Ag 1.1; Zc 1.1). Profetizou depois do retorno de Babilônia. O trabalho de reconstrução do templo tinha cessado havia 15 anos e Ageu foi em grande parte o responsável por despertar o povo a prosseguir com o edifício (Ed 5.1; 6.14).
O livro de Ageu é o décimo dos profetas menores. Consiste em quatro profecias entregues dentro do espaço de quatro meses no segundo ano de Dario Histaspes. 520 A. C..
1. No primeiro dia do 6º mês o profeta censura aqueles que deixaram o templo em ruínas, e construíram casas para si, e assinala como as bênçãos de Deus estavam ausentes em seus trabalhos rotineiros. Por causa desta exortação, o trabalho no templo foi retomado no vigésimo quarto dia do mesmo mês (i.).
2. No 7º mês, 21º dia, encoraja aqueles que lamentam sobre o caráter humilde do novo edifício em comparação ao esplendor do antigo edifício. Ele prediz que a glória posterior da casa será maior que a antiga glória, pois Deus sacudirá as nações, e as coisas desejáveis de todas nações, sua prata e ouro, devem vir e encher a casa com glória, e Deus dará paz àquele lugar (2.1-9; Hb 12.26-28).
3. No 9º mês, 24º dia, é adicionado um seguimento à primeira profecia. Como o toque do sujo polui o limpo, então sua antiga negligência a Deus poluiu seu trabalho atual e Deus não dará sua bênção. Mas seu zelo reavivado para com Deus será acompanhado por estações frutíferas do Senhor (2.10-19).
4. No mesmo dia ele adiciona um seguimento à segunda profecia. Quando o Senhor sacudir as nações, ele estabelecerá Zorobabel, que representa a linha real de David (2.20.23). — (Dicionário da Bíblia de John D. Davis) ©