Culminância
Conduta Espírita: A importância dos princípios espíritas para a formação do médium.
Objetivo específico: Reconhecer a importância dos princípios espíritas para a formação do médium.
Este roteiro representa a culminância da Revisão de Pontos Principais da Doutrina Espírita, do Programa I deste Curso. Por isso mesmo, deve ser aplicado após a conclusão dos estudos teóricos, dos exercícios sobre prece e da realização das atividades complementares.
Sugestões ao instrutor para aplicação do roteiro de conduta espírita
a) Iniciar a aula fazendo uma síntese dos principais pontos da Doutrina Espírita estudados. Utilizar recursos audiovisuais para dinamizar a apresentação.
b) Pedir aos participantes que leiam os textos constantes do anexo e realizem os exercícios propostos. O trabalho pode ser conduzido em grupo ou individualmente.
c) Fazer a correção dos exercícios, esclarecendo possíveis dúvidas.
|
ANEXO
Estudo e Prática da Mediunidade
Programa I — Módulo Introdutório
Culminância do Módulo: Conduta Espírita
Textos para estudo individual ou em grupo
Roteiro: A importância dos princípios espíritas para a formação do médium
TEXTO Nº 1
INSTRUÇÃO
Exercício
1. Dê o sentido das palavras amor e sabedoria, constantes do texto.
2. A prática mediúnica pode ser considerada um serviço aos semelhantes? Explique.
|
TEXTO Nº 2
Ora, a missão da Doutrina dos Espíritos é precisamente essa: esclarecer, iluminar a mente do homem, de modo que ele descortine, com clareza, o roteiro que o conduzirá à realização do destino maravilhoso que lhe está reservado. (1)
A finalidade da Doutrina Espírita é despertar na Humanidade as forças do bem, completar a obra de Jesus, regenerando os homens, ligando o mundo visível ao invisível, preparar a Terra para o advento da verdadeira era de fraternidade. (2) Faz-se necessário portanto, compreender que o verdadeiro espírita, assim definido, é aquele que vivencia o Evangelho, ou que se esforça para tal.
Exercício
Com base no texto lido, cite três problemas que poderão ocorrer ao médium espírita que não estuda a Doutrina, nem se esforça por combater suas imperfeições morais.
|
TEXTO Nº 3
CÉU COM CÉU
Exercício
Identificar, no texto, caracteres da perfeição moral.
|
Referências:
1. VINÍCIUS, Pedro de Camargo. O Mestre na Educação. 7. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Capítulo 17 (A necessidade do momento), p. 80.
2. VALENTE, Aurélio A. Sessões Práticas e Doutrinárias do Espiritismo. 8. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2002. Capítulo IV (Sessões práticas e Doutrinárias do Espiritismo), p. 68.