11 E sairá uma vara do tronco de Jessé, e uma flor brotará da sua raiz.
2 E descansará sobre ele o espírito do Senhor; espírito de sabedoria e de entendimento, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de ciência e de piedade,
3 E enchê-la-á o espírito do temor do Senhor. Não julgará segundo a vista dos olhos, nem arguirá pelo fundamento d’um ouvi dizer;
4 Mas julgará os pobres com justiça; e arguirá com equidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara da sua boca, e matará o ímpio com o assopro dos seus lábios.
5 E a justiça será o cinto dos seus lombos; e a fé o talabarte dos seus rins.
6 O lobo habitará com o cordeiro; e o leopardo se deitará ao pé do cabrito; o novilho, e o leão, e a ovelha viverão juntos, e um menino pequenino os conduzirá.
7 O novilho e o urso irão comer às mesmas pastagens; as suas crias descansarão umas com as outras, e o leão comerá palha como o boi.
8 E divertir-se-á a criança de peito sobre a toca do áspide; e na caverna do basilisco n meterá a sua mão a que estiver já desmamada.
9 Eles não farão dano algum, nem matarão em todo o meu santo monte; porque a terra está cheia da ciência do Senhor, assim como as águas do mar que a cobrem.
10 Naquele dia à raiz de Jessé, que está posta por estandarte dos povos, virão a ela mesma fazer-lhe suas rogativas as nações, e será glorioso o seu sepulcro.
11 Também acontecerá isto naquele dia: Estenderá segunda vez o Senhor a sua mão para possuir os restos do seu povo, que tiverem escapado ao furor dos assírios e do Egito, e de Fetrós, e da Etiópia, e de Elão, e de Senaar, e de Emath, e das ilhas do mar.
12 E levantará o seu estandarte às nações, e ajuntará os fugitivos de Israel, e reunirá os dispersos de Judá feitos vir das quatro plagas da terra.
13 E desterrar-se-á a emulação de Efraim, e perecerão os inimigos de Judá; Efraim não invejará a Judá, e Judá não pelejará contra Efraim.
14 E voarão por mar a pôr-se em cima dos ombros dos Filisteus, eles juntos saquearão aos filhos do Oriente; a Idumeia e Moab será a primeira conquista de suas mãos, e os filhos de Ammon lhes serão obedientes.
15 E desolará o Senhor a língua do mar do Egito, e levantará a sua mão sobre o rio com a fortaleza do seu espírito; e feri-lo-á dividindo-o em sete canais, de sorte que por ele passem calçados.
16 E haverá caminho para o resto do meu povo, que escapar dos assírios; assim como o houve para Israel naquele dia, em que saiu da terra do Egito.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition. | La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899 | Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.