30 Quando pois vierem sobre ti todas estas coisas, a bênção, ou a maldição, que eu pus diante de ti; e tu tocado de arrependimento no fundo do teu coração entre todas as nações, para onde o Senhor teu Deus te tiver espalhado,
2 E tornares para ele com teus filhos, e obedeceres aos seus mandamentos de todo o teu coração, e de toda a tua alma, como eu te ordeno hoje;
3 O Senhor teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e te congregará de novo, tirando-te do meio de todos os povos, para onde antes te havia derramado.
4 Ainda quando tenhas sido lançado para os pólos do céu, daí te tirará o Senhor teu Deus,
5 E te tomará, e te introduzirá na terra, que teus pais possuíram, e tu a alcançarás; e abençoando-te, fará que sejas em maior número do que o foram teus pais.
6 O Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de teus filhos; para que ames o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, para que possas viver.
7 E ele converterá todas estas maldições contra teus inimigos, e contra os que te aborrecem, e te perseguem.
8 Tu porém voltarás, e ouvirás a voz do Senhor teu Deus; e observarás todos os mandamentos, que eu te prescrevo hoje;
9 E o Senhor teu Deus te encherá de bens em todas as obras das tuas mãos; no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus gados, na fecundidade da tua terra, e numa abundância de todas as coisas. Porque o Senhor, tornará a comprazer-se em ti, cumulando-te de todos os bens, como ele se comprazeu em teus pais;
10 Contanto todavia que tu ouças a voz do Senhor teu Deus, e observes os seus preceitos e cerimônias, que estão escritas nesta lei, e te voltes para o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma.
11 Este mandamento, que eu hoje te intimo, não está sobre ti, nem está longe de ti,
12 Nem está no céu, de sorte que possas dizer: Qual de nós pode subir ao céu, para que no-lo traga, e o ouçamos, e o ponhamos por obra?
13 Também não está da banda de além do mar; para que te desculpes, e digas: Qual de nós poderá passar o mar, e trazer-no-lo; para que possamos ouvir, e cumprir o que se nos manda?
14 Mas esta palavra está muito perto de ti, na tua boca está, e no teu coração, para a cumprires.
15 Considera que eu te pus hoje diante dos olhos a vida e o bem; e ao contrário, a morte e o mal,
16 Para que tu ames o Senhor teu Deus, e andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos e cerimônias e ordenações; e para que vivas, e ele te multiplique, e te abençoe na terra, que estás para entrar a possuir.
17 Se porém o teu coração se arredar dele, e o não quiseres ouvir, e se deixando-te levar do erro adorares deuses estranhos, e os servires,
18 Eu te profetizo neste dia que perecerás, e que não morarás longo tempo na terra, em que, passado o Jordão, entrarás de posse.
19 Eu chamo hoje por testemunhas o céu, e a terra, de como vos propus a vida, e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe pois a vida, para que vivas tu, e a tua posteridade;
20 E ames o Senhor teu Deus, e obedeças à sua voz, e te unas a ele (como quem é a tua vida, e quem prolonga os teus dias), a fim de que habites na terras, que o Senhor jurou a teus pais Abraão, Isaac e Jacob, que lhes havia de dar.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition. | La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899 | Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.