12 No ano sétimo de Jehu reinou Joás; e reinou quarenta anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Sebia de Bersabée.
2 E procedeu Joás justamente diante do Senhor todo o tempo, que foi dirigido pelo pontífice Joiada.
3 Todavia não tirou os altos; porque ainda o povo sacrificava, e oferecia incenso nos altos.
4 E disse Joás aos sacerdotes: Todo o dinheiro consagrado, que for oferecido no templo do Senhor pelos que passam, que se oferece por preço da sua alma, e que espontaneamente e ao arbítrio de seu coração trazem ao templo do Senhor;
5 Os sacerdotes o recebam segundo a sua ordem, e façam os reparos na casa do Senhor, se virem que alguma coisa necessita de conserto.
6 Mas até o ano vigésimo terceiro do rei Joás, os sacerdotes não fizeram reparos alguns no templo.
7 E o rei chamou o pontífice Joiada e os sacerdotes, e lhes disse: Por que não fazeis vós os reparos do templo? Não recebais logo mais dinheiro segundo a ordem do vosso ministério, mas restituí-o para os reparos do templo.
8 E os sacerdotes foram proibidos de receberem mais dinheiro do povo e de fazerem os reparos da casa.
9 E pegou o pontífice Joiada num cofre, e fez-lhe abrir um buraco por cima, e o pôs ao pé do altar à mão direita dos que entravam na casa do Senhor, e os sacerdotes, que guardavam as portas, deitavam nele todo o dinheiro que se se trazia ao templo do Senhor;
10 E quando viam que havia muito dinheiro no cofre, vinha o escrivão do rei, e o pontífice, e despejavam e contavam o dinheiro, que se achava na casa do Senhor.
11 E o depositavam por conta e por peso nas mãos dos que presidiam aos que trabalhavam na fábrica do Senhor; os quais o dependiam com os carpinteiros e com os pedreiros, que trabalhavam na casa do Senhor,
12 E faziam os consertos; e com os que cortavam as pedras e para se comprarem as madeiras, e as pedras que se lavravam, de maneira que se completasse o conserto da casa do Senhor, de tudo o que necessitava de despesa para se reparar a casa.
13 Não se faziam contudo deste dinheiro que se trazia ao templo do Senhor, nem as talhas do templo do Senhor, nem os garfos, nem os turíbulos, nem as trombetas, nem vaso algum de ouro ou prata;
14 Porque se dava aos que trabalhavam para se reparar o templo do Senhor;
15 E não se tomava conta aos homens que recebiam o dinheiro para se distribuir pelos trabalhadores, mas eles o empregavam com fidelidade.
16 Não metiam porém no templo do Senhor o dinheiro por delito, e o dinheiro pelos pecados, porque era dos sacerdotes.
17 Então veio Hazael, rei da Síria, e sitiou a Geth, e a tomou, e fez rosto a marchar contra Jerusalém.
18 Por este motivo Joas, rei de Judá, tomou todas as oferendas santificadas, que tinham consagrado Josafat, e Jorão, e Ocozias, reis de Judá, seus pais, e as que ele mesmo tinha oferecido; e todo o dinheiro, que se pode achar nos tesouros do templo do Senhor, e no palácio do rei, o mandou a Hazael, rei da Síria, o qual desistiu de vir a Jerusalém.
19 E o resto das ações de Joás e tudo o que ele fez está escrito no livro dos anais do reis de Judá.
20 Porém os servos de Joás se levantaram, e fizeram uma conspiração entre si, e mataram a Joás na casa de Mello na descida de Sella.
21 Porque Josacar filho de Semaath, e Jozabad, filho de Somer, seus servos, o mataram, e morreu; e o sepultaram com seus pais na cidade de David, e em seu lugar reinou Amasias, seu filho.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition. | La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899 | Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.