10 Mas os Filisteus pelejavam contra Israel; e os Israelitas fugiram dos Palestinos, e um grande número deles caíram mortos no monte de Gelboé.
2 E apropinquando-se os Filisteus indo no alcance de Saul, e seus filhos, mataram Jônathas, e Abinadab, e Melquisua filhos de Saul.
3 E o combate se fez mais rijo contra Saul, e os flecheiros o reconheceram, e o traspassaram com as setas.
4 E disse Saul ao seu escudeiro: Desembainha a tua espada, e mata-me; não suceda virem estes incircuncidados, e zombem de mim. Mas o escudeiro possuído de temor não quis tal fazer. Saul pois pegou na sua espada, e se lançou sobre ela.
5 O que tendo visto o seu escudeiro, que Saul certamente estava morto, ele mesmo se lançou também sobre a sua própria espada, e morreu.
6 Morreu pois Saul, e três filhos seus, e toda a sua casa pereceu juntamente.
7 E tendo visto este sucesso os Israelitas que habitavam nos campos, fugiram; e, mortos Saul e seus filhos, desampararam as suas cidades, e se espalharam cada um para seu cabo; e vieram os Filisteus, e se estabeleceram nelas.
8 Ao outro dia pois tirando os Filisteus os despojos dos mortos, acharam a Saul, e a seus filhos estendidos no monte de Gelboé.
9 E tendo-o também despojado a ele, e tendo-lhe cortado a cabeça, e depois de lhe despirem as armas, o mandaram para a sua terra, para ser visto por todas as partes, e para que fosse exposto nos templos dos seus ídolos, e aos olhos dos povos;
10 E consagraram as suas armas no templo do seu deus, e pregaram a cabeça no templo de Dagon.
11 Como os habitantes de Jabes de Galaad, ouvissem isto, a saber, tudo o que os Filisteus haviam feito a Saul,
12 Juntaram-se os mais fortes deles, partiram, e tiraram os cadáveres de Saul e dos seus filhos; e os trouxeram a Jabes, e enterraram os seus ossos debaixo do carvalho, que havia em Jabes, e jejuaram sete dias.
13 Morreu pois Saul por causa das suas iniquidades, porque tinha prevaricado o mandamento que o Senhor lhe tinha posto, e o não tinha observado; mas até também consultara uma pitonisa,
14 E não pusera a sua esperança no Senhor; pelo que o matou, e transferiu o seu reino para David filho de Isai.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition. | La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899 | Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.