O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Êxodo

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 7

(Versículos e sumário)

  7 Esta é também a lei da hóstia pelo delito; ela é uma coisa santíssima.

  2 Portanto onde se imolar o holocausto, se imolará também a vítima pelo delito; o seu sangue se derramará ao redor do altar.

  3 Oferecerão dela a cauda e a gordura, que cobre as partes vitais;

  4 Os dois rins, a gordura, que está junto às entranhas, e o redenho do fígado com os rins.

  5 E o sacerdote os queimará sobre o altar; é holocausto do Senhor pelo delito.

  6 Todo o varão da estirpe sacerdotal comerá destas carnes no lugar santo, porque é uma coisa santíssima.

  7 Bem como se oferece a hóstia pelo pecado, assim se oferece pelo delito. Uma mesma lei regulará as duas hóstias; pertencerá ao sacerdote, que a oferecer.

  8 O sacerdote, que oferece a vítima do holocausto, terá a sua pele.

  9 E todo o sacrifício de flor de farinha, que se coze no forno, e tudo o que se prepara sobre a grelha, ou em sertã,  n será daquele sacerdote, que a oferece.

  10 Ou ela seja amassada em azeite, ou seja enxuta, repartir-se-á por todos os filhos de Arão, em igual porção a cada um.

  11 Esta é a lei da hóstia dos pacíficos; que se oferece ao Senhor.

  12 Se a oferta for por ação de graças, oferecer-se-ão pães sem fermento amassados em azeite, e tortas asmas untadas de azeite, e flor de farinha cozida, e filhozes  n amassados com mistura de azeite.

  13 E também pães fermentados, com a hóstia de ação de graças, a qual se imola por sacrifício pacifico;

  14 Dos quais se oferecerá um ao Senhor por primícias, e este pertencerá ao sacerdote, que derramar o sangue da hóstia,

  15 Cujas carnes se comerão no mesmo dia, sem que fique nada delas para o dia seguinte.

  16 Se alguém oferecer uma hóstia por voto, ou espontaneamente, também esta será comida no mesmo dia; mas porém se ficar algum resto para o outro dia, será lícito come-lo;

  17 Mas tudo o que se achar de resto ao terceiro dia, será consumido no fogo.

  18 Se algum comer das carnes da hóstia dos pacíficos ao terceiro dia, ficará sendo inútil a oferta, nem aproveitará ao oferente; antes pelo contrário, todo o que se contaminar com semelhante comida, será réu de prevaricação.

  19 A carne, que tiver tocado alguma coisa imunda, não se comerá, mas será consumida no fogo. Aquele que estiver limpo, poderá comer dela.

  20 A pessoa que estando imunda, comer da carne das hóstias pacíficas, que foram oferecidas ao Senhor, perecerá do meio dos seus povos.

  21 E o que tendo tocado qualquer coisa imunda, ou seja de homem, ou seja de animal, ou geralmente de toda outra coisa, que possa sujar; não deixa de comer semelhantes carnes, perecerá do meio dos seus povos.

  22 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:

  23 Dize aos filhos de Israel: Não comereis gordura de ovelha, nem de boi, nem de cabra.

  24 Podereis contudo servir-vos para diversos usos da gordura do animal, que morresse por si mesmo, e do que fosse arrebatado por fera.

  25 Se alguém comer da gordura, que se deve queimar em oblação do Senhor, será exterminado do meio do seu povo.

  26 Não tomareis para sustento vosso o sangue de animal algum, tanto de aves, como de gados.

  27 Toda a pessoa, que comer do sangue, perecerá do meio dos seus povos.

  28 Falou ainda o Senhor a Moisés, dizendo:

  29 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aquele, que oferece ao Senhor uma hóstia pacífica, ofereça-lhe ao mesmo tempo também o sacrifício, isto é, as suas libações.

  30 Terá nas mãos a gordura e o peito da hóstia; e depois que tiver consagrado uma e outra coisa ao Senhor, entregá-las-á ao sacerdote,

  31 O qual queimará o gordura sobre o altar; mas o peito será para Arão, e seus filhos.

  32 A espádua direita das hóstias pacíficas pertencerá também como primícias ao sacerdote.

  33 Aquele dos filhos de Arão, que oferecer o sangue e a gordura, terá também como porção sua a espádua direita.

  34 Porque o peito da elevação, e a espádua da separação, o tomei eu dos filhos de Israel das suas hóstias pacíficas, e o dei ao sacerdote Arão, e a seus filhos, por um foro perpétuo, de todo o povo de Israel.

  35 Esta é a unção de Arão, e de seus filhos nas cerimônias do Senhor, no dia em que Moisés lhos apresentou, para exercerem as funções do sacerdócio,

  36 E o que o Senhor mandou que lhes dessem os filhos de Israel por uma religiosa observância perpétua nas suas gerações.

  37 Esta é a lei do holocausto, e do sacrifício pelo pecado, e pelo delito, e pela consagração, e pelas vítimas dos pacíficos;

  38 A qual o Senhor deu a Moisés no monte Sinai, quando ordenou aos filhos de Israel, que fizessem as suas oblações ao Senhor no deserto de Sinai.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias


Abrir