29 Farás também o que se segue para mos consagrares sacerdotes. Toma da manada um novilho e dois carneiros sem mancha;
2 E uns pães asmos, e uma torta sem fermento, que fosse amassada com azeite; e também suas filhozes n asmas, untadas com azeite; todas estas coisas farás de flor de farinha de trigo.
3 E postas num canistrel n as oferecerás; e mais o novilho, e os dois carneiros.
4 Ao mesmo tempo farás chegar a Arão, e seus filhos à entrada do tabernáculo do testemunho. E depois que tiveres lavado com água o pai e os filhos,
5 Vestirás Arão das suas vestiduras, isto é, da camisa estreita, da túnica, do éfode n e do racional, n que apertarás com o n cíngulo.
6 E por-lhe-ás a tiara na cabeça, e sobre a tiara a lâmina santa;
7 E derramarás sobre a sua cabeça o óleo da sagrado; e com este rito será consagrado.
8 Farás também chegar seus filhos ; vestir-lhes-ás as suas túnicas de linho, e cingi-los-ás com o cíngulo,
9 A saber, a Arão e seus filhos, e lhes porás as mitras, e serão sacerdotes para meu culto perpétuo. Depois que lhes tiveres sagrado as mãos,
10 Trarás também o novilho à entrada do tabernáculo do testemunho; e Arão e seus filhos porão as suas mãos sobre a cabeça dele,
11 E tu o degolarás na presença do Senhor, à entrada do tabernáculo do testemunho.
12 Tomarás do sangue do novilho, e com o teu dedo o porás sobre os cornos do altar, e o resto do sangue derramá-lo-ás ao pé dele.
13 Tomarás também toda a gordura, que cobre as entranhas; o redenho do fígado, e os dois rins, e a gordura, que está por cima deles; e oferecerás tudo queimando-o sobre o altar.
14 Mas as carnes do novilho, o seu couro, e as suas fezes queimá-la-ás fora do arraial, por ser esta uma hóstia pelo pecado.
15 Tomarás também um carneiro, e Arão, e seus filhos lhe porão as mãos sobre a cabeça;
16 E depois de o teres degolado, tomarás do seu sangue, e derramá-lo-ás em torno do altar.
17 Depois farás o mesmo carneiro em pedaços; e lavados os intestinos, e os pés, po-los-ás sobre as carnes despedaçadas, e sobre a sua cabeça,
18 E oferecerás todo o carneiro, queimando-o sobre o altar; é esta uma oblação ao Senhor, um cheiro suavíssimo da vítima do Senhor.
19 Tomarás também outro carneiro, sobre cuja cabeça porão as mãos Arão e seus filhos.
20 E depois de o teres degolado; tomarás do seu sangue, e po-lo-ás na extremidade da orelha direita de Arão e de seus filhos, e sobre os dedos polegares das suas mãos e dos seus pés direitos; e o resto do sangue derramá-lo-ás ao redor do altar.
21 E tendo tomado do sangue que está sobre o altar, e do óleo da unção; borrifarás a Arão e seus vestidos, a seus filhos e a seus vestidos. E sagrados eles e seus vestidos,
22 Tomarás a gordura do carneiro, a sua cauda, a gordura, que cobre as entranhas, o redenho do fígado, os dois rins e a gordura, que está por cima deles, e a espádua direita; porque este é o carneiro da sagração.
23 Tomarás outrossim uma fogaça n de pão, uma torta amassada em azeite e uma filhó n do canistrel n dos asmos, que está exposto diante do Senhor;
24 E porás todas estas coisas sobre as mãos de Arão e de seus filhos ; e santificá-los-ás, elevando-as diante do Senhor.
25 Depois torná-las-ás a tomar das suas mãos, e queimá-las-ás sobre o altar em holocausto, cheiro suavíssimo diante do Senhor, porque é a sua oblação.
26 Tomarás também o peito do carneiro, que tiver servido para a sagração de Arão, e santificá-lo-ás, elevado diante do Senhor, e esta será a tua porção.
27 Santificarás também o peito, que foi sagrado, e a espádua que separaste do carneiro,
28 Com a qual Arão e seus filhos foram sagrados; e estas serão as porções que ficarão reservadas para Arão e seus filhos, das oblações dos filhos de Israel por um direito perpétuo, porque são as primícias e as primeiras coisas, que se separam das vítimas pacíficas, que eles oferecem ao Senhor.
29 As vestiduras santas porém, de que usar Arão, tê-las-ão seus filhos depois dele, para serem ungidos nelas, e serem sagradas as suas mãos.
30 Por sete dias usará delas aquele de seus filhos, que em seu lugar for constituído pontífice, e que entrar no tabernáculo do testemunho, para ministrar no santuário.
31 Tomarás outrossim o carneiro da sagração, e farás cozer as suas carnes no lugar santo,
32 Das quais comerão Arão e seus filhos. Comerão também à entrada do tabernáculo do testemunho os pães que estão no canistrel,
33 Para que este seja um sacrifício de expiação, e para que as mãos dos que lho oferecem fiquem santificadas. O estrangeiro não comerá deles, porque são santos.
34 Porém se sobrar das carnes consagradas, ou dos pães até pela manhã, queimarás no fogo as relíquias; não se comerão, porque estão santificadas.
35 Farás tudo isto que te mandei, tocante a Arão e a seus filhos. Sagrarás as suas mãos sete dias;
36 E oferecerás cada dia um novilho pela expiação do pecado. Depois que tiveres imolado a hóstia da expiação, purificarás o altar e o ungirás para santificá-lo.
37 Por sete dias purificarás e santificarás o altar, e ele será santo dos santos. Todo o que o tocar, será santificado.
38 Isto é o que tu deves fazer sobre o altar: Dois cordeiros de um ano todos os dias sucessivamente,
39 Um cordeiro de manhã, e outro de tarde,
40 Com um cordeiro uma décima parte de flor de farinha, amassada com azeite de azeitonas pisadas, que seja a quarta parte de um hin, e vinho na mesma quantidade para as libações.
41 Oferecerás de tarde o segundo cordeiro, com as mesmas cerimônias, que a oblação da manhã, e da maneira que deixamos dito, em cheiro de suavidade.
42 Este é o sacrifício, que com um culto continuado pelas vossas gerações se deve oferecer ao Senhor à entrada do tabernáculo do testemunho diante do Senhor, onde designarei o lugar para te falar.
43 E ali darei eu as minhas ordens aos filhos de Israel, e o altar será santificado com a minha glória.
44 Santificarei também o tabernáculo do testemunho com o altar, e Arão com seus filhos, para que eles exercitem as funções do meu sacerdócio.
45 E habitarei no meio dos filhos de Israel, e serei o seu Deus,
46 E saberão, que eu sou o Senhor Deus que os tirei da terra do Egito, para ficar entre eles, eu o Senhor seu Deus.
Filhó: Bolinho ou biscoito de farinha e de ovos, frito em azeite, e que se come polvilhado com açúcar e canela ou passado por calda de açúcar.
Canistrel: Canastra pequena. Canastra : Cesto de vime ou de taquara. No Brasil é o nome de um baú ou arca de couro.
Racional: Peitoral que compunha a vestimenta do pontífice judaico, e que está descrito em Ex 28.15 e 39.8
Fogaça: Lat. focácea, de fogo e suf. ácea. Pão doce, espécie de bolo.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.