O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Êxodo

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 6

(Versículos e sumário)

6 Falou o Senhor a Moisés, dizendo:

2 A pessoa que pecar, e, desprezado o Senhor, negar a seu próximo o depósito confiado à sua fé, ou lhe tirar por força alguma coisa, ou o defraudar com engano,

3 Ou que tendo achado alguma coisa perdida, e sobre negá-la acrescenta um juramento falso, ou que fizer alguma outra coisa das muitas, em que costumam pecar os homens,

4 Sendo convencida do delito, restituirá

5 Ao dono, a quem fez o dano por inteiro tudo o que quis usurpar por fraude, e de mais a mais a quinta parte.

6 Oferecerá porém do rebanho, pelo seu pecado, um carneiro sem defeito, e, conforme a estimativa e gravidade do delito, o dará ao sacerdote,

7 O qual rogará por ela diante do Senhor, e ser-lhe-á perdoada cada uma das coisas, que fez pecando.

8 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:

9 Ordena a Arão e a seus filhos: Esta é a lei do holocausto. O holocausto queimar-se-á no altar toda a noite até pela manhã. O fogo tomar-se-á do mesmo altar.

10 O sacerdote se vestirá de túnica, e da roupa interior de linho; e tomará as cinzas, que o fogo voraz fez, e pondo-as junto ao altar,

11 Se despojará dos seus primeiros vestidos; e vestido de outros as levará para fora do campo, e fará que num lugar bem limpo se consuma inteiramente tudo.

12 Sempre porém no altar estará ardendo fogo, que o sacerdote conservará, aplicando-lhe todos os dias pela manhã lenha; e posto em cima o holocausto, queimará sobre ele as gorduras dos pacíficos.

13 Este é o fogo perpétuo, que nunca faltará no altar.

14 Esta é a lei do sacrifício e das libações, que os filhos de Arão hão de oferecer na presença do Senhor, e diante do altar.

15 O sacerdote tomará um punhado da flor de farinha, borrifada com azeite, e todo o incenso, que se pôs em cima da farinha; e o queimará no altar em memória de cheiro suavíssimo para o Senhor;

16 E o restante porém da flor de farinha, comê-lo-á Arão com seus filhos sem fermento, e comê-lo-á no lugar santo do átrio do tabernáculo.

17 Por isso pois não lhe meterá fermento, porque uma parte dela se oferece em holocausto do Senhor. Esta oferta será uma coisa santíssima, como o que se oferece pelo pecado e pelo delito.

18 Só os varões da estirpe de Arão comerão dela. Esta será uma lei eterna, nas vossas gerações no tocante aos sacrifícios do Senhor. Todo o que tocar estas coisas será santificado.

19 Falou ainda o Senhor a Moisés, dizendo:

20 Esta é a oferta de Arão e de seus filhos, a qual devem oferecer ao Senhor no dia da sua unção. Oferecerão por sacrifício perpétuo a décima parte d’um efa de flor de farinha, metade pela manhã e metade à tarde;

21 A qual borrifada com azeite, será frita numa sertã.  n E oferecê-la-á quente, em cheiro suavíssimo para o Senhor,

22 O sacerdote que suceder legitimamente a seu pai, e será queimada toda sobre o altar.

23 Porque todo o sacrifício dos sacerdotes deve ser consumido pelo fogo, e ninguém comerá dele.

24 Falou pois o Senhor a Moisés, dizendo:

25 Dize a Arão e a seus filhos: Esta é a lei da hóstia pelo pecado. Ela será imolada diante do Senhor no lugar, onde se oferece o holocausto. É esta uma coisa santíssima.

26 O sacerdote, que a oferece, comê-la-á no lugar santo, no átrio do tabernáculo.

27 Tudo o que tocar as suas carnes, será santificado. Se algum vestido foi salpicado do seu sangue, lavar-se-á no lugar santo.

28 E o vaso de barro, em que ela foi cozida, quebrar-se-á; mas se o vaso for de bronze, será esfregado e lavado em água.

29 Todo o varão da linhagem sacerdotal comerá das suas carnes, porque é uma coisa santíssima.

30 A hóstia porém que se mata pelo pecado, cujo sangue se mete dentro do tabernáculo do testemunho, para se fazer a expiação no santuário, não se comerá, mas será queimada no fogo.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias


Abrir