26 No princípio do reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, me foi dirigida pelo Senhor esta palavra, a qual dizia:
2 Isto diz o Senhor: Põe-te no átrio da casa do Senhor, e falarás a todas as cidades de Judá, de onde vem a gente a adorar na casa do Senhor, todas as palavras, que eu te tenho mandado que lhes fales a eles. Não omitas uma só palavra,
3 Para ver se acaso eles te ouvem e se convertem cada um do seu mau caminho; e a fim de que eu me arrependa do mal que faço tenção de lhes fazer por causa da malícia das suas paixões.
4 E lhes dirás: Isto diz o Senhor: Se me não ouvirdes para andardes na minha lei, que eu vos tenho dado,
5 Para ouvirdes as palavras dos profetas meus servos, que eu vos tenho enviado, cuidando com tempo nisso, e dirigindo a sua missão, e vós não os ouvistes;
6 Eu farei que esta casa seja como Silo, e farei que esta cidade seja objeto de maldição a todas as nações da terra.
7 E os sacerdotes, e os profetas, e todo o povo ouviram a Jeremias proferindo estas palavras na casa do Senhor.
8 E tendo Jeremias acabado de dizer tudo o que o Senhor lhe havia ordenado que dissesse a todo o povo, os sacerdotes, e os profetas, e todo o povo pegaram nele, dizendo: É necessário que morra.
9 Porque profetizou ele em nome do Senhor, dizendo: Esta casa será tratada como Silo; e esta cidade será destruída, sem que fique ninguém que a habite? E todo o povo se ajuntou contra Jeremias na casa do Senhor.
10 E ouviram os príncipes de Judá estas palavras; e subiram da casa do rei à casa do Senhor, e se assentaram à entrada da porta nova da casa do Senhor.
11 Então falaram os sacerdotes e os profetas aos príncipes, e a todo o povo, dizendo: Este homem é réu de morte; porque profetizou contra esta cidade, como vós o ouvistes com os vossos ouvidos.
12 E falou Jeremias a todos os príncipes, e a todo o povo, dizendo: O Senhor me enviou, para que profetizasse contra esta casa, e contra esta cidade todas as palavras, que me tendes ouvido.
13 Agora pois fazei bons os vossos caminhos, e os vossos afetos, e ouvi a voz do Senhor vosso Deus; e o Senhor se arrependerá do mal que resolveu fazer contra vós.
14 E quanto a mim, eis aqui estou nas vossas mãos. Fazei de mim o que tiverdes por bom e reto nos vossos olhos.
15 Porém sabei, e tende entendido, que se me matardes, fareis traição a um sangue inocente contra vós mesmos, e contra esta cidade, e seus moradores; porque na verdade o Senhor me enviou a vós para que falasse aos vossos ouvidos todas estas palavras.
16 Então disseram os príncipes, e todo o povo aos sacerdotes e aos profetas: Este homem não merece a morte; porque nos falou em nome do Senhor nosso Deus.
17 Ao mesmo tempo se levantaram alguns dos mais anciãos da terra; e disseram a todo o ajuntamento do povo as palavras seguintes;
18 Miqueias de Morasthi foi profeta nos dias de Ezequias, rei de Judá, e falou a todo o povo de Judá desta maneira: Isto diz o Senhor dos exércitos: Sião será lavrado como um campo; e Jerusalém será reduzida a um montão de pedras; e o monte da casa será um bosque mui alto.
19 Porventura condenou-o à morte Ezequias, rei de Judá, e todo o Judá? Porventura não temeram eles ao Senhor, e fizeram as suas deprecações na presença do Senhor; e o Senhor não se arrependeu do mal, que havia anunciado contra eles? Assim nós fazemos um grande mal contra as nossas almas.
20 Houve também um homem chamado Urias, filho de Semei de Cariathiarim, que profetizava em nome do Senhor; e que tinha predito contra esta cidade, e contra esta terra, todas as mesmas palavras que Jeremias.
21 E ouviu o rei Joaquim, e todos os magnatas, e príncipes dele estas palavras; e o rei o procurou matar. E ouviu Urias, e temeu, e fugiu, e se meteu no Egito.
22 E enviou o rei Joaquim certos homens ao Egito a Elnathan, filho de Accobor, e outros com ele ao Egito.
23 E tiraram a Urias do Egito; e o trouxeram ante o rei Joaquim, e o fez morrer à espada; e lançou o seu cadáver nas sepulturas do vulgo ignóbil.
24 A mão depois de Ahicam, filho de Saffan, foi com Jeremias, para que não fosse entregue nas mãos do povo, e o matassem.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.