O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Jeremias

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 1

(Versículos e sumário)

1 Palavras de Jeremias, filho de Helcias; um dos sacerdotes, que viviam em Anathoth, na terra de Benjamin.

2 E esta a palavra do Senhor que lhe foi revelada a ele nos dias de Josias, filho de Amon, rei de Judá, aos treze anos do seu reinado.

3 Também foi inspirada nos dias de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, continuando até o fim do ano undécimo de Sedecias, filho de Josias, rei de Judá, até o tempo da transmigração de Jerusalém, no quinto mês.

4 E me foi dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

5 Antes que eu te formasse no ventre de tua mãe, te conheci; e antes que tu saísses da clausura do ventre materno, te santifiquei, e te estabeleci profeta entre as gentes.

6 E eu lhe disse: Ah, ah, Senhor Deus! Tu bens vês que eu não sei falar, porque eu sou um menino.

7 E o Senhor me disse: Não digas: Sou um menino, porquanto a tudo que te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar, falarás.

8 Não temas diante deles; porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.

9 E estendeu o Senhor a sua mão, e me tocou na boca; e me disse a mim o Senhor: Eis-aí te pus na tua boca as minhas palavras.

10 Eis-aí te constituí eu hoje sobre as gentes, e sobre os reinos, para arrancares, e destruíres, e para arruinares, e dissipares, e para edificares, e plantares.

11 E me foi inspirada a palavra do Senhor, a qual dizia: Que vês tu, Jeremias? E lhe respondi: Eu vejo uma vara vigilante.

12 E o Senhor me disse: Viste bem, porque eu vigiarei sobre a minha palavra para a cumprir.

13 E segunda vez me foi dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia: Que vês tu? E lhe respondi: Eu vejo uma marmita incendiada, que vem ela do lado do Aquilão.

14 E o Senhor me disse: Do Aquilão se estenderá o mal sobre todos os habitadores da terra.

15 Porque eis aqui estou eu que convocarei todas as famílias dos reinos do Aquilão, diz o Senhor: e virão e porão cada um o seu trono à entrada das portas de Jerusalém e sobre todos os seus muros em roda, e sobre todas as cidades de Judá.

16 E eu pronunciarei com eles os meus juízos contra toda a malícia daqueles que me deixaram e que ofereceram libações aos deuses estranhos, e adoraram as obras de suas mãos.

17 Tu pois cinge os teus rins, e levanta-te, e dize-lhes tudo o que eu te mando. Não temas diante deles; porque eu farei que tu não temas a sua presença.

18 Porquanto eu te pus hoje como uma cidade fortificada, e como uma coluna de ferro, e como um muro de bronze, sobre toda a terra, a respeito dos reis de Judá, dos seus príncipes, e sacerdotes, e do seu povo.

19 E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir